Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou buscando um SSD SATA de 1 TB, somente pra aumentar o armazenamento de jogos. Encontrei o Lexar NS100 por R$ 420 e o NQ100 por R$ 390, estou inclinado a pegar o NS100. Alguém teria alguma indicação superior nessa faixa de preço ou no máximo um pouco acima disso?

• Membro VIP
Postado

Eu não sei lhe indicar nada para jogos porque não jogo e não conheço nada de jogo mas, lhe passo minha linha de pensamento antes de clicar em comprar um SSD:

Verifico o suporte que o site do fabricante oferece e a forma de garantia.

Por exemplo no caso do citado fabricante Lexar tem um utilitário em que uma das opções é a atualização de firmware, caso exista alguma disponível. Isso parece ser muito bom em comparação com outros fabricantes que nem sequer oferecem um programa de suporte quanto menos uma misera atualização.

Já no aspecto da garantia oferecida, me deu a entender que devo enviar o SSD para o Japão para ser analisado e validar se será substituído na garantia ou não. Se fizer uma simulação de envio para o Japão, vai ver que o preço é maior do que comprar outro SSD.

Imagine como ocorreu no caso abaixo:

https://www.reclameaqui.com.br/kabum/SSD-lexar-ns100-parou-de-funcionar-e-kabum-não-nega-garantia_Nv2fvkEIMS3lVhjf/

Sem entrar no mérito de mal uso ou não, seria bem melhor um representante no Brasil.

Outras marcas de melhor conceito são recomendadas aqui no CDH, eu particularmente não me aventuraria na Lexar.

• Obrigado 1
Postado

Valeu @Pincipi! Realmente não adianta nada darem 3 anos de garantia se for ter que desembolsar os custos de envio e retorno pro Japão, na prática acaba só tendo o 1 ano de garantia oferecido pela loja. Nesse caso específico da Kabum, parece que o sujeito deve ter instalado o SSD em contato com algo extremamente quente e derretido (próximo ao backplate do processador, quem sabe?), porque pelo que vi em alguns vídeos a temperatura dele geralmente é de média pra baixa.

Na Pichau, outras opções que tão na mesma faixa de preço são os: Mancer Reaper C, Adata SU650, Team Group GX2 e CX2. Por pouca coisa a mais tem Team Group T-Create Classic (450), Patriot Buster Elite (450), Gigabyte
GP-GSTFS31100TNTD (470), WD Green (470), Crucial BX500 (480), Sandisk SDSSDA-1T00-G27 (490) e MSI Spatium S270 (500). Tem alguma sugestão entre esses? Pelo que andei pesquisando é tudo de bem meia boca pra ruim, e os SSDs SATA sabidamente melhorzinhos vão pra quase o dobro do preço...

• Membro VIP
Postado

Destes que mencionou, o Crucial BX500 é bem recomendado aqui no site mas, a garantia dele parece que é igual a do Lexar, se conseguir tem que enviar ao Japão:

E ainda tem a questão de ser bom ou não para jogos. Ele tem uma ferramenta chamada storage executive que parece ser útil:

https://br.crucial.com/support/storage-executive

E eventual atualização de firmware conforme indicado no site da crucial que é uma marca da Micron.

Já o WD tem um utilitário do fabricante WD Drive Utilites que parece ser útil e no site tem algo para verificar a cobertura de garantia com contato através do suporte do qual preciso de mais tempo para verificar. Eu tenho uma boa experiência com HDDs WD, nunca perdi informações porque todos eles avisaram antes de pifar e também consegui juntar algumas sucatas e fazer um ou outro funcionar, tipo pegando a placa boa de um juntando com a unidade de disco boa da outra, agora, na parte dos SSD ainda não tive oportunidade.

No caso das outras marcas mencionadas eu não sei dizer nada, apenas seguiria o mesmo principio de verificar no site do fabricante qual suporte tem e como funciona a garantia.

Comprei algumas sucatas de Adata e ainda estou pesquisando sobre elas.

Na realidade eu me dei muito bem com a marca Kingston, nunca tive problemas e já comprei até sucatas desta marca e só não consegui corrigir problema de Satafirm, os outros bastou escrever zeros em tudo que a unidade ficou perfeita.

Acontece que não sei dizer se o Kingston é bom ou indicado para jogos.

A regra geral é que não existe almoço grátis, se quer o melhor, tem que pagar mais caro.

• Obrigado 1
Postado

@Pincipi E quanto aos SSDs externos, será que prestam? Me chamou a atenção que esse é teoricamente bem mais rápido que um SATA e o preço fica pouca coisa além (R$ 515 no momento que tô postando): https://www.kabum.com.br/produto/476239/SSD-externo-portatil-kingston-1tb-usb-3-2-leitura-1-050mb-s-e-gravação-1-050mb-s-sxs1000-1000g

Também tem esse white label remarcado pela Kabum, bem mais lento e vagabundo, mas R$ 570 por 2 TB de armazenamento é tentador: https://www.kabum.com.br/produto/501978/SSD-externo-2tb-kbm-gaming-portatil-usb-usb-c-leitura-390mb-s-gravação-360mb-s-kgsse100200

• Membro VIP
Postado

Salvo melhor juízo de outras opiniões, a minha opinião de externo é que se trata de um interno com uma capa ou case e adaptador USB.

Geralmente quando se usa um adaptador, a velocidade é sempre inferior em relação ao caso de usar direto na placa-mãe.

Nos cabos tipo C ainda não vi defeito de conexão mas, nos USB, depois de um tempo de uso, tirando e pondo, dá folga e mau contato.

Já este em específico eu ainda não conheço, nunca desmontei um para ver como é por dentro, entretanto considerando que se trata de um Kingston verdadeiro, eu até me arriscaria na compra.

Por outro lado, 2T para mim só serve como backup de dados, como email e documentos, e eu daria preferência a um HD usado na faixa de 80 a 150 reais porque praticamente só iria usar ele uma vez por mês e quando desse o aviso do smart, já trocava por outro.

Esse outro KBM que eu também não conheço, tem algumas opiniões boas dele aqui no CDH, lembrando que toda vez que for utilizar ele, o RGB vai ficar piscando igual uma discoteca. Na questão da garantia, tem que pesquisar.

O assunto de armazenamento de jogos ainda é um mistério para mim, eu só me envolvo com documentos básicos

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!