Ir ao conteúdo

Thermalright Aqua Elite 360mm para Ryzen 5700x3D

Ir à solução Resolvido por Felipe-Bat,

Posts recomendados

Postado

Meus caros, estou afim de pegar um WaterCooler agora que troquei o gabinete por um Montech Sky Two e encontrei um Thermalright Aqua Elite 360mm em uma loja local por 450 reais. Um dos motivos da aquisição seria por estética.

Como nunca usei tenho um pouco de medo de vazamentos.

O setup é um Ryzen 5700x3D com uma 4070 Super. Em testes de stress como cinebench o meu processador pega um máximo de 82c com um Gammax 400 bem antigo, mas fica numa média de 75 a 78c.

O WC deve deixar mais baixa ainda a temperatura desse processador?

Postado
9 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

Não se preocupe com isso.

10 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

Um pouco, mas não muita coisa.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Não se preocupe com isso.

Um pouco, mas não muita coisa.

Acho que vou acabar pegando mesmo então. A pasta térmica que vem com ele presta será? Ou é preferível comprar uma melhorzinha?

Postado
agora, Felipe-Bat disse:

Acho que vou acabar pegando mesmo então. A pasta térmica que vem com ele presta será? Ou é preferível comprar uma melhorzinha?

Presta sim.

Mas é sempre bom ter um tubo para poder reaplicar quando quiser. Se não tiver, já compre um.

Postado
1 hora atrás, Felipe-Bat disse:

Uns 3-4 graus, ou seja, irrelevante já que as suas temperaturas estão boas, mas pode usar com a rotação dos fans do radiador em 50% deixando o PC mais silencioso.

Como diz o "velho deitado": Mais vale um gosto do que dinheiro no bolso.  Gaste os R$ 450,00 e satisfaça seu gosto, dizem que é melhor se arrepender do que fez do que se arrepender do que não fez. 😉 

Postado
28 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

@Imakuni @1lokos

Entendido. Minha última dúvida, eu posso ligar o cabo de PWM dela na placa-mãe no CPU FAN e o cabo ARGB 5V na controladora RGB do gabinete?

"Dela"... você diz da bomba? O certo é ligar em algum PUMP_FAN se sua placa tiver; se não, CHA_FAN. O que diz CPU é só para os fans do radiador.

Postado
3 horas atrás, Felipe-Bat disse:

A TF-7 é muito boa. Única reclamação que vi é que, como a Kryonaut, tende a secar mais rapidamente, então você precisa reaplicar em um tempo menor do que outras como a MX-4/6. No entanto, resfria mais. Aí cabe a você decidir o que prefere.

https://theoverclockingpage.com/2022/12/18/review-pasta-termica-thermalright-tf7-ótimo-desempenho-e-bom-preco-uma-combinacao-de-sucesso/

Postado
1 hora atrás, Felipe-Bat disse:

@Imakuni @1lokos

Entendido. Minha última dúvida, eu posso ligar o cabo de PWM dela na placa-mãe no CPU FAN

Cabo PWM dos fans do radiador - liga no CPU_FAN esse conector vem configurado para gerenciar fans.

Cabo PWM da bomba (3 pinos) - se a placa-mãe não tem CPU_PUMP, CPU_AUX... liga num SYS_FAN ou em ASUS, ASRock num CHA_FAN (independente do nome é tudo a mesma coisa).

Precisa configurar o conector SYS_FAN, CHA_FAN para a bomba, deixando em "full speed" e como referência de temperatura o CPU, assim a bomba liga no momento que o computador é ligado e gira em velocidade constante.

Citação

...e o cabo ARGB 5V na controladora RGB do gabinete?

Depende de como é essa "controladora RGB". "RGB" é um nome genérico para 3 tipos de LED e 4 tipos de conexões, não compatíveis entre si.

ARGB - 5v, 3 pinos não é compatível com RGB 12v, 4 pinos.

• Solução
Postado

@Imakuni @1lokos @Nito

Relatando, acabei de instalar e testar.

Testes no cinebench antes do WC tinham média de 77c e máxima de 85c com uma Gammax 400 da primeira versão com fan Noctua

Com esse Aqua Elite 360, ficou com média de 60 e máxima de 72

• Curtir 1
Postado
Em 29/07/2024 às 09:44, Felipe-Bat disse:

Meus caros, estou afim de pegar um WaterCooler agora que troquei o gabinete por um Montech Sky Two e encontrei um Thermalright Aqua Elite 360mm em uma loja local por 450 reais. Um dos motivos da aquisição seria por estética.

O setup é um Ryzen 5700x3D com uma 4070 Super. Em testes de stress como cinebench o meu processador pega um máximo de 82c com um Gammax 400 bem antigo, mas fica numa média de 75 a 78c.

Cara, eu tenho 5800x3d que é mais quente que ele, faz a seguinte configuração na BIOS em curve optmizer selecione "All cores" coloque valor -30, se fica instável o sistema coloque valor -25, -20, -15.

eu fiz isso na minha placa-mãe e baixar uns 10 a 12 graus quando eu testo ele em stress usando 100% dos núcleos e jogando jogos pesados fica abaixo dos 70 isso no meu processador claro no teu deve fica perto dos 60 graus ou até menos, com um temperatura ambiente de 25 graus claro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!