Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoa tudo bem?

Estou pra comprar um desktop gamer novo pra mim...Como é a primeira vez que escolho cada peça do meu setup, tenho pesquisado bastante sobre e cheguei uma configuração que considero muito boa e cabe no meu orçamento.

Mas antes de comprar quero uma opinião de pessoa mais experientes no assunto pra saber se trocariam alguma peça.
Meu PC vai ser pra jogar de tudo, mas principalmente Valorant e as coisas mais atuais que ate nem lançaram ainda pra PC, como Dragon Age: The Vailguard, Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII: Rebirth.

Futuramente penso em começar a Fazer streaming na Twitch tambem mas isso é coisa para o ano que vem.

A unica coisa q realmente me prendi quando montei esse setup, é ele fosse DDR5/ Intel LGA170/ NVIDIA... não sou mt fã dos componentes da AMD.

Segue o setup que esta no carrinho ate o momento :

placa-mãe: ASRock B760M PG Riptide, DDR5, Socket LGA 1700, M-ATX, Chipset Intel B760, B760MPG-RIPTIDE

Processador: Intel Core I5-13400F, 10-Core, 16-Threads, 2.5GHz (4.6GHz Turbo), Cache 20MB, LGA1700, BX8071513400F

memória RAM: Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (1x32GB), DDR5, 5200MHz, C36, Branco, KF552C36BWEA-32

2x Kit Ventoinhas: TGT Mirage, 3x120mm, Led RGB, TGT-MRG120-RGB3

Placa de Vídeo Galax: GeForce RTX 4060 Ti Teclab Dual OC, 8GB, GDDR6, 128-bit, 46ISL8MDABOC

SSD: Adata Legend 960, 2TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 7400 MB/s, Gravação 6800 MB/s, ALEG-960-2TCS

Fonte: Corsair HX750, 750W, Full-Modular, 80 Plus Platinum, Preto, CP-9020212-WW

Gabinete: Gamer K-MEX CG-05KE Flash, Mid-Tower, Lateral de Vidro, Preto, CG05KERH001CB0X

Water Cooler: RGB 120mm Gamer Coolmoon Processador CPU Intel Amd 2011v3 I5 I7 I9 1151 1200 1700 Am3 Am4 Ryzen

No Break: ATTIV 600VA 120V Preto Intelbras

Muito Obrigado a todos que derem uma opinião sincera. lembrando que se cometi algum erro na escolha, sou entusiasta nessa area de montagem ainda.

• Membro VIP
Postado

@phbesant Boa tarde. Troque a memória por 2 pentes de 16GB (melhor para jogos). Você montou uma Ferrari em um gabinete de Ford Ka rsrs. Procure um gabinete com melhor ventilação. Você pode ver também um gabinete aquário, que é mais moderno. Não conheço esse watercooler. Comprou pelo led?

No-break de 600VA não seria fonte de 750W. Deveria ser um de 1500VA pra cima e, de preferência, senoidal.

• Curtir 1
Postado

@Pedro Math.pi Realmente não me preocupei mt com a marca do Gabinete... vou dar uma pesquisada melhor nessa parte...
Quanto ao Water Cooler é o ja uso no meu PC atual e só pretendo passar pro PC novo por isso coloquei ele ai... atualmente eu uso um i5 4590 e ele nunca chegou nem perto de aquecer demais... mas com processador novo que não sei se é o bastante.

Vou dar uma pesquisada nesse No Break tambem.
Muito obrigado.

• Membro VIP
Postado

@phbesant O 13400F tem um TDP máximo de 148W, um pouco mais que o Watercooler suporta. Você terá que acompanhar as temperaturas do processador, pra saber se há necessidade de um cooler melhor. 

Dá pra economizar na fonte. Pegue uma 650W Gold, como a Core Reactor.

• Moderador
Postado
48 minutos atrás, phbesant disse:

não sou mt fã dos componentes da AMD

Não ser fã é uma coisa, mas temos que aceitar certas realidades. A Intel está uma vergonha ultimamente, por um tempo considerável a AMD tem sido a melhor opção para processadores, com a plataforma AM4 oferecendo excelente custo-benefício e a plataforma AM5 oferecendo grande longevidade. E no cenário de placas de vídeo a AMD novamente oferece o melhor custo-benefício quando comparado com a NVIDIA.

Em relação ao gabinete eu te recomendo o Montech Air 903 Max.

52 minutos atrás, phbesant disse:

GeForce RTX 4060 Ti Teclab Dual OC, 8GB, GDDR6, 128-bit, 46ISL8MDABOC

8GB de VRAM não é o ideal pra quem está montando um PC atualmente, se possível é melhor pegar GPUs com mais memória de vídeo, como por exemplo a 4060 Ti de 16GB ou a RX 7700XT 12GB.

