Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho uma placa-mãe que tem 4 slots de memória RAM e o meu CPU é o R5 5600GT. Acontece que eu já tinha 2 pentes de 8GB a 3200Mhz e acabei comprando mais 2 pentes de 8GB também a 3200Mhz, totalizando 32GB de memóriam ram.

Eu vi recentemente(ontem) que em alguns casos 4 pentes de memória RAM podem causar uma perda de desempenho, será que o Ryzen 5 5600GT vai suporta bem 4 pentes de memória?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Bom dia.

Você até pode usar 4 pentes de RAM, se quiser, mas geralmente, isso não é recomendável (ainda mais se você planeja usar o vídeo integrado dele para tarefas como jogos). Isso porque a principal penalidade em usar mais do que 2 pentes de RAM é na frequência de funcionamento das memórias, por conta da capacidade da controladora. O 5600GT é compatível com as seguintes velocidades e quantidades de pentes:

- 2x Memórias Single Rank: 3200mhz

- 2x Memórias Dual Rank:    3200mhz

- 4x Memórias Single Rank: 2933mhz

- 4x Memórias Dual Rank:    2667mhz

Para esclarecer, Memórias Single Rank são aquelas em que as células de memória ficam apenas de um lado do pente. As Dual Rank têm acesso dos dois lados, e a controladora interna delas intercala o acesso entre os dois (aumenta um pouco a latência de acesso, reduz um pouco a frequência, mas só é mais perceptível à medida que mais pentes são colocados). Essa penalidade na velocidade pode reduzir o desempenho do seu gráfico integrado em até cerca de 20%, dependendo do caso. Além disso, dobra as chances de seu setup parar de funcionar em caso de problemas com uma das RAMs.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

@Gabriel U Opa man, obrigado por explicar direitinho. Eu vou usar ele com uma RX 6600,  ainda é aconselhável usar ou eu deveria devolver os pentes que eu comprei? (Eles ainda nem chegaram). Por que eu não quero danificar os meu computador.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

@Gabriel U Opa man, obrigado por explicar direitinho. Eu vou usar ele com uma RX 6600,  ainda é aconselhável usar ou eu deveria devolver os pentes que eu comprei? (Eles ainda nem chegaram). Por que eu não quero danificar os meu computador.

Usar uma placa de vídeo dedicada reduz as chances de você perceber a diferença na performance, em virtude do processador (a não ser nos jogos que dependam muito mais dele do que da GPU). Ainda assim, se qualquer um dos pentes que você comprou vier com defeito (ou até se, no futuro, qualquer um dos 4 pentes parar de funcionar) o PC inteiro deixa de ligar por isso, até que você remova o pente ou identifique o slot da placa-mãe que possa estar com defeito.

No seu lugar, eu devolveria os pentes, ou os guardaria. Mas, se você sentir que realmente vai precisar de 32GB RAM (e para boa parte dos jogos modernos, precisa mesmo, para rodar com certa folga), o melhor é comprar 2x16GB.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

Olá, bom dia.

Utilizar 4 pentes de memória nem sempre é problemático, é aconselhável que pelo menos 2x desses pentes sejam idênticos, para que o dual channel funcione de boa forma em pares. 

Uma coisa que lhe digo é que, uma vez com 32 GB, os míseros 16 GB parecerão ser pouco. Quanto mais memória em um sistema, melhor para tudo que está nele funcionar. (Claro, se for para nível entusiasta, ou para PCs de edição, 32 GB são o mínimo algumas vezes)  

Normalmente, 4 pentes de memória só vão dar problema se você ter 3 ou mais diferentes, marcas diferentes, frequências e tal. De resto, pode usar tranquilamente. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@Calebe A Melo, bom dia!

Um adendo ao que o @Gabriel U disse, você pode sim usar 4 módulos sem nenhuma penalidade em alguns processadores. Não em modelos, mas unidades específicas. Por exemplo: o meu Ryzen 5 5600G conseguia 3600MHz em 4 memórias, sendo duas single rank de 8GB cada e duas dual rank de 16GB cada, duas Corsair e duas XPG. Mas o meu Ryzen 7 5700X só conseguiu 3200MHz com essa configuração.
Por via das dúvidas, não confie em seu processador conseguir suportar qualquer coisa acima do anunciado pela fabricante, apenas monte uma configuração com mais de 2 módulos se já souber a capacidade do seu processador, e se não precisa de mais de 32GB, não há motivo para não simplesmente comprar 2 módulos de 16GB.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@TheDemonLena Os 4 pentes são da mesma fabricante, hikvision.

