Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tudo bem?

Estou reformando meu apartamento e vou aproveitar para criar uma rede estruturada e cabear tudo o que eu puder. 

O desafio é que nunca fiz isso na vida. Será que conseguem me ajudar?

Anexei a planta para facilitar a visualização, mas em resumo:

• Serão 22 pontos de rede (3 são para câmera)
  • 3 deles serão para rede mesh

São muitas as dúvidas, mas as principais:

1. Não sei se realmente preciso colocar 22 pontos e comprar um switch maior e mais caro ou se posso reduzir isto colocando apenas um ponto em cada parede e depois faço essa divisão com algum mini switch (imagino que essa solução impacte na velocidade final que chega nos aparelhos);
  2. Gostaria que as câmeras fossem alimentadas pelo próprio cabo de rede, então o switch deve conseguir fazer isto com a porta, correto?
  3. Os pontos para os roteadores mesh devem ser diferentes em termos de velocidade?

Muito obrigado desde já pessoal!

Captura de Tela 2024-10-01 às 17.04.32.png

Postado
28 minutos atrás, yuricordeiro disse:

Não sei se realmente preciso colocar 22 pontos e comprar um switch maior e mais caro ou se posso reduzir isto colocando apenas um ponto em cada parede e depois faço essa divisão com algum mini switch

Eu acho melhor usar um só, mas se for muito difícil passar vários cabos coloque um só e ligue outro switch

Gostaria que as câmeras fossem alimentadas pelo próprio cabo de rede, então o switch deve conseguir fazer isto com a porta, correto?

Compra um Switch PoE

29 minutos atrás, yuricordeiro disse:

Os pontos para os roteadores mesh devem ser diferentes em termos de velocidade?

Gigabit no mínimo

Qual o motivo de querer usar cabo?

Desculpe a pergunta, é que eu sou muito do contra em relação a cabo, pra mim quanto menos cabo melhor, ligo tudo no wifi.

Postado

Vamos cabear todos os pontos fixos pois como estamos reformando o apartamento e já temos tudo quebrado, aproveitamos para passar os conduites apenas para os cabos de rede, separados da rede elétrica.  

Postado
3 horas atrás, yuricordeiro disse:
  • Serão 22 pontos de rede (3 são para câmera)
  • 3 deles serão para rede mesh

3 horas atrás, yuricordeiro disse:

Os pontos para os roteadores mesh devem ser diferentes em termos de velocidade?

Não há assim pontos de rede para câmera ou para mesh. E não há uma necessidade especial para os pontos onde for ligar isso. São pontos de acesso como outros. E assim precisa considerar que toda a banda dos clientes do AP, mesh ou não, vai chegar pelo mesmo cabo. Se você tem um AP mesh ou não do tipo AX3000 potencialmente ele poderia transferir 3000 mbps. Claro que muito disso é marketing e provavelmente o AP não tem o potencial que dizem que tem. E claro que mesh é rádio e assim deve considerar que rádio é half duplex, ou transmite ou recebe num dado momento.

3 horas atrás, edu.dnb disse:

Desculpe a pergunta, é que eu sou muito do contra em relação a cabo, pra mim quanto menos cabo melhor, ligo tudo no wifi.

É uma opinião curiosa, em especial no caso de POD --- o nome dos AP desse tipo --- mesh.

Considerem que o tráfego do canal de controle --- o tal ethernet backhaul --- é intenso: simplesmente acompanha todos os possíveis deslocamentos de todos os dispositivos conectados, apenas para permitir a tal transição transparente, permitindo que alguém ande pela rede com a conexão se transferindo de um AP para outro sem qualquer queda ou interrupção.

E considere que o rádio é half duplex, ou transmite ou recebe. E assim pode não ser esperto usar a própria rede wifi para trafegar esses sinais. Na verdade pode ser mais esperto só comprar aparelhos mesh que permitam configurar o ethernet backhaul, forçando todo o tráfego de controle a trafegar pelo cabo e deixando o rádio para ... os dispositivos, claro.

Um simples switch de 24 portas vai ter uma capacidade de comutação de 48 Gbps, veja no manual. Não tem gargalo no tráfego da LAN. 

Um de 5 portas tragega 10 Gbps. simples assim, 2000 mpbs por porta, full duplex em gigabit.

Um switch central ou uma rede mais estruturada?