53 minutos atrás, phbesant disse:

Fonte: Corsair HX750, 750W, Full-Modular, 80 Plus Platinum, Preto, CP-9020212-WW

Quanto essa fonte está saindo?

Postado
28 minutos atrás, Pedro Math.pi disse:

@phbesant O 13400F tem um TDP máximo de 148W, um pouco mais que o Watercooler suporta. Você terá que acompanhar as temperaturas do processador, pra saber se há necessidade de um cooler melhor.

Dá pra economizar na fonte. Pegue uma 650W Gold, como a Core Reactor.

Seria preferível usar o cooler que vem junto com o processador então se precisar, futuramente comprar um Watercooler melhor?

Quanto a fonte, pessoas q eu perguntei colocaram mt na minha cabeça q tinha q ser Corsair pra funcionar bem... por isso nem me preocupei em olhar muito as outras marcas...
Pra esse Setup a Core Reactor 650W aguenta tranquilo?

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, phbesant disse:

pessoas q eu perguntei colocaram mt na minha cabeça q tinha q ser Corsair pra funcionar bem... por isso nem me preocupei em olhar muito as outras marcas...

É, então pare de ouvir essas pessoas. Fanboy de empresa só atrapalha. É uma excelente fonte, mas dependendo do preço que ela tiver outra opção pode valer mais a pena.

2 minutos atrás, phbesant disse:

Pra esse Setup a Core Reactor 650W aguenta tranquilo?

Sim, é uma fonte com potência adequada e excelente qualidade.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Não ser fã é uma coisa, mas temos que aceitar certas realidades. A Intel está uma vergonha ultimamente, por um tempo considerável a AMD tem sido a melhor opção para processadores, com a plataforma AM4 oferecendo excelente custo-benefício e a plataforma AM5 oferecendo grande longevidade. E no cenário de placas de vídeo a AMD novamente oferece o melhor custo-benefício quando comparado com a NVIDIA.

Em relação ao gabinete eu te recomendo o Montech Air 903 Max.

8GB de VRAM não é o ideal pra quem está montando um PC atualmente, se possível é melhor pegar GPUs com mais memória de vídeo, como por exemplo a 4060 Ti de 16GB ou a RX 7700XT 12GB.

Quanto essa fonte está saindo?

Vou dar uma pesquisada melhor nos componentes da AMD... mas ate algum tempo atras eu lembro de ser sobre problemas de superaquecimento nos componentes da AMD que me preocupou...
E tambem não entendo muito bem sobre os modelos e familias deles... se eu fosse pegar um Processador e Placa de Vídeo equivalentes, qual seria o recomendado?

Vou dar uma olhada nesse gabinete... depois da resposta de cima to dando uma olhada no Gabinete Gamer Fortrek Cruiser RGB BR, Mid Tower, Com 3 Fans, Lateral Acrilico, Branco, 80257... que apareceu em uma lista de Gabinetes recomendados.

Só conferir se o Preço dessas placas estão no orçamento aqui kkk mas valeu pelo toque.

Na Pichau essa fonte sai a 1.129,40... mas no PIX cai pra 959,99

5 minutos atrás, Batata Defumada disse:

É, então pare de ouvir essas pessoas. Fanboy de empresa só atrapalha. É uma excelente fonte, mas dependendo do preço que ela tiver outra opção pode valer mais a pena.

Sim, é uma fonte com potência adequada e excelente qualidade.

Ja troquei ali no meu carrinho e ja caiu 460 reais do preço... valeu pela recomendação... Hehe

• Moderador
Postado
10 minutos atrás, phbesant disse:

mas ate algum tempo atras eu lembro de ser sobre problemas de superaquecimento nos componentes da AMD que me preocupou

Isso é notícia ultrapassada, não precisa se preocupar com isso. Agora com a 13ª e 14ª geração da Intel por outro lado...

Vou dar uma olhada nesse gabinete... depois da resposta de cima to dando uma olhada no Gabinete Gamer Fortrek Cruiser RGB BR, Mid Tower, Com 3 Fans, Lateral Acrilico, Branco, 80257... que apareceu em uma lista de Gabinetes recomendados.

Desconheço da qualidade desse gabinete. De cara eu já fico cismado dele ser branco. Pelo menos as ventoinhas são PWM, mas o Montech que eu citei também tem todas os 4 fans PWM e com CFM muito bom, além de que foi testado e teve sua qualidade comprovada, é um bom custo-benefício.

