Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho 3 discos Ap intelbras conectados a um roteador comum de internet residencial. O problema está que com eles operando em modo acess point todas as conexões que acontecem nas suas redes pegam o DHCP do roteador comum de internet residencial e quando bate ali as 16 conexões mais ou menos já não conecta mais nada, mesmo que os discos aguentem até 100 conexões. Eu gostaria de saber como colocar os discos para transmitir a internet, mas sem desativar o DHCP para que as conexões feitas neles não contem como conexão no roteador comum de onde vem a internet. Existe alguma configuração manual que eu possa fazer?

Postado

Amigo... eu deixaria os Ap como estão, porque dá pra dizer que estão configurados corretamente. Você precisaria pensar em trocar esse roteador. Se ele não aguenta nem 16 conexões é porque ele é ruim demais.

Postado
46 minutos atrás, Renan Costa Fernandes disse:

O problema está que com eles operando em modo acess point todas as conexões que acontecem nas suas redes pegam o DHCP do roteador comum de internet residencial

Você não disse qual modelo de AP está usando. Só que eles são redondos.

Alguns modelos podem rodar DHCP mesmo em modo AP.

E eles não "pegam DHCP". DHCP é um serviço iniciado pelos dispositivos de rede. Nada tem a ver com o AP em si.

Um dispositivo IP ao se conectar na rede ethernet --- sim, wifi é ethernet também --- e não tendo um endereço fixo de rede vai enviar mensagens pela rede em busca de algum servidor DHCP que possa oferecer configuração de rede. Essas mensagens chegam ao roteador do provedor e esse pode oferecer endereços. E pode claro ter outros servidores em sua rede. Servidor DHCP é só um programa de computador e pode rodar em qualquer micro.

53 minutos atrás, Renan Costa Fernandes disse:

e quando bate ali as 16 conexões mais ou menos já não conecta mais nada, mesmo que os discos aguentem até 100 conexões

A conexão dos AP é ethernet e não IP. IP é outra camada. 

Em geral os roteadores vêm configurados para servir 254 endereços via DHCP e não 16.

Veja por exemplo o padrão da VIVO de usar 192.168.15.0 para a rede e 255.255.255.0 para a máscara de rede indica exatamente isso. Mesmo caso da NET com a rede padrão 192.168.0.0 com a máscara 255.255.255.0. Fora os dois endereços já em uso restam 254 dispositivos na rede e é o máximo que o DHCP pode fornecer na configuração padrão.

57 minutos atrás, Renan Costa Fernandes disse:

Eu gostaria de saber como colocar os discos para transmitir a internet, mas sem desativar o DHCP para que as conexões feitas neles não contem como conexão no roteador comum de onde vem a internet

Esses AP não "transmitem internet". São dispositivos de rede apenas. O que existe é o aparelho do provedor configurado como gateway padrão. O protocolo TCP/IP faz o resto. Não os AP.

A menos que use os aparelhos como roteadores e ligue na porta WAN segmentando a rede inicial --- e em geral é má ideia, com perda de performance e multiplo NAT e muitos outros problemas --- todas as conexões em todos os AP vão contar no limite. Não do DHCP em si mas da rede como um todo. Como eu disse o normal é 254 hosts.

Pode claro usar uma máscara de rede para mais dispositivos...

Postado

As aspas que citou para me explicar foi para me fazer entender porque não sabia como falar. Consigo entender que endereços de Ip podem ir até um limite maior que 16, mas na prática as conexões feitas no roteador não, que é o que tem acontecido. O ap é intelbras 360 que não funciona o DHCP quando está em modo acess point. A questão mais uma vez é poder usar as 100 conexões simultaneas que eles oferecem, o que não está ocorrendo com eles em modo AP. Só queria saber se existe essa possibilidade ou eles operando em modo acess point isso sempre vai acontecer.

No caso funcionaria colocar um hub na porta wan e jogar para os 3 e operar em modo router? Se sim poderia explicar melhor esses possiveis problemas? Por que nesse caso em especifico é na escola onde eu trabalho e a gente tem muitas conexões simultaneas, como 120 tabelts disponiveis para uso e computadores fora os celulares dos serviidores então preciso de um numero de conexões maior. O que você indica fazer?

