Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, tudo bem?

Estou com uma missão aqui de montar um PC de trabalho simples, para windows com o básico (planilhas, navegar, ver vídeos, etc) mas que seja rápido, sem travas, com bastante aba aberta... dois pontos especiais:

1. bom volume de armazenamento;

2. atualmente, usam aqueles PCs All In One, que é só um monitor com o PC embutido... por questão de espaço e estética.

Gostaria se possível então de algumas indicações no mercado atual, pensei em um i5 (intel) com Vídeo integrado, 16GB de RAM (2x8GB), NVMe para sistema e programas (500GB) e um HD ou SSD para armazenar (de 2TB ou 4TB). Uma fonte 450w de boa qualidade e uma placa-mãe legal.

Com relação ao ponto 1, não sei o que é melhor em durabilidade, o HD ou SSD... tenho HDs com mais de 10 anos em perfeito estado... mas também um SSD com 6 anos e nunca tive problema... todos ligados 24 horas... andei pesquisando e vi preços muito diferentes de SSD 4GB que me parece fraude (de R$ 400 a R$ 2mil), então estou um pouco inseguro, queria uma boa recomendação com preço razoável.

Com relação ao ponto 2, se alguém tiver algum all in one para indicar que permita aumentar o armazenamento e seja de confiança e boa durabilidade, que seja rápido, aceito sugestões de marca/modelo. Pensei também em miniPC (aqueles do tamanho de 1 caneta) mas também só vendo pacote fechado e preços muito estranhos, tenho medo de cair em um PC geração 2 ou 3... outra opção seria miniATX (nunca montei) ou, por fim, a velha torre que é o que sei fazer (se tiverem indicação de uma torre bonita e discreta, é escritório).

Por fim, um bom monitor pois precisa ter tudo (teclado, mouse, etc.) como eu disse vai substituir um all in one.

O orçamento está em até 4mil, se passar um pouco tento ver, mas acho que vai ser até bem menos (se for torre padrão, o último PC que montei uns 2 anos atrás gastei R$ 2.500 sem monitor e tá ótimo até hoje, um i5, roda até alguns jogos como Fortnite no mínimo...).

Se puderem me ajudar com algumas ideias de modelos/configurações boas, em especial essa área do all in one ou miniPC, agradeço muito!!!

Obrigado!!

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de PC completo com periféricos para escritório até R$ 4000,00
Postado

Quem tem o melhor vídeo integrado é a AMD, seja na plataforma AM4 ou AM5. A Intel não consegue fazer frente. Portanto, se pensa também em jogar ou fazer aplicações gráficas com o processador, vá de AMD.

O i5 de vídeo integrado mais barato da plataforma LGA1700 da Intel é o i5-12400, e seu preço é de R$ 980. Seu vídeo não se compara aos Ryzen 5 de vídeo integrado da plataforma AM4 AMD, mas seu processamento é melhor, se equiparando aos Ryzen 5 AM4 sem vídeo, já que os AM4 sem vídeo possuem processamento melhor do que os modelos com vídeo.

Ainda assim, se for de LGA1700, considere a escolha da placa-mãe, pois dependendo da escolha da mesma, o VRM pode não suportar nada além do 12400 caso queira fazer upgrades futuros. Vale ressaltar ainda que em breve sairá a LGA1851, nova da Intel, e a LGA1700, assim como a AM4, na teoria terá chegado ao fim. Mas o mercado continuará repleto de processadores de 12ª, 13ª e 14ª geração, que são compatíveis com LGA1700.

A plataforma AM4 AMD é o melhor custo-benefício, porém teoricamente chegou ao fim com a chegada da AM5 em 2022. Mas na prática não é isso o que acontece, sendo a AM4 a mais vendida do país por possuir excelentes processadores bem posicionados em todas categorias de preço, além da soma total da plataforma ficar mais barata.

AM5 é nova e receberá suporte por muitos anos, mas as memórias DDR5 e processadores deixarão as coisas mais caras.

Postado

@Crixus Champion muito obrigado!!

Estou pensando (pesquisando) o novo Ryzen 5600GT. Pelo que vi, ele foi lançado esse ano, e é mais fácil de achar (o 5600G eu não acho e é de 2021).

Mais barato que achei: https://www.kabum.com.br/produto/520368/processador-amd-Ryzen-5-5600gt-3-6-GHz-4-6ghz-max-turbo-cache-4mb-6-núcleos-12-threads-am4-100-100001488box

Caso vá com ele, os últimso PCs que montei usei placa-mãe MSI linha PRO e gosto muito, simples e nunca deu problema.

Vi o modelo B450m PRO VHD MAX que para mim já atenderia em relação a entradas, etc.: https://www.kabum.com.br/produto/108499/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-p-amd-am4-m-atx-DDR4

Meu medo é que ela parece mais antiga, e a BIOS não suporte o 5600GT e não tenho como atualizar...

Vi também o modelo B550m PRO VHD WIFI: https://www.kabum.com.br/produto/114338/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-amd-am4-matx

Ela tem um botão de flash que, se não me engano, é justamente para atualizar a BIOS com a placa vazia... além disso, tem wifi/bluetooth e 2 slots M.2, além de parecer mais nova e melhor... mas são R$ 200,00 a mais.