Mesmo assim, acho q vou fazer o @Gabriel U indicou mesmo, devolver ou guardar. Eu até gostaria de usar os 4, mas quero que o meu PC tenha uma vida útil maior, gastei cerca de uns 4.700 reais no meu setup inteiro, então eu quero que ele dure por muito tempo, qlql coisa, no futuro, eu pego dois de 16, valeu pessoal.

@Mikhail Kosevich Volkov, sim, eu vou fazer isso mesmo em um futuro próximo.

A titulo de curiosidade a memória que foi comprada foi essa daqui: 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/17693/memória-DDR4-hikvision-u10-8gb-3200mhz-black-hked4081caa2f0zb2

No caso, os 2 pentes que estão atualmente no meu PC e os outros 2 pentes que vão chegar. Mesmo modelo, mesma frequência e mesma marca. Pelo o que eu entendi, não há problema nenhum em usar, desde que não sejam com características diferentes. 

Com isso me surgiu outra dúvida, por acaso, eu posso usar as 4 sendo do mesmo fabricante, mesmo modelo e mesma frequência, sem nenhum problema? é que pelo o que eu dei a entender no meu post principal é que as memórias que foram compradas e as memórias que estão no meu PC agora são de marcas diferentes.

Postado

Bom dia pessoal.

Muito obrigado pelas respostas. Sobre essa questão, eu pesquisei um pouco e com as respostas que vocês deram, eu acho não terei grandes problemas se usar as quatro memórias da mesma fabricante, do mesmo modelo e da mesma frequência.

Pelo o que eu dei a entender, eu estava querendo usar 4 pentes de memória de fabricantes de diferentes, latência diferentes e chips de memórias diferentes, mas esse não é o caso. 

A propósito, quando as memórias chegarem, eu preciso desligar o DOCP(ou XMP) na BIOS para instalar elas?

• Membro VIP
Postado

Só pra deixar claro: o uso dos 4 pentes é possível, e já que eles são todos iguais, isso ajuda a diminuir a possibilidade de problemas de compatibilidade. Só que a frequência máxima das memórias ainda seria penalizada, normalmente, pelo seguinte motivo: a controladora de memória do processador não consegue fazer 4 memórias operarem na mesma frequência máxima que duas memórias conseguem, e isso porque 4 memórias usam mais trilhas de comunicação, e controlar o tráfego de dados em mais trilhas é mais difícil.

Em 28/09/2024 às 09:44, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Um adendo ao que o @Gabriel U disse, você pode sim usar 4 módulos sem nenhuma penalidade em alguns processadores. Não em modelos, mas unidades específicas. Por exemplo: o meu Ryzen 5 5600G conseguia 3600MHz em 4 memórias, sendo duas single rank de 8GB cada e duas dual rank de 16GB cada, duas Corsair e duas XPG. Mas o meu Ryzen 7 5700X só conseguiu 3200MHz com essa configuração.

Fazendo um adendo ao adendo do colega Mikhail, o que aconteceu aqui foi que ele fez um overclock da controladora do 5600G dele, um overclock de cerca de 22% (na média geral das frequências, ou seja, quatro memórias operando a 3600mhz é um ajuste 22% maior do que o oficial, que seria de 2933mhz para esses 4 pentes). Já no caso do 5700X, esse overclock foi de 19% (dos 2667mhz oficiais para 3200mhz, nos 4 pentes, e é pra isso mesmo que servem os DOCP e XMP). Realmente, é um ajuste que pode extrair mais performance e dar um FPS a mais, mas também reduz a vida útil do processador.

• Obrigado 1
Postado

@Gabriel U Ah sim. Não vejo tanto problema em diminuir a latência, até por que eu usei por bastante tempo 2 pentes de 4Gb a 2400Mhz. Mas mesmo no meu caso, eu ainda posso usar as memórias a 2933Mhz que é a frequência suportada pelo fabricante? 

Aqui está algumas fotos do CPU-Z de um dos pentes, eu olhei o outro que está no Slot #4 e possui os mesmo detalhes.

Captura de tela 2024-09-30 094835.png

Captura de tela 2024-09-30 094937.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!