Postado
4 horas atrás, arfneto disse:

e ligue na porta WAN segmentando a rede inicial --- e em geral é má ideia, com perda de performance e multiplo NAT e muitos outros problemas

2 horas atrás, Renan Costa Fernandes disse:

No caso funcionaria colocar um hub na porta wan e jogar para os 3 e operar em modo router?

Dá pra imaginar o que eu acho disso. Mesmo  que possa funcionar. Não recomendo e vai encontrar aqui dezenas de posts meus explicando porque não fazer isso.

Claro para AP que acaso sejam tipo de bar ou loja que oferece wifi para clientes é perfeitamente possível e até recomendável segmentar a rede IP e isolar os dispositivos. Fora isso é bobagem.

seu roteador vai centralizar o tráfego dessas conexões. Se ligar 150 dispositivos via wifi e se o tráfego for só para a internet então essa é a realidade. Deve conhecer seu tráfego.

16 conexões é muito pouco. De onde tirou esse número?  que mascara de rede está usando?  qual o modelo desse aparelho? como está ligado isso?

5 horas atrás, Renan Costa Fernandes disse:

Eu gostaria de saber como colocar os discos para transmitir a internet, mas sem desativar o DHCP para que as conexões feitas neles não contem como conexão no roteador comum de onde vem a internet. Existe alguma configuração manual que eu possa fazer?

De nada adianta isso. Vai ficar até pior. Se tem 200mbps para 200 clientes vai ter isso pra considerar: Precisa ter uma ideia do trafego e saber quantos clientes estão ativos num dado momento em média. Essa banda vai ser dividida entre todos. É a realidade. De nada adianta os AP para 100 dispositivos (exagerado isso) se o roteador suportar só 10. Ou a banda for pequena para o tipo de uso dos 10 ou 100 usuários.

Postado

Não é como se fosse ter todos esses dispositivos sempre ligados. São ocasiões especificas que talvez terão uns 40 dispositivos ligados ( Quando usado laboratório de info ou os tablets), mas de média como uso geral acredito que pelo menos uns 20  dispositivos poderiam estar conectados. Não sei especifíco o modelo do modem pois só volto a escola agora na quarta- feira, mas lembro ser um tenda que vem com o provedor que no caso é Sumicity - GIGA+. Eu não sou profissional de informática, sou apenas professor da escola e curioso e estou tentando resolver esse problema, consegui deixar os 4 aparelhos ( 3 AP e o roteador) funcionais com suas redes, mas sempre alguns conectam e outros não conseguem, verifiquei no dia na lista de conectados no roteador principal que chegou no maximo a 16, justamente quando alguns não conectam mais. Aí pra teste reiniciei o modem principal e fica aquela "guerra" de uns conectam e outros não, quando algém saí da rede outro consegue entrar por isso dei esses relatos. Digamos que por um acaso em um dia mais utilizado seriam uns 50/60 aparelhos conectados, mas não são de "pesado" da internet, infelizmente o provedor é só 300mbs. Qual você acha que seria o melhor caminho a tomar em relação a essas configurações? 

• Membro VIP
Postado

A limitação aparentemente é do "roteador principal" (Tenda de qual modelo?), 16 conexões simultaneas provavelmente não estaria relacionado à capacidade técnica dele, e sim da faixa de endereços IPs disponíveis dele, por isso usuários precisam sair para outros conectarem.

Você precisa acessar a página de configuração do roteador principal, e certificar-se de que a faixa definida comporta todos os hosts da sua rede, nesse caso verifique se existe a identificação da máscara de rede, por padrão é /24 ou 255.255.255.0 e pelo número de hosts da sua descrição sendo máximo de 16, então eles provavelmente definiram uma máscara muito restrita /28 ou 255.255.255.240.

Caso o seu provedor (Sumicity) não queira permitir o seu acesso ao roteador deles, peça para definir essa configuração como citado anteriormente, e caso dificultem ou ponham em dúvida seu questionamento, cobre deles a visita de um técnico para acompanhar in loco a situação e, eventualmente, substituir o roteador deles.

