Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

opa rapaziada fmz?

eu estou com um problema com o meu processador quando eu tento jogar fortnite, meu processador fica em 100% quando eu estou na janela(jogando)

as texturas demoram pra carregar e etc

jogo em um notebook, ideapad gaming 3i, o processador é um i5 10300H 2.5Ghz mas chega a 4.0

não sei o porque começou a ficar assim depois de uma atualização, ja tentei formatar, limpar, ja fiz de tudo...

Postado

Ative a limitação de FPS para um valor confortável que seu PC consiga rodar, por exemplo, se o game está rodando a 100+ FPS travado, limite para 60 FPS, assim o CPU vai conseguir trabalhar mais folgado. Principalmente se você acabou de fazer a instalação do jogo no seu PC formatado, o game vai ter que recriar os arquivos de shader cache, e no começo vai puxar mais CPU que o normal, então vai ter que jogar algumas partidas assim. Fortnite é bem mal otimizado, e não se dá bem com sistemas um pouco mais fracos ou limitados. Notebooks, por mais que você pegue um modelo com hardware melhorzinho, ainda possuem limitações térmicas e energéticas.

Postado

Eu ja fiz isso, independente, tenho 120hz limito no 120, 144. mas cai muito, ja to jogando pra recriar os arquivos mas continua na mesma, meu aplicativo da lenovo vantage não está querendo abrir, acho que esse problema é devido a limitação que o aplicativo da lenovo vantage coloca, tem tres modos (silencioso,equilibrado e desempenho) mas eu não sei o porque ele parou de abririmage.png.cc70a47e658495c1eb3a091c2b57109a.png

está dando esse erro, ja reiniciei, reparei, restaurei, desinstalei e insalei de novo... não sei se esse problema do aplicativo tem algo relacionado...

agora, kiwizin1244 disse:

Eu ja fiz isso, independente, tenho 120hz limito no 120, 144. mas cai muito, ja to jogando pra recriar os arquivos mas continua na mesma, meu aplicativo da lenovo vantage não está querendo abrir, acho que esse problema é devido a limitação que o aplicativo da lenovo vantage coloca, tem tres modos (silencioso,equilibrado e desempenho) mas eu não sei o porque ele parou de abririmage.png.cc70a47e658495c1eb3a091c2b57109a.png

está dando esse erro, ja reiniciei, reparei, restaurei, desinstalei e insalei de novo... não sei se esse problema do aplicativo tem algo relacionado...

@GuilhermeGB

@

Postado

isso com o jogo aberto...

acho muito estranho porque se eu jogo outros jogos, como valorant, não pega nem metade, praticamente...

@Swalls

imagem_2024-08-16_162241911.png

Postado
15 minutos atrás, kiwizin1244 disse:

tenho 120hz limito no 120, 144

Essa taxa de FPS ainda é muito alta, seu processador não vai ficar tranquilo nesse framerate. Meu PC que tem um Ryzen 5 3600, que é significativamente mais forte que seu i5 10300H, eu tive que limitar a 60 nas primeiras partidas para jogar de forma mais suave.

Outro problema que podemos ver pela última imagem que você enviou, seu computador não tem memória RAM suficiente, sua RAM está topada nos 8GB. Falta de RAM é a principal causa de travamentos e quedas de FPS em jogos.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Essa taxa de FPS ainda é muito alta, seu processador não vai ficar tranquilo nesse framerate. Meu PC que tem um Ryzen 5 3600, que é significativamente mais forte que seu i5 10300H, eu tive que limitar a 60 nas primeiras partidas para jogar de forma mais suave.

Outro problema que podemos ver pela última imagem que você enviou, seu computador não tem memória RAM suficiente, sua RAM está topada nos 8GB.

sim.. memória ram é um problemão, mas sempre consegui rodar esse jogo a pelo menos 120/160 fps nas partidas com o modo desempenho, mas meu processador nunca chegou a ficar desse jeito, depois dql atualização que começou a topar o cpu e dar turtling e drops absurdos tipo cai pra 20,40,30.. fora um inputlag fora do normal

Postado

@GuilhermeGB

sim.. memória RAM é um problemão, mas sempre consegui rodar esse jogo a pelo menos 120/160 fps nas partidas com o modo desempenho, mas meu processador nunca chegou a ficar desse jeito, depois dql atualização que começou a topar o cpu e dar turtling e drops absurdos tipo cai pra 20,40,30.. fora um inputlag fora do normal

Mas aí pode ser que depois da atualização o jogo simplesmente ficou mais pesado ou só mais mal otimizado mesmo, o que seria mais fácil.

