Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Tenho oi fibra de 700MB, com modem Nokia G-0425G-C e dois DECO M4. Vou cabear a unidade secundária à unidade principal, e na unidade secundária colocarei um switch TP-LINK LS1005G. Do switch sairá um cabo para um PS4 e um PC.

Ao lado do modem, eu precisarei de um cabo para eventualmente ligar o PS4. Minha dúvida é:

Posso ligar o PS4 diretamente ao modem ou o recomendado é trazer um cabo do switch até o PS4?

Muito obrigado.

Postado

Ligue o PS4 direto ao modem. Quanto aos M4 deve parear os dois e depois ligar os dois direto ao modem ou mesmo no switch. Não um ao outro. Ao menos é como tenho o melhor resultado com os X50 que eu uso.

• Curtir 1
Postado

Olá Pedro.

Na parte inferior eu tenho o modem e a unidade principal. Da unidade principal, sairá um cabo CAT5e até a parte superior, onde está a unidade secundária. Na unidade secundária eu vou conectar o LS1005G e deste sairá um cabo para o PC e para o PS4. Por enquanto a unidade principal e a secundária estão conectadas via wi-fi.

Resumindo: Modem > Deco Principal > Deco secundário > Switch > (PC+PS4) tudo via cabo

Na parte inferior, ao lado do modem, de vez em quando levo o PS4 pra jogar na sala, e essa é a minha dúvida. Preciso trazer um cabo da parte superior até a parte de baixo ou conecto o PS4 em uma porta do modem? Se eu conectar direto ao modem, terá algum conflito?

Muito obrigado pela ajuda.

2 minutos atrás, arfneto disse:

Ligue o PS4 direto ao modem. Quanto aos M4 deve parear os dois e depois ligar os dois direto ao modem ou mesmo no switch. Não um ao outro. Ao menos é como tenho o melhor resultado com os X50 que eu uso.

Entendi. A recomendação do suporte da TP-LINK era pra conectar Modem > Deco Principal > Deco secundário > Switch

image.png.94a8fac83b8eeb18a822c89186cc7010.png

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Dehdo_00 disse:

Entendi. A recomendação do suporte da TP-LINK era pra conectar Modem > Deco Principal > Deco secundário > Switch

Ligar tudo em cascata a partir do primeiro DECO vai claro fazer todo o tráfego de e para a internet passar pelo M4 principal. Não é isso o que se quer em geral. O tráfego do canal de controle (backhaul) passar de um M4 para outro também não é desejado. O que se quer é ter um switch ANTES e deixar o tráfego fluir em paralelo aos M4. Em cascata ou via wifi sempre vai ter perda. 

Mas sei dessa recomendação. 

Mas também por isso não uso os X50 em modo router e sim em modo AP. Esqueci de escrever sobre isso. O fato é que esses aparelhos tem mais a ver com wi-fi. É ruim ligar um aparelho via cabo neles: são muito leves, não tem onde prender, os cabos ficam soltos e tal. Prefiro em geral usar no forro mesmo (dentro). E tenho em geral muito tráfego na LAN, que nada tem a ver com os X50 ou wifi então o mais simples para mim --- e em muitos casos --- é parear os DECO e usar mesh apenas como a projeção de uma rede wifi, usando esses aparelhos em posições elevadas e separados da topologia da rede. Assim eles fazem apenas o que eles fazem bem. E ligados via cabo ao switch principal da infraestrutura da casa (ou escritório).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Dehdo_00 O @arfneto  é nosso mestre de redes. Vai na dele.

@arfneto Também tinha pensado nisso. Ficaria assim, né?

porta 1 modem > deco principal
porta 2 modem > switch porta 1 > deco secundário
                switch porta 2 > PC
                switch porta 3 > PS4
porta 3 modem > cabo extra PS4

Dessa forma, os Decos ficariam exclusivos para Wifi.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pedro Math.pi disse:

Eu uso algo assim, mas note que eu uso esses aparelhos em modo AP nunca em modo router. Em geral pra mim o modo router é mais problema do que solução. Esses aparelhos são muito bons para AP mesh, ao menos assim parecem os X50 que uso. Só que ficam melhor no forro e não na mesa. Ou no rack metálico que interfere com o rádio. E mesmo na mesa ligar cabos nele é meio tosco. E como router tem aparelhos com mais recursos. 