Dica bônus: seria interessante pra sua rede você identificar por qual dos APs o tráfego de pico é maior ou próximo de 100 Mbps, para agora ou no futuro substituí-lo por um outro AP que tenha porta Gigabit Ethernet (seus APs tem portas de no máximo 100 Mbps ou Fast Ethernet), isso traria um alívio bem grande para os usuários que conseguiriam enfim usar toda a banda contratada com o seu provedor.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Linio Alan disse:

A limitação aparentemente é do "roteador principal" (Tenda de qual modelo?), 16 conexões simultaneas provavelmente não estaria relacionado à capacidade técnica dele, e sim da faixa de endereços IPs disponíveis dele, por isso usuários precisam sair para outros conectarem.

É, só pode ser isso. E dado que ninguém configuraria o roteador dessa forma por engano dá a entender que é uma limitação arbitrária imposta pelo provedor. O fato do provedor ser pequeno só reforça essa teoria.

Uma forma de contornar seria promover apenas um disco a roteador, e ao invés de conectar os 2 outros discos ao roteador principal, conectá-los a esse disco roteador. É uma solução horrível, mas funcionaria. É importante configurar o DHPC em outra faixa, que não seja a do roteador principal.

Se eu fosse o Renan, conversaria com o provedor para que corrijam a configuração do roteador principal.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Linio Alan disse:

Dica bônus: seria interessante pra sua rede você identificar por qual dos APs o tráfego de pico é maior ou próximo de 100 Mbps, para agora ou no futuro substituí-lo por um outro AP que tenha porta Gigabit Ethernet (seus APs tem portas de no máximo 100 Mbps ou Fast Ethernet), isso traria um alívio bem grande para os usuários que conseguiriam enfim usar toda a banda contratada com o seu provedor

Vou dar uma outra dica, oposta a essa: não mexa nisso.

Você tem 300mbos contratados para acesso a internet, e considera que esses AP possam atender nada menos que 100 conexões cada um. 

Se admitir uns 100 usuários num momento de pico vai ter 3 mbps por usuário apenas. É muito pouco.

Então é melhor deixar o limite de 100mbps, mesmo que seus aparelhos possam usar gigabit (por exemplo mudando o cabo). Assim a própria natureza ajuda a democratizar o uso dos 300 mbps impedindo que os primeiros a se conectar acabem gastando toda a banda disponível.

8 horas atrás, W46n3r disse:

Uma forma de contornar seria promover apenas um disco a roteador, e ao invés de conectar os 2 outros discos ao roteador principal, conectá-los a esse disco roteador. É uma solução horrível, mas funcionaria. É importante configurar o DHPC em outra faixa, que não seja a do roteador principal.

Com sua situação não deve segmentar a rede. Vai cair mais ainda a performance.

Qual a máscara do DHC no seu roteador? 

Use tempos bem pequenos no lease do DHCP, na ordem de poucos minutos, tipo 3 ou 5 minutos.

Postado
Em 09/09/2024 às 23:04, Linio Alan disse:

Você precisa acessar a página de configuração do roteador principal, e certificar-se de que a faixa definida comporta todos os hosts da sua rede, nesse caso verifique se existe a identificação da máscara de rede, por padrão é /24 ou 255.255.255.0 e pelo número de hosts da sua descrição sendo máximo de 16, então eles provavelmente definiram uma máscara muito restrita /28 ou 255.255.255.240.

Caso o seu provedor (Sumicity) não queira permitir o seu acesso ao roteador deles, peça para definir essa configuração como citado anteriormente, e caso dificultem ou ponham em dúvida seu questionamento, cobre deles a visita de um técnico para acompanhar in loco a situação e, eventualmente, substituir o roteador deles.

Dica bônus: seria interessante pra sua rede você identificar por qual dos APs o tráfego de pico é maior ou próximo de 100 Mbps, para agora ou no futuro substituí-lo por um outro AP que tenha porta Gigabit Ethernet (seus APs tem portas de no máximo 100 Mbps ou Fast Ethernet), isso traria um alívio bem grande para os usuários que conseguiriam enfim usar toda a banda contratada com o seu provedor.