E tambem não entendo muito bem sobre os modelos e familias deles... se eu fosse pegar um Processador e Placa de Vídeo equivalentes, qual seria o recomendado?

Depende se você vai querer ir na plataforma AM4 ou AM5 da AMD. Vantagem da AM4 é o custo-benefício, vantagem da AM5 é a capacidade de upgrades futuros. Acho que pra quem não faz questão de montar um sistema DDR5 a melhor opção seria o Ryzen 5700X3D, que é um excelente processador que você encontra na faixa dos R$1.300,00, isso quando não sai uma promoção maluca que dá uns 200 - 300 reais de desconto.

Em relação à GPU, a RX 7700XT é mais potente que a 4060 Ti e está na mesma faixa de preço.

Na Pichau essa fonte sai a 1.129,40... mas no PIX cai pra 959,99

É muito dinheiro, já que a Core Reactor de 650W dá e sobra custando na casa dos R$600,00. Ou seja, talvez seja melhor investir esses 300+ reais em outra parte do computador, pode fazer falta.

Por exemplo, o SSD que você escolheu não é terrível, mas eu te recomendaria o Kingston Fury Renegade 2TB (com dissipador), que é de alta qualidade.

Postado
2 horas atrás, phbesant disse:

...não sou mt fã dos componentes da AMD.

Processador: Intel Core I5-13400F

O i5-13400F custa ~R$ 1300,00 - um Ryzen 5700X3D custa R$ 1.400,00 e é um CPU que entrega mais FPS, consumindo e esquentado menos.

E caso não tenha notado tem um escândalo rolando com os Intel da 13ª e 14ª Geração, com processadores degradando por excesso de tensão causado por erro de microcode, com processador "oxidando" e pior, a Intel tentando fugir da responsabilidade, enrolando para autorizar RMA, negando garantia para CPUs vendidos no Amazon - alegando que "não são legítimos". Segundo a Intel até i3, i5 podem ser afetados, mas o único i5 que ela prometeu extender a garantia foi do i5-13600KF.

902i68.jpg

• Curtir 1
Postado

Dei uma pesquisada no que me falaram....

Fiz umas trocas, me falem se ficou melhor...

Troquei placa-mãe: ASRock B760M PG Riptide, DDR5, Socket LGA 1700, M-ATX, Chipset Intel B760, B760MPG-RIPTIDE

Pela placa-mãe: ASRock A620M PRO RS, DDR5, Socket AM5, M-ATX, Chipset AMD A620, A620M-PRO-RS

Troquei Processador: Intel Core I5-13400F, 10-Core, 16-Threads, 2.5GHz (4.6GHz Turbo), Cache 20MB, LGA1700, BX8071513400F

Pelo Processador: AMD Ryzen 5 7600, 6-Core, 12-Threads, 3.8GHz (5.1GHz Turbo), Cache 38MB, AM5, 100-100001015BOX

Troquei Placa de Vídeo: Galax: GeForce RTX 4060 Ti Teclab Dual OC, 8GB, GDDR6, 128-bit, 46ISL8MDABOC

Pela Placa de Vídeo: ASRock Radeon RX 7700 XT Challenger OC, 12GB, GDDR6, 192-bit, 90-GA4QZZ-00UANF

Os outros componentes só troquei a fonte pela recomendada acima da Core Reactor 650W e a memória RAM troque 1 pente de 32GB por 2 de 16 GB ta Kingston... tambem como recomendado acima.
Ficou mais ou menos o mesmo preço e acho que ficou com um desempenho melhor.

O que acham?

• Moderador
Postado

@phbesant Placa-mãe muito básica. Se for pra ir de AM5 eu optaria por essa placa-mãe aqui: MSI B650M Gaming Plus. Tem inclusive Bluetooth e Wi-Fi.

O processador eu pegaria um Ryzen 7 7700 pra ter 8 núcleos e 16 threads.

Se ficar muito caro pra você, pode ser o caso de montar um sistema AM4 com uma B550 e Ryzen 7 5700X3D.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, phbesant disse:

2x Kit Ventoinhas: TGT Mirage, 3x120mm, Led RGB, TGT-MRG120-RGB3

Fans ruins:  conector Molex - rotação fixa, baixo CMF ~ 35, LED RGB 12V = "pisca pisca árvore de Natal".

Acegeek Prime 3 fans 120mm + controladora ARGB 5v - R$ 109,99 a fan avulsa era R$ 29,90.

No "papel" as fans prometem valores satisfatórios - se cumpre é outra estória:

• Fluxo de ar: 55,92 CFM
  • Pressão do ar:1,56mm H2O

Não estou indicando porque sejam boas, mas porque tem preço similar as que selecionou, mas prometem mais CFM e tem LED ARGB (5v) que é o padrão moderno de iluminação.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada A placa-mãe realmente eu troquei para essa que voce recomendou gostei mt dela.

