Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC às vezes congela do nada, alguns dias mais que outros, por exemplo hoje não congelou. E depois desses congelamentos (que duram de 15s a 60s), o pc tem chance de entrar no modo read-only, às vezes entra nesse modo mesmo sem congelar (isso aconteceu hoje).

Após o modo read-only, a única solução que encontrei é reiniciar o PC, então o sistema operacional nem inicia, em vez disso ele abre um terminal (initramfs), e então executo fsck /dev/sda2, depois de todo o processo, executo exit e o sistema operacional inicia normalmente. Isso está acontecendo mais frequentemente, sei que o problema possa ser o SSD.

Tenho medo de perder minhas coisas ou algo parecido, tive problemas há pouco tempo com minha RAM, e todos esses problemas estão me fazendo perder a cabeça com este PC. Se alguém puder me ajudar com o que fazer, ficarei grato, obrigado.

IMG20240917115020.jpg

Postado

@Katagiri Só desconfio porque li que ele pode ser a causa, já fiz backup da maioria das coisa no meu cell. Irei checar a saúde, há algum programa ou método que recomenda? (estou usando Linux Mint 21.3)

@Tiberio Hm interessante, quão parecido era seu problema? Resolveu totalmente a troca do cabo? Será que tem a possibilidade de mau contato ou algo assim?

Postado

Infelizmente, pro usuário de Linux é extremamente difícil saber quando o problema é no sistema ou no hardware 🤣

De qualquer forma, você pode usar algum programa pra checar os CRC ERRORs de sua unidade de armazenamento. Se esse número estiver elevado, então realmente pode haver um problema de alimentação/interface sata, mas isso é muito mais comum em HDs do que SSDs, visto que os últimos não precisam de tanta energia para funcionar em idle.

Agora, se nesses congelamentos o SSD também some do BIOS quando congela, então tudo indica que seja um problema na unidade. Se ainda estiver na garantia, acione-a.

Postado
1 hora atrás, MuriWolf disse:

Hm interessante, quão parecido era seu problema? Resolveu totalmente a troca do cabo? Será que tem a possibilidade de mau contato ou algo assim?

Sim, resolveu apenas trocado o cabo Sata, tinha até comprado outro SSD, mas vendi.

• Curtir 1
Postado

@Necklace Fiz um teste rápido usando smartctl e (aparentemente) não tem problemas. Fui olhar o que era exatamente o /dev/sda2, e descobri que o SSD está tanto no /dev/sda1 quanto no /dev/sda2. Sabe dizer se esse comportamento é normal?

Screenshot from 2024-09-18 15-00-40.png

Screenshot from 2024-09-18 15-06-33.png

Screenshot from 2024-09-18 15-06-44.png

Postado

@MuriWolf Esse primeiro print não significa nada, você tem que ir atrás de um programa que mostre os valores SMART detalhados, principalmente os valores de:

1. Ultra Dma CRC Error Count  ou
  2. Ultra ATA CRC Error count

O Hard DIsk Sentinel faz isso. 

No caso, são dois volumes pois são duas partições, uma de boot e outra de arquivos/sistema.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, MuriWolf disse:

Sabe dizer se esse comportamento é normal?

Sim, a partição sda1 é a partição de Boot.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!