Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Tudo certo?

Vou anexar meu problemão aqui abaixo.

Desde muito tempo esse problema desaparecia, até quando eu tinha apenas 8Gb de ram e ativavam apenas 4Gb. 

Agora tenho 16Gb que usei por muito tempo, mas agora a bendita placa-mãe reconhecendo todos slots colocados, só utiliza 2 deles. 

Antes era solucionado com coisas básicas, como: 

Troca dos pentes de slot, retirada do processador e checkagem dos pinos com alguma sujeira.

Coisas básicas como testar só um pente de memória ou inverter já foram feitas diversas vezes. Clear CMOS também. 

O que me intriga é que antes funcionavam os 16Gb de boa.

E também, que as memórias são reconhecidas pela placa-mãe, mas não são utilizadas.

Enfim! Se tiver um guerreiro para me ajudar nesse problema, agradeço. 

20240910_111645.jpg

Postado

@Eder Neumann

24 minutos atrás, Eder Neumann disse:

1- qual placa-mãe que é?

2- rodou um memtest?

antiga Itautec ST4271.

Rodando agora, já passo os resultados.

Rodei o memtest. 

379.734: Test finished with no errors detected

Postado
agora, Eder Neumann disse:

qual cpu?

I7 870

2 horas atrás, LeonardoFernandes disse:

Bom dia! Tudo certo?

Vou anexar meu problemão aqui abaixo.

Desde muito tempo esse problema desaparecia, até quando eu tinha apenas 8Gb de ram e ativavam apenas 4Gb. 

Agora tenho 16Gb que usei por muito tempo, mas agora a bendita placa-mãe reconhecendo todos slots colocados, só utiliza 2 deles. 

Antes era solucionado com coisas básicas, como: 

Troca dos pentes de slot, retirada do processador e checkagem dos pinos com alguma sujeira.

Coisas básicas como testar só um pente de memória ou inverter já foram feitas diversas vezes. Clear CMOS também. 

O que me intriga é que antes funcionavam os 16Gb de boa.

E também, que as memórias são reconhecidas pela placa-mãe, mas não são utilizadas.

Enfim! Se tiver um guerreiro para me ajudar nesse problema, agradeço. 

20240910_111645.jpg

Aliás, acabei de testar com outras duas memórias e não ativou...

Postado
4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

na BIOS tem alguma opção para habilitar estas memórias?

dei uma breve pesquisada e vi que algumas maquinas desabilitam quando encontram algum erro nas memórias

Eu dei uma olhada nisso, procurei porque não faz sentido estar ali mas desativada, mas não achei essa opção.

Postado

Atualização. 

Após um dia inteiro envolvido nessa burocracia da memória RAM / placa-mãe, após umas invertidas malucas e sem sentido algum com os resultados, os 16Gb voltaram a ativar... mas se eu tirar é capaz desse problema voltar. 

Agora tem belos 800mb de ram alocados para hardware sendo que não possuo vídeo integrado (15,2 utilizáveis). 

Sendo sincero, fará falta dependendo do jogo. Alguém pra me dar um norte à respeito disso? Não achei opções na BIOS relacionadas.

Postado

@Eder Neumann demorei, mas sim, é alto... 

Eu não achei solução até o momento. Resolvi deixar assim por enquanto, mas o pc dá umas bugadas e só inicia as vezes quando retiro da energia e coloco novamente. Se não fizer isso fica em loop sem dar boot como se as memórias tivessem mal encaixadas ou algo parecido. Depois inicia normal e vida que segue. Primeira geração é puxado... 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!