Parece ser melhor não misturar as coisas. Cabos ethernet saem de switches e terminam nas paredes em soquetes RJ-45. Em qualquer porta se pode ligar um aparelho desses. E se pode mudar de ideia a qualquer hora, como levar mais um para a garagem quando tem um evento.

Essa  recomendação do fabricante sobre ethernet backhaul:

Citação

When the Deco is configured in Access Point mode, you can wire satellite Deco nodes to any Deco unit, or the main modem/router.

Em modo AP pode ligar um no outro ou ligar todos no router. Ou usar um switch comum. No mesmo documento citam --- claro --- os SG108 ou 105 da mesma marca, ok para muitos cenários domésticos. Acho que é até o que aparece nas ilustrações do FAQ.

1 hora atrás, Pedro Math.pi disse:

As portas ethernet continuam funcionando, de modo que não é assim exclusivo para wifi. 

• Curtir 1
Postado

Pessoal, muito obrigado pelas dicas. Vou me aprofundar neste tema para entender a configuração em modo AP dos meus decos. Sou um user amador, mas já esclareceram bastante.

• Curtir 1
Postado

x50-eth.png.4afe3bc272dc53718d2cc8f9109742bf.png

x50-eth2.png.d52239ac0e86683efd53220ce02680d5.png

Esse é o normal quando o backhaul está rodando via cabo. Ethernet é uma bobagem do marketing, já que wi-fi também é ethernet. 😄 

E se rodar via wifi vai ver como está abaixo... E pode ver se o switch --- ou o switch embutido no roteador --- não for compatível. Nunca vi escrito claramente o que precisa ter o switch passivo pra ser compatível, mas a maioria deles é. E os que a TP-Link diz que são por certo são, e eles dizem que os que ELES fabricam são compatívies, como os Omada e JetStream eos sg108 ou sg105 populares aqui. 

Ou seja: pode acontecer de ligar no switch e não ativar a p. do backhaull via cabo....

x50-eth3.png.75bb3aa8ffb7667b02ed0d08473b95ec.pngx50-eth4.png.4b36ab58eee62818fe9f9e7b1c4bfdc4.png 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

As portas ethernet continuam funcionando, de modo que não é assim exclusivo para wifi. 

Sim, continuam habilitadas, mas seu uso é opcional.

• Curtir 2
Postado

Se a rede é Mesh, qual o sentido de conectar os dois ao modem principal? Os meus M4 são ligados assim:

Modem < M4 Principal < M4 Secundário. 

Eles ficam em "série" e não em "paralelo".

Postado
1 hora atrás, Diogo Morais disse:

Se a rede é Mesh, qual o sentido de conectar os dois ao modem principal? Os meus M4 são ligados assim:

Modem < M4 Principal < M4 Secundário. 

Eles ficam em "série" e não em "paralelo".

Ao contrário, o interesse é sempre ligar em paralelo, nunca em série a menos que seja inevitável.

Considere o caso óbvio simples: você tem 6 dispositivos, como 6 notebooks ligados via wi-fi. Sua cara rede mesh tem lá algoritmos --- e um grande tráfego de um canal de controle que só existe por causa do conceito de malha --- para otimizar a conexão e conectar com o AP mais próximo e tal. Aí você liga esses aparelhos todos, por coincidência 3 perto do AP primário e 3 perto do AP secundário. 

Todo o tráfego para o AP secundário vai passar pelo primário, competindo com o tráfego dos 3 aparelhos que estão ligados nele e mais o tráfego do canal de controle --- backhaul --- e depois passa para o AP secundário o tráfego para os 3 aparelhos que estão conectados a ele.

Mais ainda, se desligar os 3 aparelhos que estão conectados ao AP primário vão ficar só 3 dispositivos na rede, todos ligados aos AP secundário. Como você ligou nessa topologia em cascata --- em série --- todo o tráfego continua passando pelo primário para depois chegar no secundário. 

E se fossem 6 então? Imagine a carga inútil que a rede toda carrega.... Simples aritmética. Tudo que chega no AP 6 tem que passar pelos ouros 5. Tudo destinado ao AP 5 tem que passar pelos ouros 4, e tal. E todo o tráfego, absolutamente TODO o tráfego tem que passar pelo AP primário mesmo que não tenha nada conectado a ele exceto outros AP.

Esse é o sentido de ligar em paralelo: a simples falta de sentido de ligar em série se puder evitar, porque todo o tráfego vai passando pelos AP mesmo quando não tem nada a ver com eles. Se ligar em paralelo o tráfego vai direto para o AP correto.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!