Ir ao conteúdo

Temperatura da memória mais alta que hotspot em Radeon RX 7600

Ir à solução Resolvido por Gabriel Silvers,

Posts recomendados

Postado

Reparei que a temp da memória está mais alta que o hotspot da minha rx 7600, é normal? Devo me preocupar?

image.png.0850da6bd7ff06500be75669ddf0a32d.png

• Solução
Postado

Contanto que a memória não ultrapasse o limite térmico seguro não há com o que se preocupar.

Sua preocupação é relacionada a uma ideia de que as pessoas possuem de que o Hotspot é mais quente do que as memórias em si.

O que ocorre é que o Hotspot mede a temperaturas em diferentes pontos da placa e não necessariamente as memórias.

Via de regra, os sensores podem acusar até 20ºC a mais do que a memória.

Exemplo: Memória chegar até 80ºC permite que o Hotspot possa chegar a mais de 80ºC.

Nessa leitura ai do CPU-Z, me parece que não está atualizando as informações térmicas dos sensores Hotspot.

Pode ser só o caso abrir o programa como administrador.

Caso a memória da sua Placa esteja realmente alcançando uma temperatura muito alta, acima da recomendada pela fabricante, você pode realizar um Undervolt nela ou em último caso realizar a troca dos ThermalPads.

Por fim, essa temperatura acusada ai não é motivo pra preocupação.

Pouco importa se a temperatura da memória está se acusando maior que o Hotspot, o que não pode é que essa temperatura da memória ultrapasse o limite térmico da fabricante que no caso da RX7600 é 90ºC para as Memories.

Coincidentemente, essa temperatura acusada ai no Hotspot é a mesma na qual as ventoinhas param de funcionar nessa Placa em especifico, 55ºC no caso. Provavelmente um erro de leitura.

Espero ter ajudado!

Postado

@guiv7 Dependendo do projeto do cooler da placa, essas memórias só recebem alguma ventilação quando o fan esta girando, mas faz parte do projeto da placa atuais deixar as peças cozinharem lentamente pra manter a placa mais silenciosa... e 70°C não é muita temperatura para um chip ou uma memória, a questão é os mosfets do VRM, se o dissipador não encosta neles, eles podem estar nessa temperatura ou maior...

No meu PC eu prefiro usar o MSI afterburner pra forçar as ventoinhas da placa a girarem o tempo todo a uns 25~30%, da um pouco mais de barulho e junta mais pó na placa, mas a GPU e memórias trabalham bem mais frias, no momento aqui minha velha RX570 esta trabalhando a 28°C... com 25% de rotação dos fans... e quando eu abrir um jogo, e a corrente no VRM for de 10A pra 144A, os mosfets dela estarão a 28°C de boas ao invés de operarem no limite a 70°C ou 80°C ate as ventoinhas "acordarem"...  e quando tu usa um mosfet mais longe do limite ele tem menos chance de entrar em curto e torrar a GPU...

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Temperatura da memória mais alta que hotspot em Radeon RX 7600
  • Coordenador
Postado

@guiv7 Essas temperaturas estão perfeitamente normais. Para ser sincero, estão até bem baixas. É normal uma Radeon RX 7000 series chegar, por exemplo, aos 90ºC de temperatura no hot-spot. Isso não é prejudicial.

Embora você possa, se quiser, aumentar a rotação dos fans para manter a placa mais fria em carga, nunca deve forçá-los a girar o tempo inteiro, ou seja, em idle. Além de gerar mais barulho, aumentar o consumo de energia e acumular sujeira mais rápido, isso encurta a vida útil dos fans (pois ficarão girando o tempo inteiro, mesmo quando totalmente em idle) e também a vida útil da placa de vídeo. A função central de parar a rotação dos fans para deixar a placa em uma temperatura idle mais alta é evitar os ciclos rápidos de aquecimento e resfriamento que causam o desgaste e a trinca das soldas (que tendem a ocorrer ao longo do tempo e inutilizar a GPU).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!