Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente gostaria de saber sobre um windows 11 que seja leve, acabei descobrindo o Windows 11 Enterprise, e uso a versão pro, alguém pode me dizer se vale a pena sair do meu Windows 11 Pro para a versão enterprise? Detalhe: Não ligo muito para proteção de sistema e etc, ando sempre com windows defender e etc desativado.

Postado
8 minutos atrás, Nuvens disse:

Atualmente gostaria de saber sobre um windows 11 que seja leve, acabei descobrindo o Windows 11 Enterprise, e uso a versão pro, alguém pode me dizer se vale a pena sair do meu Windows 11 Pro para a versão enterprise? Detalhe: Não ligo muito para proteção de sistema e etc, ando sempre com windows defender e etc desativado.

se for para usar um windows leva vai de windows 10 o 11 é pesado pra k7

Postado

@Akat Mesmo assim, gosto do windows 11, gostaria de saber o mais leve para utilizar deles.

Por isso perguntei sobre o Windows 11 Enterprise

Postado
9 minutos atrás, Nuvens disse:

@Akat Mesmo assim, gosto do windows 11, gostaria de saber o mais leve para utilizar deles.

Por isso perguntei sobre o Windows 11 Enterprise

AtlasOs 11 ou ReviOs 11 são uma versão do windows 11 com o minimo de coisas ativas, são feitas para jogar

Postado

@AkatMas eu queria meio que uma versão oficial, por exemplo o Windows Interprise, porque odeio aqueles windows modificados com nomes diferentes, queria tudo pelo menos parecido ao original

Postado
28 minutos atrás, Nuvens disse:

@AkatMas eu queria meio que uma versão oficial, por exemplo o Windows Interprise, porque odeio aqueles windows modificados com nomes diferentes, queria tudo pelo menos parecido ao original

Ou seja, você pega a versão normal e depois sai customizando você mesmo. Não tem jeito, não dá para querer o mínimo de coisas se você não está disposto a usar as ISOs que fazem isso de fato.

Postado

O "PRO" do Windows PRO não significa "mais" ou melhorado, mas "professional" (profissional), ou seja é a versão voltada para empresas, com recursos que não precisa para uso doméstico.

• Remote Desktop
  • Windows Hello for Business (autenticação biométrica)
  • Windows Information Protection (prevenir fugas de dados intencionais ou não intencionais)

Windows Enterprise é a versão avançada também voltada para empresas - ou seja  mais cheio de coisas que não vai usar, então não é "mais leve", tem a mais que o PRO:

• Cortana (comandos de voz)
  • Microsoft 365 Defender ( Firewall, Antimalware, Credential Guard e Exploit Guard)

Então o instale o PRO - que é menos "pesado" e rode um scrip "debloater" do Chris Titus Tech para desativar  "bloatware" da MS. Usei no Windows 10 instalado a uns 4 anos e nunca tive um crash.

Postado

Uma dica para tornar mais enxuto: Pressione as teclas WINDOWS + R para abrir o comando executar, digite sysdm.cpl e pressione ENTER, clique na guia Avançado, no grupo "Desempenho" clique em Configurações e depois marque a opção "Ajustar para um melhor desempenho".

desempenho.png%C2%A0

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Nuvens disse:

Todas as edições do Windows 11 são idênticas em perfomance. Isso vale também pras outras versões desse sistema operacional.

Sobre desativar o Windows defender: O Windows Defender é um antivírus extremamente leve que foi desenvolvido pela MS justamente pra comportar em qualquer tipo de hardware, desde um computador simples pra uso de escritório até comptuadores domésticos super potentes, ele não impacta perceptivelmente a perfomance do computador, agora malwares podem impactar. E se você pensa que só pode ser infectado baixando um .exe de uma fonte duvidosa e executando por conta própria você tá enganado, muitos ataques cibernéticos hoje em dia se utilizam de ténicas/vulnerabilidades que não dependem de qualquer interação com o usuário;Muitos dos grandes portais de notícia e sites que exibem banners em suas páginas tercerizam a hospedagem desses banners, então  um método comum é invadir sites que hospedam banners, injetando banners maliosos ali, sendo que no momento que esses banners são exibidos, o computador do usuário é infectado. congelando, quando o banner é exibido, você não precisar clicar nele.

Sobre instalar um Windows "frankenstein", eu não recomendo pelos seguintes motivos:

1.Costuam dar problemas aleatórios com drivers e/ou com o Windows update(isso quando ele não vem desativado por padrão, que é prejudicial pro seu computador em absolutamente todos os aspectos, incluindo desempenho, já que frequentemente atualizações do Windows trazem melhorias nesse campo)

2.Não sei dizer se por má fé, ou pelas ferramentas/cracks utilizadas pra fazer essas ISOS, bom, todas eu não tenho como afirmar, mas a esmagadora maioria já veêm pré-instaladas com malware, que mesmo que você não se importe com segurança, é um problema a se considerar já que malwares frequentemente impactam de forma negativa o desempenho do Windows, em especial mineradores de criptomoedas

3.Não melhoram o desempenho do Windows se comparada com uma ISO oficial, muito pelo contrário, as modificações feitas nele tornam o Windows mais instável. Sobre isso, sugiro tu assistir o seguinte vídeo:

Esse mesmo vídeo inclui um guia no final pra desativar funções do Windows que você possa eventualmente considerar bloatware, embora isso também não vá melhorar o desempenho do computador.

Então, só instala a versão do Windows que atenda suas necessidades(pra maioria dos usuários domésticos a home já atende bem), mantenha os programas instalados no computador atulizados, assim como o sistema oepracioanl em si, mantenha o defender ativado e não instale qualquer porcaria que prometa turbinar o desempenho do seu computador que ele vai funcionar com o melhor desempenho possível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...