Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Tenho um Air Cooler com apenas uma fan de 120 mm e gostaria de colocar outra do outro lado, mas não tenho outra presilha e na caixa não veio nenhuma extra. Pra comprar o preço está caro e o frete um absurdo!

Vocês conhecem algum tipo de gambiarra" que dá pra fazer com arame ou até mesmo clip de papel pra prender a segunda fan no Air Cooler ou vocês não recomendam / não sabem? Existe alguma fan que vende com uma dessas presilhas? Se souber me enviem o link, pois eu não encontrei.

Obrigado.

• Pedroou alterou o título para Gambiarra para prender outra fan no air cooler?
Postado

ajudaria saber qual aircooler é.

particularmente falando tenho usado impressão 3d pra resolver tudo aqui em casa. mas talvez haja alternativas.

poste uma foto do aircooler e de como o a ventoinha esta instalada atualmente.

• Obrigado 1
Postado

Eu iria com a primeira sugestão, acaba sendo mais barata e simples de executar, além de ficar bem feito. Só não sei o nível de dificuldade para retirar a 2ª fan se algum dia desejar limpar, mas provavelmente consegue descobrir alguma maneira.

Em 04/05/2024 às 18:09, 1lokos disse:

Não precisa de presilha para testar, use abraçadeira de Nylon (enforca gato) como "parafuso".

Ziptie-screw.jpg

Veja como colocar (aos 6:26). Fica melhor do que com presilha de mola.

Aliás, como está o arranjo de fans em seu gabinete? A não ser que seu processador exija muito arrefecimento talvez valha mais a pena pôr ela em algum outro local.

• Obrigado 1
Postado

@Pedroou @Eder Neumann @RonaldoXbox obrigado por darem dicas, mas não sei se irei fazer o tal procedimento, creio que vou deixar só essa fan mesmo, pois tenho medo de dar dor de cabeça.

Eu não manjo mexer em computadores e por isso chamo sempre um técnico pois sou atrapalhado, ele vai fazer dois anos em Outubro e só esses dias, assistindo vídeos de montagens de computadores eu percebi que ele colocou a fan do lado contrário do Air Cooler como vocês podem ver na imagem.

Mas relaxem, pois as outras fans estão certas: 3 empurrando o ar pra dentro, 2 em cima expulsando o ar de dentro e 1 atrás expulsando o ar traseiro. Ele vira no mês que vem pra trocar pasta térmica do meu 5600 e irei falar pra ele colocar a fan do Air Cooler pra frente, puxando o ar e jogando pra trás expulsando com a ventoinha de trás do PC.

Creio que essa colocação errada não prejudicou a temperatura do PC, pois nunca desligou ou tive problema, pois é um 5600 que não deve esquentar muito e eu enchi de fans o gabinete então deve ser gelado o bastante pra "contornar esse erro".

O Air Cooler é um Gamdias Boreas.

Podem me indicar uma boa pasta térmica que não seja um rim pra mim comprar o mês que vem na Kabum e obrigado a todos os envolvidos, segue a foto:

IMG_20240813_183332507.jpg

Postado

Provavelmente na montagem colocaram o fan atrás para não pegar na memória, mas se fosse o caso bastaria mover o fan para cima um pouco. Esse PC só tem um pente de memória?

Do jeito que esta - com o fan puxando ar ao invés de empurrar sobre o dissipador; perde 1-2 graus na eficiência.

Adicionar um segundo fan - que deve ser similar ao original e vai custar mais de R$ 50,00; em air cooler de torre simples faz pouca diferença na temperatura do CPU, em testes com fans da Noctua (ótimos) o resultado é baixar uns 2 graus em uso intensivo, em jogos pode ser mais, porque o CPU é menos usado.

É o tipo de coisa que se faz quando tem o fan sobrando.

E de fato voce tem um fan sobrando ai, o segundo fan no topo do gabinete mais atrapalha do que ajuda, pois esta puxando para fora parte do ar fresco que entra pelos fans da frente, antes de passar pelo dissipador do air cooler. Teste da NZXT com o seu gabinete H6 confirmando que quando usa air cooler fan nesta posição é prejudicial.