Teriam alguma sugestão melhor para combinação de placa-mãe e processador AMD nessa faixa de preço (até R$ 1.500 os dois)?

E a dupla da Intel, qual seria equivalente (um modelo i5 novo e uma placa compatível boa, não conheço muito de intel)??

Agradeço sugestões, vou pesquisar o resto das peças.... obrigado!!!

Postado

Aparentemente o 5600GT veio pra substituir o 5600G...
Seu preço ontem era de 750 reais em promoção na Terabyte, mas hoje seu melhor valor é 850 na Kabum e Pichau.

Mas se quiser comprar na Gigantec, ele está saindo 799 reais LINK

MSI B450M Pro-VDH Max é uma excelente Placa, suporta qualquer Ryzen 7 da plataforma AM4. Ryzen 9 não é indicado.
Na mesma Gigantec ela está 506 reais LINK
Quanto à BIOS, Placas mais novas costumam sair de fábrica atualizadas, porém não temos essa informação. 

Tem também a ASUS Prime B450M-A II, saindo 499 reais na Pichau LINK
Não se compara à MSI B450M Pro-VDH Max em questão de VRM, mas possui o botão BIOS Flashback.

A MSI B550M Pro-VDH WiFi que você viu por 729 é uma das mais completas das lojas. Contando com PCIE 4.0, 2 slots para NVMe, 2 conectores ARGB, 2 conectores RGB, 1 cpu fan, 4 sys fan, wifi, botão Flash BIOS e VRM capaz de segura Ryzen 9 5950x em render sem overclocking.
Mas o PCIE 4.0 só será ativado com um processador que possua o recurso, e o 5600GT não é um deles. Isso não é importante, só estou sendo detalhista. 

-------------

Pelo lado da Intel, a equação é a seguinte:
* O  i5-12400 desempenha melhor do que o 5600GT na parte de processador, como disse no início, mas seu vídeo integrado não é bom. Seu preço é de 979 reais na Pichau e 950 na Gigantec.
* Ryzen 5 5600 e 5600x são iguais ao i5-12400 em processamento, mas não possuem vídeo integrado.

* O i5-12400F custa barato, estando nesse momento 674 reais na Kabum. Seu desempenho em processamento é igual a 12400, 5600 e 5600x, mas não possui vídeo integrado.

Em relação à placa-mãe Intel, essa ASRock B660M Phantom Gaming 4 por 599 reais LINK  é o custo-benefício no momento em que estou postando. 
As Placas Mãe LGA1700 podem ser encontradas com opção de memória DDR4 ou DDR5. Essa é DDR4.

Moral da história, mesmo o 12400F sendo uma tentação por 674 reais, ele não possui vídeo, além de sua placa-mãe estar 100 reais mais caro do que a MSI B450M PRO-VDH MAX.

A economia está no 5600GT da Gigantec junto com a MSI B450M PRO-VDH MAX também na Gigantec. E se estiver receoso quanto à BIOS, pode optar pela ASUS Prime B450M-A II de 499 reais linkada acima com opção BIOS Flashback.
Quanto à memórias, escolha aquelas com a melhor latência. O custo-benefício das lojas é 3200mhz e CL16, sejam pentes de 8 ou 16.

Postado

@Crixus Champion novamente muito obrigado mesmo!!

Aproveitei a paz do domingo para me atualizar um pouco, mas parece um labirinto em fim de opções... 🙂

Então fiz esse setup, se puder dar uma sugestão melhor aceito!

::: PROCESSADOR Ryzen 5 5600GT (R$ 879,90)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4411219828-processador-amd-Ryzen-5-5600gt-am4-36ghz-100-100001488box-_JM

::: PLACA-MÃE MSI B550M PRO VHD WIFI (R$ 729,99)

https://www.kabum.com.br/produto/114338/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-amd-am4-matx

::: memória RAM XPG DDR4 3200MHZ 16GB (2 pentes - R$ 216,21 cada)

https://www.mercadolivre.com.br/memória-ram-DDR4-branca-gammix-d35-adata-3200mhz-8gb/p/MLB26137082?offer_type=OFFICIAL_STORE

::: NVMe 500GB Kingston Nv3 (R$ 339,99)

https://www.kabum.com.br/produto/621161/SSD-pcie-kingston-nv3-500gb-m-2-2280-NVMe-leitura-5000-mb-s-e-gravação-3000-mb-s-snv3s-500g

::: FONTE 650W MSI 80P Bronze (R$ 299,90)

https://www.kabum.com.br/produto/369658/fonte-msi-mag-a650bn-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-com-cabo-preto-306-7zp2b22-ce0

::: HD 2TB BARRACUDA SEAGATE (R$ 419,90)

https://www.mercadolivre.com.br/disco-rigido-seagate-barracuda-2tb-teras-7200-rpm-pc-gaming-cinza/p/MLB24525999

OBS: preciso de armazenamento de no mínimo 2GB mas achei muito, muito caro os HDs.. esse aí tá na promoção. Mas vi um SSD WD GREEN na Kabum por R$ 699,90... será que vale a pena?? Pode indicar um armazenamento bom e barato (eu confio na barracuda da Seagate pois tenho há mais de 10 anos sem problemas... SSD só usei para sistema operacional pois sempre foi muito mais caro).