Entendi perfeitamente. Tenho acesso ao roteador sim. Vou tentar aplicar essas configurações e retorno com os resultados. De antemão já agradeço demais!

16 horas atrás, arfneto disse:

Vou dar uma outra dica, oposta a essa: não mexa nisso.

Você tem 300mbos contratados para acesso a internet, e considera que esses AP possam atender nada menos que 100 conexões cada um. 

Se admitir uns 100 usuários num momento de pico vai ter 3 mbps por usuário apenas. É muito pouco.

Então é melhor deixar o limite de 100mbps, mesmo que seus aparelhos possam usar gigabit (por exemplo mudando o cabo). Assim a própria natureza ajuda a democratizar o uso dos 300 mbps impedindo que os primeiros a se conectar acabem gastando toda a banda disponível.

Com sua situação não deve segmentar a rede. Vai cair mais ainda a performance.

Qual a máscara do DHC no seu roteador? 

Use tempos bem pequenos no lease do DHCP, na ordem de poucos minutos, tipo 3 ou 5 minutos.

Rapaz infelizmente não posso fazer essa seleção natural, visto que como disse é uma escola. Alguns alunos conectariam e outros não, ou seja ,a aula não funcionaria se fosse o caso. Pelo menos umas 50 conexões eu preciso deixar configurado para que aconteça. Quanto a quantidade para cada, como falei é utilizado para aulas básicas 3mb acredito que vá suprir.

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, Renan Costa Fernandes disse:

Rapaz infelizmente não posso fazer essa seleção natural, visto que como disse é uma escola. Alguns alunos conectariam e outros não, ou seja ,a aula não funcionaria se fosse o caso. Pelo menos umas 50 conexões eu preciso deixar configurado para que aconteça. Quanto a quantidade para cada, como falei é utilizado para aulas básicas 3mb acredito que vá suprir

Acho que não entendeu... Não precisa fazer nada em especial. Só o que eu disse foi que, se acaso esteja conectando os AP em gigabit, deixe em Fast Ethernet 100mbps como forma de democratizar os acessos, ao contrário do que foi sugerido.

A razão é simples: uma dúzia de usuários com equipamentos modernos --- e perfis de uso talvez inadequados --- podem absorver quase toda a banda que tem contratada para acesso a internet,,,

Postado

@arfneto Entendi. Você sugeriu que não mexesse no que o outro camarada lá falou. Quanto ao roteador é o HG6143D ONU GPON entrando nas configurações só da acesso a monitoramento, não aparece as configurações de faixa de rede entre outros, tem poucas coisas que da pra mexer.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
48 minutos atrás, Renan Costa Fernandes disse:

Quanto ao roteador é o HG6143D ONU GPON entrando nas configurações só da acesso a monitoramento, não aparece as configurações de faixa de rede entre outros, tem poucas coisas que da pra mexer.

Então realmente se faz necessário o contato e acionamento do suporte técnico do seu provedor de internet, solicitando inclusive a visita técnica em última análise.

Se o problema não for localizado/resolvido pelo seu provedor, a solução será colocar um servidor DHCP entre a ONU e os APs Intelbras, isso irá resolver o problema de disponibilidade de IPs para os usuários, mas por outro lado poderá adicionar outros como alguns sites ou apps com lentidão ou não tendo desempenho satisfatório dado que haverá "Duplo NAT" nas requisições para a internet, à menos que o provedor configure a ONU no modo bridge e deixe o seu roteador autenticando o PPPoE, neste caso sim não haverá maiores problemas adicionar um roteador particular seu para ser o servidor DHCP se o mesmo também acumular o papel da autenticação PPPoE (o Duplo NAT deixa de existir), embora seja tecnicamente possível é improvável que o provedor faça essa configuração.

Acione o suporte técnico então, pode ser o começo da solução definitiva do seu problema com a disponibilidade de IPs para os usuários.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Renan Costa Fernandes disse:

Entendi. Você sugeriu que não mexesse no que o outro camarada lá falou

Sim. Como a banda está subdimensionada para o número de clientes --- se o foco é de fato o acesso a internet --- então manter a limitação de 100mbps nos AP te ajuda a democratizar o acesso sem fazer absolutamente nada.

