Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicações de melhores práticas para rede residencial estruturada

Posts recomendados

Olá amigos, tudo bem?

Estou reformando meu apartamento e vou aproveitar para criar uma rede estruturada e cabear tudo o que eu puder. 

O desafio é que nunca fiz isso na vida. Será que conseguem me ajudar?

Anexei a planta para facilitar a visualização, mas em resumo:

• Serão 22 pontos de rede (3 são para câmera)
  • 3 deles serão para rede mesh

São muitas as dúvidas, mas as principais:

1. Não sei se realmente preciso colocar 22 pontos e comprar um switch maior e mais caro ou se posso reduzir isto colocando apenas um ponto em cada parede e depois faço essa divisão com algum mini switch (imagino que essa solução impacte na velocidade final que chega nos aparelhos);
  2. Gostaria que as câmeras fossem alimentadas pelo próprio cabo de rede, então o switch deve conseguir fazer isto com a porta, correto?
  3. Os pontos para os roteadores mesh devem ser diferentes em termos de velocidade?

Muito obrigado desde já pessoal!

Captura de Tela 2024-10-01 às 17.04.32.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, yuricordeiro disse:

Não sei se realmente preciso colocar 22 pontos e comprar um switch maior e mais caro ou se posso reduzir isto colocando apenas um ponto em cada parede e depois faço essa divisão com algum mini switch

Eu acho melhor usar um só, mas se for muito difícil passar vários cabos coloque um só e ligue outro switch

28 minutos atrás, yuricordeiro disse:

Gostaria que as câmeras fossem alimentadas pelo próprio cabo de rede, então o switch deve conseguir fazer isto com a porta, correto?

Compra um Switch PoE

29 minutos atrás, yuricordeiro disse:

Os pontos para os roteadores mesh devem ser diferentes em termos de velocidade?

Gigabit no mínimo

Qual o motivo de querer usar cabo?

Desculpe a pergunta, é que eu sou muito do contra em relação a cabo, pra mim quanto menos cabo melhor, ligo tudo no wifi.

Link para o comentário

3 horas atrás, yuricordeiro disse:
  • Serão 22 pontos de rede (3 são para câmera)
  • 3 deles serão para rede mesh

3 horas atrás, yuricordeiro disse:

Os pontos para os roteadores mesh devem ser diferentes em termos de velocidade?

Não há assim pontos de rede para câmera ou para mesh. E não há uma necessidade especial para os pontos onde for ligar isso. São pontos de acesso como outros. E assim precisa considerar que toda a banda dos clientes do AP, mesh ou não, vai chegar pelo mesmo cabo. Se você tem um AP mesh ou não do tipo AX3000 potencialmente ele poderia transferir 3000 mbps. Claro que muito disso é marketing e provavelmente o AP não tem o potencial que dizem que tem. E claro que mesh é rádio e assim deve considerar que rádio é half duplex, ou transmite ou recebe num dado momento.

3 horas atrás, edu.dnb disse:

Desculpe a pergunta, é que eu sou muito do contra em relação a cabo, pra mim quanto menos cabo melhor, ligo tudo no wifi.

É uma opinião curiosa, em especial no caso de POD --- o nome dos AP desse tipo --- mesh.

Considerem que o tráfego do canal de controle --- o tal ethernet backhaul --- é intenso: simplesmente acompanha todos os possíveis deslocamentos de todos os dispositivos conectados, apenas para permitir a tal transição transparente, permitindo que alguém ande pela rede com a conexão se transferindo de um AP para outro sem qualquer queda ou interrupção.

E considere que o rádio é half duplex, ou transmite ou recebe. E assim pode não ser esperto usar a própria rede wifi para trafegar esses sinais. Na verdade pode ser mais esperto só comprar aparelhos mesh que permitam configurar o ethernet backhaul, forçando todo o tráfego de controle a trafegar pelo cabo e deixando o rádio para ... os dispositivos, claro.

Um simples switch de 24 portas vai ter uma capacidade de comutação de 48 Gbps, veja no manual. Não tem gargalo no tráfego da LAN. 

Um de 5 portas tragega 10 Gbps. simples assim, 2000 mpbs por porta, full duplex em gigabit.

Um switch central ou uma rede mais estruturada?

Isso vai depender da planta da casa e de onde e como são os dutos. Entenda que um ap moderno muitas vezes já tem os dutos preparados para isso, ramais destinados a automação. E andares em prédios comerciais já tem isso considerado: tem um lugar central de onde saem os dutos. Se na sua casa tem ou pode ter algo assim deve claro usar um switch central: usa menos cabos e as latências são menores. Se só tem dutos tipo os de antena ou telefone, que são tipo um barramento que vai passando de cômodo em cômodo, pode precisar dividir a rede para não gastar tanto cabo ou entupir os dutos.

Considere um switch que tenha todas ou algumas portas PoE, para poder passar energia para as câmeras. E procure um switch que permita definir VLAN agora ou no futuro, para poder separar o tráfego das câmeras e da rede.

Considere que não há solução definitiva para wifi e cabo. Esses POD mesh são chatos para usar cabos, muitos são pequenos cilindros que ficam pelo caminho. 

Onde estou agora por exemplo tem uma rede dessas com uns POD da marca TP-Link modelo X50. Eles ficam no teto, dentro do forro de gesso, fora da vista e onde dão um grande resultado em termos de cobertura. São configurados apenas para isso, wifi mesh, com o backhaul via cabo. E nem são lembrados. Só funcionam. Bem.

Se usar como roteadores esses aparelhos tem um dois pontos de rede mas os cabos saem do lado deles. Um porre. Pouco prático. Poucos pontos. E é óbvio que se ligar o backhaul via cabo vai ficar com uma porta só. E se ligar via rádio vai comer o tráfego do canal de controle da própria banda dele, o que pode não ser assim esperto se tiver mais que uma meia dúzia de dispositivos.

Em resumo, veja onde estão os dutos e o caminho deles e planeje a partir daí. Sugiro usar cabo pela simples aritmética, onde for possível, em especial para interligar os mesh. Ponha o wifi no alto, o switfh em um rack. Se for usar mais de um switch ou roteador o lugar que a lógica em geral escolhe é ao lado de alguma das TV, já que são grandes consumidoras de banda, não se costuma mover TV, e em geral tem portas ethernet que podem ser ligadas ao roteador com um cabo bem curtinho...

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...