Ir ao conteúdo

Configurar DDR4 em 3600mhz

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Tenho um R5  3600 + B450 Steel Legend + 2 módulos de memória DDR4 Corsair Vengance Pro de 8gb cada 3600mhz.

Se eu configurar 3600mhz no XMP, o computador não liga, deixei 3200 e ligou, mas não parecia estável, pois estava demorando para reiniciar e travava em uma tela preta, deixei 3000 MHz e ficou estável.

Como faço para deixar as memórias em 3600 MHz e o computador ficar estável?

Há algum risco?

@GuilhermeGB

E saber, pois quero comprar mais 2 módulos de 8gb do mesmo tipo, mas a dúvida é: se subir somente 3200mhz, eu compro a de 3200 MHz ou é melhor comprar de 3600 MHz para ficar igual.

E quem sabe se trocar o processador futuramente, vai subir para 3600mhz mais de boa. Um processador R 5800x.

• Membro VIP
Postado

@Alexandre Cavalcante Noite

Toda memória RAM DDR4 (pelo menos para desktop) opera a 1.20 volts quando opera em até 3200Mhz, porém quando passa disso a tensão precisa ser elevada até 1.35 volts, porém nem sempre isso acontece de forma automática quando você ativa o XMP.

Primeiro altere a tensão da memória para 1.35 volts ai sim você liga o XMP para a memória funcionar a 3600Mhz.

Agora onde altera a tensão você vai ter que fuçar porque eu não tenho placa-mãe da ASUS.

1457525999_CPU-ZSPDPartNummer.png.af0af7

Postado

@Alexandre Cavalcante sugiro verificar se sua BIOS está atualizada para a última versão, caso contrário, atualize. Infelizmente essa B450 Steel Legend já foi bem "famosa" por causa de problemas de estabilidade com XMP de algumas memórias, por isso mesmo eu evito recomenda-la aqui no fórum, assim como outras placas da ASRock. E não é só problema de estabilidade de XMP, tem outras questões também que não vem ao caso. Na época que eu estava pra montar minha configuração eu pesquisei bem sobre isso, justamente porque estava pegando um kit de 3600MHz. Vi vários vídeos do canal do Tito Tech, e ele mesmo disse que essa Steel Legend em cada atualização de BIOS corrigia um problema e adicionava um novo.

Existem formas de contornar possíveis problemas de BIOS, mas você precisará de paciência. O canal do Tito Tech tem alguns vídeos sobre o assunto. Uma das alternativas e tentar aumentar a tensão do SoC, até 1.15V dizem que ainda é seguro. Dependendo da suas memórias, você pode tentar aumentar um pouco a tensão da DRAM, o XMP por padrão usa 1.35V, mas você pode tentar subir até por volta de 1.40V. Vale lembrar que nem todo chip de memória fica estável acima de 1.35V, então corre o risco de piorar para algumas pessoas. Talvez você precise ir combinando esses ajustes junto com ajustes manuais de frequência e latência, até achar algo que funcione.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico@Edvaldo J. Frederico 

Vou atualizar a BIOS e testar com 1.400v para ver se aceita a frequência de 3600mhz. Eu conheço o canal do Tito.

E testar a frequência de 3200mhz em 1.200v.

E saber, pois quero comprar mais 2 módulos de 8gb do mesmo tipo, mas a dúvida é: se subir somente 3200mhz, eu compro a de 3200 MHz ou é melhor comprar de 3600 MHz para ficar igual.

E quem sabe se trocar o processador futuramente, vai subir para 3600mhz mais de boa. Um processador R 5800x.

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Alexandre Cavalcante disse:

@Edvaldo J. Frederico@Edvaldo J. Frederico 

Vou atualizar a BIOS e testar com 1.400v para ver se aceita a frequência de 3600mhz. Eu conheço o canal do Tito.

Bom dia 

Se você quer instalar 32Gb de memória RAM para trabalhar a 3600Mhz, sugiro você vender esses dois pentes de memória RAM e pegar 2 pentes de 16Gb, porque vai ser mais fácil subir até 3600Mhz.

Faça o teste primeiro atualizando a BIOS, se não resolver, aumente a tensão das memórias mais sobe primeiro para 1.35 volts se ficar instável aí sim você coloca pra 1.4 volts.

Agora se você quer realmente por 32Gb, dividido em 4 pentes de 8Gb.

Compre no mercado livre o modelo de memória RAM igual a que você usa.

Se não der certo rodar a 3600Mhz então devolve elas e tente comprar dois pentes de 16Gb DDR4 3600.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
6 horas atrás, Alexandre Cavalcante disse:

Provável que não vai estabilizar, qualquer overclock que você for fazer, sugiro ficar nos 1.35V ou mais.

Vamos supor que no pior dos casos o seu Ryzen 5 3600 não tenha uma controladora de RAM tão boa e não consiga os 3600MHz de jeito de nenhum, mas pelo menos 3200MHz com 2 módulos de memória ele precisa conseguir, isso é o que a AMD garante.

E só pra ter certeza também, você está com os dois módulos instalados na posição correta, certo? Slots A2 e B2?

Screenshot_58.png.022ba7f5d92d37a996a57775419393a2.png

6 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Agora se você quer realmente por 32Gb, dividido em 4 pentes de 8Gb.

Aí vai piorar mais a situação, a AMD não garante suporte para 3200MHz com 4 módulos. Ver tabela acima.

Postado

@Edvaldo J. Frederico

Eu já havia tentado outro dia 3600mhz, com 1.350v, mas o computador não liga, ele reinicia e volta a memória para o padrão mais lento.

Vou atualizar a BIOS, testo novamente com 1.350v e se não funcionar, aumento para 1.400v.

@GuilhermeGB @Edvaldo J. FredericoAs memórias estão no lugar correto, pelo menos se ficar no 3200mhz estável já estaria bom, depois vou arrumar um tempo para testar, não estou com acesso ao PC agora.

Postado

@GuilhermeGB

Eu atualizei a BIOS agora a pouco, estava na versão P 3.20 e atualizei para a última versão P10.30.

A atualização é importante, pois futuramente, pretendo colocar outro processador.

Eu verifiquei a posição das memórias e elas estavam em Single Channel, foi um amigo meu que colocou as memórias na época que montei o Pc e nunca mais tinha mudado (bem observado).

Após fazer a atualização da BIOS e colocar as memórias na posição correta, a frequência subiu para 3600 MHz e estabilizou.

Muito obrigado pela ajuda e colaboração de todos!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...