Feche tudo que for possível em segundo plano para liberar memória RAM. Continue jogando da menor qualidade gráfica possível para evitar o consumo de RAM. Fique de olho nas temperaturas, porque temperaturas elevadas também podem causar quedas de FPS. Trave o FPS num valor confortável para seu hardware, para ele ficar folgado mesmo, 60 FPS ou talvez um pouco mais, isso até evitaria problemas de temperatura. Jogar assim é melhor do que não conseguir jogar.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Mas aí pode ser que depois da atualização o jogo simplesmente ficou mais pesado ou só mais mal otimizado mesmo, o que seria mais fácil.

Feche tudo que for possível em segundo plano para liberar memória RAM. Continue jogando da menor qualidade gráfica possível para evitar o consumo de RAM. Fique de olho nas temperaturas, porque temperaturas elevadas também podem causar quedas de FPS. Trave o FPS num valor confortável para seu hardware, para ele ficar folgado mesmo, 60 FPS ou talvez um pouco mais, isso até evitaria problemas de temperatura. Jogar assim é melhor do que não conseguir jogar.

esse Vídeo é recente, mais ou menos da epoca que começou a dar esse problema, o gringo tem as mesmas configs q as minhas(tirando a memória ram, ele tem 16, mas é o mesmo note)

@GuilhermeGB

esse Vídeo é recente, mais ou menos da epoca que começou a dar esse problema, o gringo tem as mesmas configs q as minhas(tirando a memória RAM, ele tem 16, mas é o mesmo note)

Rodando bem melhor que o meu, com graficos melhores

Postado

@kiwizin1244 está com gráficos melhores, mas ele tem mais RAM. Gráficos melhores = maior consumo de RAM. Se você tivesse 16GB, provavelmente teria mais margem para melhorar o gráfico. Outra coisa, você aí com 90% de certeza está usando RAM em single-channel (1x8GB), o cara ali provavelmente está com RAM em dual-channel (2x8GB), fora que também não sabemos a frequência. O processador rende mais quando tem RAM em dual-channel. O quanto ele rende a mais, vai depender de jogo pra jogo e de processador pra processador.

Minha sugestão pra agora é você providenciar mais memória RAM e ver como fica, não é tão caro um módulo de RAM e o desempenho geral do seu note tende a melhorar com mais RAM.

https://www.kabum.com.br/produto/193299/memória-ram-para-notebook-kingston-fury-impact-8gb-3200mhz-DDR4-cl20-kf432s20ib-8

Postado
15 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@kiwizin1244 está com gráficos melhores, mas ele tem mais RAM. Gráficos melhores = maior consumo de RAM. Se você tivesse 16GB, provavelmente teria mais margem para melhorar o gráfico. Outra coisa, você aí com 90% de certeza está usando RAM em single-channel (1x8GB), o cara ali provavelmente está com RAM em dual-channel (2x8GB), fora que também não sabemos a frequência. O processador rende mais quando tem RAM em dual-channel. O quanto ele rende a mais, vai depender de jogo pra jogo e de processador pra processador.

Minha sugestão pra agora é você providenciar mais memória RAM e ver como fica, não é tão caro um módulo de RAM e o desempenho geral do seu note tende a melhorar com mais RAM.

https://www.kabum.com.br/produto/193299/memória-ram-para-notebook-kingston-fury-impact-8gb-3200mhz-DDR4-cl20-kf432s20ib-8

acha que se pegar uma dessa ja melhora?

tem haver a falta de memória ram com o uso de processamento???

Postado
5 horas atrás, kiwizin1244 disse:

@Swalls

Eu pedi o consumo em iddle e não em uso.

desliga e liga o pc, não abre nada e observa o uso do processador, ram e vídeo.

Postado
Em 16/08/2024 às 16:25, kiwizin1244 disse:

acha que se pegar uma dessa ja melhora?

tem haver a falta de memória RAM com o uso de processamento???

Não posso te garantir que resolverá seu problema, mas o aumento de RAM com certeza vai melhorar a utilização do seu PC em outros pontos e até te permitirá rodar outros games.

• J.Augusto F alterou o título para Fortnite usando 100% CPU no Core i5 10300H do Ideapad Gaming 3i

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!