Postado

@Linio Alan Vou tentar entrar em contato com o suporte tecnico. Na segunda opção que sugeriu entendi que colocar o servidor DHCP entre o principal e os aps seria colocar um segundo modem principal, mas como seria a configuração dele? Ele entraria como router? 

@arfneto Não tinha me atentando a esse comentário. De repente a diminuição do lease já deve ajudar nessa "guerra" pra conectar. Li aqui que por padrão seria 24horas né. Então se num dia esgota as vagas de conexão só renovaria no dia seguinte. Se um povo conecta as 13:00 e fica até as 17:00. A galera de manhã (diferente da tarde do dia anterior) no outro dia não conseguiria conectar. É isso?

Postado
32 minutos atrás, Renan Costa Fernandes disse:

Não tinha me atentando a esse comentário. De repente a diminuição do lease já deve ajudar nessa "guerra" pra conectar. Li aqui que por padrão seria 24horas né. Então se num dia esgota as vagas de conexão só renovaria no dia seguinte. Se um povo conecta as 13:00 e fica até as 17:00. A galera de manhã (diferente da tarde do dia anterior) no outro dia não conseguiria conectar. É isso?

Sim. Foi por isso que eu falei em 3 ou 5 minutos.

Essa é a razão de o pessoal pelo pais todo reiniciar ou religa os AP várias vezes por dia em bares e padarias e restaurantes 😄  Deixam o Lease em dias, ou no padrão que vem de fábrica, sem entender o que significa ou pior: porque alguém em algum tutorial genial disse que isso gera muito tráfego na rede e que deve ser deixado bem alto.

Em casos como o seu, em que há muita rotatividade de usuários com sessões curtas, deve usar um tempo bem pequeno, como 300s 

E não deve segmentar a rede usando os AP como roteadores porque vai perder ainda mais banda, fora uma outra série de problemas.

Postado

@arfneto Perfeitamente. E vi que o proprio roteador tenta renovar a conexão do lease caso a pessoa ainda esteja conectada, então nem gera o desgaste da pessoas ser desconectada caso ela ainda esteja usando. Confere? 

Quanto ao que o amigo sugeriu de usar um outro roteador como servidro DHCP que eu tenha acesso as cfg diferente do roteador do provedor de internet. É uma opção boa?

Postado
46 minutos atrás, Renan Costa Fernandes disse:

Perfeitamente. E vi que o proprio roteador tenta renovar a conexão do lease caso a pessoa ainda esteja conectada, então nem gera o desgaste da pessoas ser desconectada caso ela ainda esteja usando. Confere? 

Não.  Não sei onde viu isso. Tudo que existe sobre DHCP está aqui.

servidor DHCP é um serviço de escuta apenas. Quando vencer o prazo cada dispositivo tenta renovar seu endereço. Como no seu caso só vai ter um servidor DHCP por enquanto, o pedido de renovação vai bater na mesma porta (o mesmo servidor) e ele vai ser renovado, o mesmo endereço. 

Por outro lado, ao vencer o prazo no servidor e não estando mais conectado o dispositivo o endereço volta para o pool para ser reutilizado.

Na prática no seu caso dá na mesma.

48 minutos atrás, Renan Costa Fernandes disse:

usar um outro roteador como servidro DHCP que eu tenha acesso as cfg diferente do roteador do provedor de internet. É uma opção boa?

eu já escrevi nesse tópico umas 3x que não acho que deva fazer isso.

1 hora atrás, arfneto disse:

E não deve segmentar a rede usando os AP como roteadores porque vai perder ainda mais banda, fora uma outra série de problemas.

essa foi a última, 1h atrás.

Claro que minha opinião não é definitiva. Esse é um forum e respeito a opinião de todos. Mas já escrevi aqui dezenas de vezes sobre esse assunto, com números, roteiros e argumentos. Pode pesquisar aqui no conteúdo que eu escrevi. Tem uma ferramenta no forum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!