O Processador a principio vou ficar com o que eu escolhi eu vi q ele ja atende mt bem para o que preciso por hora e se daqui uns anos eu precisar de algo melhor a placa ja é AM5, ja vou ter juntado mais dinheiro pra fazer upgrade pra algo ate melhor...

Muito obrigado pela dica!!

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
6 horas atrás, phbesant disse:

Dei uma pesquisada no que me falaram....

Fiz umas trocas, me falem se ficou melhor...

Troquei placa-mãe: ASRock B760M PG Riptide, DDR5, Socket LGA 1700, M-ATX, Chipset Intel B760, B760MPG-RIPTIDE

Pela placa-mãe: ASRock A620M PRO RS, DDR5, Socket AM5, M-ATX, Chipset AMD A620, A620M-PRO-RS

Troquei Processador: Intel Core I5-13400F, 10-Core, 16-Threads, 2.5GHz (4.6GHz Turbo), Cache 20MB, LGA1700, BX8071513400F

Pelo Processador: AMD Ryzen 5 7600, 6-Core, 12-Threads, 3.8GHz (5.1GHz Turbo), Cache 38MB, AM5, 100-100001015BOX

Troquei Placa de Vídeo: Galax: GeForce RTX 4060 Ti Teclab Dual OC, 8GB, GDDR6, 128-bit, 46ISL8MDABOC

Pela Placa de Vídeo: ASRock Radeon RX 7700 XT Challenger OC, 12GB, GDDR6, 192-bit, 90-GA4QZZ-00UANF

Os outros componentes só troquei a fonte pela recomendada acima da Core Reactor 650W e a memória RAM troque 1 pente de 32GB por 2 de 16 GB ta Kingston... tambem como recomendado acima.
Ficou mais ou menos o mesmo preço e acho que ficou com um desempenho melhor.

O que acham?

Acho que minha opiniao vai englobar muito do que o que todos ja falaram, mas basicamente ir de Intel de 13ª ou 14ª gen e arriscar em processadores que estão dando defeito em massa.

Tendo isso em vista, seria melhor ao meu ver, ir para um setup AM4 ou AM5. Uma vez que busca um setup forte e que de conta de rodar jogos inclusive a serem lançados, eu tentaria um AM5, nem que fosse com um Ryzen 5 7600, custa uns 1350 reais e em benchmarks performa muito melhor do que o seu concorrente em preço do am4, o Ryzen 7 5700x3d, caso realmente fique com um Ryzen 5 7600, uma placa-mãe a620 da msi serve e custa em torno de 530 reais, mas ela tem problemas de temperatura com os VRM's e e bem basica mesmo, por ser da linha a vai se limitar a processadores de 65W, nada de tentar overclock e nem e recomendada para possiveis upgrades, então vai de voce, se pensa em dar upgrade futuro no setup ou não, se preferir dar upgrade, pegue uma b650, mas vai gastar +- 400 reais a mais em placa-mãe.

Sobre as memórias, e bem tranquilo pegar 2x16, pois 2x8 hoje em dia ja e sentido em alguns cenarios de jogos combinados ao multitarefa. Placa de Vídeo para rodar no fullHD ou arriscar um quadHD, tentaria uma 7700 xt ou uma 4060 TI, nunca vi a fundo os recursos a mais da 4060 TI para streaming, mas dizem que tem vantagens, mas no geral a 7700 xt e uma placa mais forte, então sugiro que pesquise o comparativo entre as duas, mas sao placas que te garantem um fullHD com segurança e te permitem brincar com o quadHD em muitos jogos. Se optar por qualquer combinaçao que eu citei, uma fonte de 550W de boa qualidade vai dar conta tranquilo.

Espero que ajude e tenha te dado um norte.

• Moderador
Postado
5 horas atrás, phbesant disse:

O Processador a principio vou ficar com o que eu escolhi eu vi q ele ja atende mt bem para o que preciso por hora e se daqui uns anos eu precisar de algo melhor a placa ja é AM5, ja vou ter juntado mais dinheiro pra fazer upgrade pra algo ate melhor

Justo. É uma boa ideia.

5 horas atrás, phbesant disse:

Muito obrigado pela dica!!

Fico feliz que tenha ajudado em algo. Curta o seu PC e qualquer dúvida/problema volte pro Fórum que a gente te ajuda.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para PC jogos: ASRock B760M, 32GB, Core i5-13400F, GeForce RTX 4060TI vale?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!