Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso de uma ajuda!

Tenho a configuração:

CPU: Ryzen 5 5600x

GPU: RTX 3060

placa-mãe: B350 F Gaming

Ram: 32GB 3200 MHz

SSD: 1TB Kingston Fury

Fonte: Corsair 550w (Bronze)

Monitor 144hz

Windows 11 23h2 (Atualizado na ultima disponível pelo Update)

Ao tentar jogar jogos como Path of Exile, Lost Ark, Warzone e Diablo IV, tenho alguns momentos em que o desempenho cai pela metade, tendo perda de FPS expressiva, as vezes em um "pack" de monstros por exemplo em Path of Exile, o jogo congela, retornando em seguida com o FPS alto.

Abri o monitor do jogo e vejo que o ping está baixo, o MS da CPU está normal e do nada o MS da GPU sobe muito e do nada volta a ficar igual ao da CPU, não entendo bem de latencia/frametime então não sei se é alguma configuração que preciso fazer.

Alguém me recomenda ajustes para fazer no pc ? pois não acredito ter uma configuração ruim (Mesmo sabendo que a placa-mãe já é um pouco mais velha) atualizei de hardwares mais simples ao longo dos anos e sinto que não estou "avançando" em ter uma performance melhor!

Obrigado desde já!

Postado

@Felipe Utrabo Boddy bom dia! Verificou como estão as temperaturas do seu hardware durante o jogo? A saúde do SSD está boa? Qual o modelo do seu gabinete? E sobre as suas memórias, você não especificou a quantidade de módulos de RAM, você usa 2x16GB ou 4x8GB?

11 minutos atrás, Felipe Utrabo Boddy disse:

Mesmo sabendo que a placa-mãe já é um pouco mais velha

Velha, porém bem construída.

• Curtir 2
Postado

@Felipe Utrabo Boddy Já tentou em algum game como CS2 ou algum Battlefield?

Pelo que eu sei, o jogo congelar em games como POE e Diablo 4 não é algo tão anormal assim, principalmente quando tá em um farm bem doidão e muita coisa acontece, principalmente o ''pack'' de monstros que você citou, que não foi feito pra ser algo ''super comum'' de acontecer para o processamento do jogo. Esses dias estava vendo a live do Rakin, e até mesmo o PC dele travava jogando o POE.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Bom dia !! as temperaturas estão normais, acredito eu, o air cooler consegue manter o processador em 65 em alto uso e em baixo fica na faixa dos 45 até 50, já a placa de vídeo se mantém sempre na casa dos 58 até 65, são raros os picos acima dos 70 (mais comum em épocas de calor na minha cidade).

A saúde do M.2 está em 99% segundo o software, também fiz um testes de leitura com o Crystal Disk e está entregando a velocidade que a placa suporta, também teste deixar o jogo em um outro SSD também com saúde acima dos 90% e leitura/escrita altas, achando que poderia ser por estar no mesmo SSD do Windows.

O meu gabinete é um Bluecase BG-007 com 6 fans da Corsair SP120 Elite

Sobre as memórias atualmente estou com 2x16, estão paralelas respeitando o dual channel.

@Middoken Fiz alguns poucos testes, com BF1 e Valorant (Não sei se da pra usar como métrica) e os spikes acontecem, com menos intensidade mas acontecem,

Comentei do Diablo e POE até mesmo por ver amigos com configurações um pouco inferiores não tendo este problemas e até conseguindo jogar com live aberta, ai eu comecei a questionar se era só a má otimização do jogo ou algo de errado com o meu Hardware.

Desde já obrigado pelo tempo de vocês !!

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Desculpem a demora para enviar os testes :

Acabei tento um problema no caminho e cheguei só agora em casa, durante os testes fiquei olhando para a tela e pelo menos nele não senti gargalos, curioso pois em literalmente todos os jogos eu tenho perda de desempenho, mesmo ajustando em configurações baixas e também subindo elas para "forçar" a placa a trabalhar.

image.thumb.png.b3b86fb56cbf4caaf033158d98bba7d5.png

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Baixo desempenho e travamentos no Ryzen 5 5600X e GeForce RTX 3060

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!