::: GABINETE

Preciso de uma indicação de gabinete mais elegante, "clean", se possível que já venha com cooler (não precisa led).

::: MONITOR

Se possível uma sugestão de monitor grande (27") que tenha caixa de som... vi de algumas marcas duvidosas por R$ 600 a R$ 900... tem até monitor da marca Kabum... nem sabia...

Muito obrigado novamente!!!

Postado

A fonte MSI MAG A650BN que selecionou se envolveu numa polêmica depois que descobriu-se que a MSI trocou o capacitor primário por um de qualidade inferior. Não é um produto bomba, mas vale mencionar o fato. Não há testes da mesma depois da alteração.
Era uma das fontes mais recomendadas até então, e ainda é muito vendida. A garantia de 5 anos continua. 

Uma alternativa boa e barata é a Galax Omega GL500S por 239 reais LINK  (Review)
Outra opção, Cooler Master MWE V2 Bronze (MPE-5001-ACAAB-WO) LINK
(optando por Cooler Master MWE V2 Bronze é necessário pegar o modelo que possua as letras ACAAB no nome, independente da potência escolhida, pois este é um produto tier B. Há uma variante com as letras ACAAW que deve ser evitado).

O SSD NVMe de 500GB por 339 reais não parece atrativo, uma vez que por menos de 100 reais a mais é possível comprar modelos de 1TB, como esse da Lexar de 429 reais por exemplo LINK.
E de acordo com o Pelando, o Kingston 1tb está saindo 364 reais com cupom e app LINK
Se 500GB estiver bom para você, tudo bem, mas devo dizer que a Terabyte o está vendendo por 254 reais LINK
Tem ainda o Team Group MP44L 2TB por 779 reais LINK

Os discos rígidos nunca caíram de preço com a chegada do SSD, desconheço opções baratas. 

Gabinete LINK a versão branca está mais barato LINK
Esse gabinete é excelente e vem com 3 fans de 140mm de boa qualidade. Ele bate de frente com modelos que custam de 500 a 800.
Se quiser algo mais barato, dê uma olhada na Pichau ou Terabyte. Opções não faltam, o problema é a questão do frete.

Você viu muitas marcas de monitores porque diversas empresas brasileiras, incluindo as lojas de hardware como Kabum, estão comprando produtos chineses white label e estampando as própria marca. Até mesmo marcas famosas entraram na onda do white label.
Para piorar não dá para saber o nível de qualidade, pois ainda não há reviews especializados no assunto. E a garantia de todos eles, sejam de marcas famosas ou não, é de 1 ano.
Não sei o que busca num monitor além dos alto-falantes, já que há diferentes tipos de painéis como IPS, VA, TN, formatos de tela Wide e Ultrawide, diferentes taxas de atualização como 60, 144, 160, 165hz, etc, diferentes resoluções, tela curva... 

• Solução
Postado

@Crixus Champion Obrigado novamente!!

Comprei tudo na segunda feira, basicamente a mesma coisa mas dei upgrade no NVMe para 1TB pois achei com bom preço no Mercado Livre, sendo que é a versão NV3, que é muito mais rápida que a NV2 que é mais barata... paguei R$ 400 e pouco.

No total saiu um pouco acima do que esperava (R$ 3.300 fora o monitor e perifericos como monitor, mouse, teclado, som e impressora) mas acho que é uma máquina para durar de 5 a 10 anos fácil só para trabalhar.

Algumas peças já chegaram, vou montar no fim de semana!

Se algo for ruim eu aviso aqui, se não é por que foi uma boa compra!!!

Obrigado!!

Postado
10 minutos atrás, Alexx Ares disse:

dei upgrade no NVMe para 1TB pois achei com bom preço no Mercado Livre, sendo que é a versão NV3, que é muito mais rápida que a NV2 que é mais barata... paguei R$ 400 e pouco.

O 5600GT é um processador pcie 3.0, o que significa que o limite de velocidade de leitura no SSD NVMe será de 3500mb/s aproximadamente, mesmo que o NVMe possua uma velocidade acima disso.
Funciona normalmente, pois é retrocompatível com pcie 3.0.

Postado
1 minuto atrás, Alexx Ares disse:

@Crixus Champion ... poxa... agora que me avisa... (brincadeira)!! bom, pelo menos já fica atualizado para o próximo PC.... 😅

Sim. 3500mb/s já é muito rápido, 7x a velocidade do SSD sata.
Em todo caso, compras feitas pela internet te dão o direito de devolução em até 7 dias. E me parece que o Mercado Livre aumentou esse prazo.
Estava focando em preço e capacidade de armazenamento. 

Postado

@Crixus Champion Dessa vez vou deixar esse mesmo pois tenho que entregar o PC no domingo montado/instalado. E pelo que vi a placa-mãe suporta, é só uma troca de processador no futuro... comi bola, mas aprendi, e te agradeço por toda paciência e informações, valeu!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!