Já o fan no topo, perto do fundo, ajuda a extrair o ar quente gerado pelo VRM da placa-mãe.

As posições para 2, 3 fans no topo dos gabinetes existe para instalar radiador de WC - 240, 360mm. Mas virou moda encher de fans para "enfeitar". 😜 

• Curtir 2
Postado

@1lokos boa noite e obrigado por toda a explicação. Ha 2 anos atrás eu estava junto com o técnico que ficou na dúvida na hora de colocar a fan e ele preferiu colocar atrás por achismo, mas estou pensando em mudar e colocar na frente, o que acha? Só vai fazer essa pequena diferença de 2 graus no máximo de temperatura mudando a posição? Pensei que colocando atrás estava prejudicando, e muito, a refrigeração, então.. não a respeito do Air Cooler da foto com a fan atrás? 

É que eu tinha um orçamento e ia pegar um Ryzen 7 com Water Cooler, mas no final eu peguei um 5600 com uma RTX 3060, pois se eu pegasse o Ryzen 7 por ser mais caro tinha q pegar a 3050. Com isso eu comprei esse Gamdias Boreas na última hora e também não sabia se a fan era atrás ou na frente.

Ele tem dois pentes de memória de 8 GB cada, mas creio que tem como mudar a posição da fan colocando na frente sim, ele não sabia mas mês que vem vou comprar um NVMe e uma pasta térmica pra ele trocar (se tiver uma boa sem ser tão cara me indique por favor) e vou falar pra ele mudar a posição colocando na frente do Air Cooler. Pois eu tenho medo de desencaixar a presilha e não souber colocar na frente e se ficar sem ferrou, então prefiro que o técnico faça.

Sobre colocar outra Fan eu não tenho a presilha, disseram acima uns métodos, mas fiquei com medo de aplicar a gambiarra, já que acredito não fazer muita diferença se eu puxar essa fan do Air Cooler pra frente, pois logo atrás já tem a fan do gabinete expulsando o ar, então é quase a mesma coisa. Se vendesse a presilha num Mercado Livre por um preço acessível ou junto com uma fan de 120 mm eu compraria, mas tenho medo que a gambiarra dê errado e solte numa hora ou outra.

30 minutos atrás, 1lokos disse:

Provavelmente na montagem colocaram o fan atrás para não pegar na memória, mas se fosse o caso bastaria mover o fan para cima um pouco. Esse PC só tem um pente de memória?

Do jeito que esta - com o fan puxando ar ao invés de empurrar sobre o dissipador; perde 1-2 graus na eficiência.

Adicionar um segundo fan - que deve ser similar ao original e vai custar mais de R$ 50,00; em air cooler de torre simples faz pouca diferença na temperatura do CPU, em testes com fans da Noctua (ótimos) o resultado é baixar uns 2 graus em uso intensivo, em jogos pode ser mais, porque o CPU é menos usado.

É o tipo de coisa que se faz quando tem o fan sobrando.

E de fato voce tem um fan sobrando ai, o segundo fan no topo do gabinete mais atrapalha do que ajuda, pois esta puxando para fora parte do ar fresco que entra pelos fans da frente, antes de passar pelo dissipador do air cooler. Teste da NZXT com o seu gabinete H6 confirmando que quando usa air cooler fan nesta posição é prejudicial.

Já o fan no topo, perto do fundo, ajuda a extrair o ar quente gerado pelo VRM da placa-mãe.

As posições para 2, 3 fans no topo dos gabinetes existe para instalar radiador de WC - 240, 360mm. Mas virou moda encher de fans para "enfeitar". 😜 

@Pedroou @Eder Neumann @RonaldoXbox

Postado

@Pedroou obrigado. Farei isso 

Como o amigo acima falou, tenho duas fans em cima do gabinete expulsando o ar. A de trás em cima é bom puxar o ar pra não deixar o VRM da placa-mãe esquentar, mas a primeira ele disse que está mais atrapalhando que ajudando. Se eu mudar ela de posição, fazer ela puxar o ar pra dentro do gabinete (a primeira fan de cima) e a segunda continuar expulsando o ar pra fora, ajuda? Ou não? O que acha @1lokos?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!