Isso vai depender da planta da casa e de onde e como são os dutos. Entenda que um ap moderno muitas vezes já tem os dutos preparados para isso, ramais destinados a automação. E andares em prédios comerciais já tem isso considerado: tem um lugar central de onde saem os dutos. Se na sua casa tem ou pode ter algo assim deve claro usar um switch central: usa menos cabos e as latências são menores. Se só tem dutos tipo os de antena ou telefone, que são tipo um barramento que vai passando de cômodo em cômodo, pode precisar dividir a rede para não gastar tanto cabo ou entupir os dutos.

Considere um switch que tenha todas ou algumas portas PoE, para poder passar energia para as câmeras. E procure um switch que permita definir VLAN agora ou no futuro, para poder separar o tráfego das câmeras e da rede.

Considere que não há solução definitiva para wifi e cabo. Esses POD mesh são chatos para usar cabos, muitos são pequenos cilindros que ficam pelo caminho. 

Onde estou agora por exemplo tem uma rede dessas com uns POD da marca TP-Link modelo X50. Eles ficam no teto, dentro do forro de gesso, fora da vista e onde dão um grande resultado em termos de cobertura. São configurados apenas para isso, wifi mesh, com o backhaul via cabo. E nem são lembrados. Só funcionam. Bem.

Se usar como roteadores esses aparelhos tem um dois pontos de rede mas os cabos saem do lado deles. Um porre. Pouco prático. Poucos pontos. E é óbvio que se ligar o backhaul via cabo vai ficar com uma porta só. E se ligar via rádio vai comer o tráfego do canal de controle da própria banda dele, o que pode não ser assim esperto se tiver mais que uma meia dúzia de dispositivos.

Em resumo, veja onde estão os dutos e o caminho deles e planeje a partir daí. Sugiro usar cabo pela simples aritmética, onde for possível, em especial para interligar os mesh. Ponha o wifi no alto, o switfh em um rack. Se for usar mais de um switch ou roteador o lugar que a lógica em geral escolhe é ao lado de alguma das TV, já que são grandes consumidoras de banda, não se costuma mover TV, e em geral tem portas ethernet que podem ser ligadas ao roteador com um cabo bem curtinho...

• Curtir 1
Postado

@arfneto Obrigado pela resposta! 

O plano é, conforme a planta, a partir de onde está indicado o quadro de rede acontecer a distribuição dos cabos. 

Então o plano é alocar a fibra da operadora ali, junto com um switch e a partir dele distribuir os cabos pelos conduítes para cada ponto indicado na planta. Acredito que com suas observações já tenha alguns ajustes para fazer.

Postado

@yuricordeiro 

2 horas atrás, yuricordeiro disse:

O plano é, conforme a planta, a partir de onde está indicado o quadro de rede acontecer a distribuição dos cabos

O que acontece é que a planta não conta a historia toda. Existe uma questão de topologia aí, a rota dos dutos e a cobertura do lugar.

Em geral nos apartamentos mais modernos há dutos para alarme e automação, para telefone e TV a cabo, para elétrica e tal. Eis o que acontece: automação, PABX e rede precisam de dutos em topologia "estrela"  onde  todos os dutos convergem para um ponto central. Telefone e TV a cabo usam dutos com topologia "barramento" em que o sinal entra no apartamento pela distribuição em geral no hall de serviço e vai indo de ponto em ponto pela casa toda.

E é completamente diferente uma coisa da outra. Se seu "quadro de rede" já existe precisa ver o que tem lá, seguindo a planta dos dutos. Se não tem, entenda que esse quadro deve estar numa posição central e dele devem sair dutos para cobrir a area toda. Não deve ficar numa ponta porque os cabos não vão caber nos dutos...

O que resolve para telefone não funciona para PABX. O que funciona para cabo coaxial não funciona para cabo ethernet. Apenas verifique antes de prosseguir

Esse quadro ao lado é de um apartamento de uns 10 anos. Tem 14 dutos. Alguns são lineares, um vem de fora, alguns dutos seguem de comodo em comodo.

Seguindo o map20241003_153438.thumb.jpg.760f5a2d6100c41ed21e1b7d54615424.jpga dos dutos dá pra ver se existe um ponto mais central onde instalar o switch principal.

Em algum lado pode ser preciso usar um outro switch porque não dá pra passar muitos cabos. Nesse local da foto por exemplo, na varanda existe um switch de 8 portas, no escritorio um switch L2 de 24+4 portas. Wifi fica nos tetos, dentro do forro.

E deu para usar bem os dutos originais.

• Curtir 2
Postado

@arfneto Neste caso não é um problema pois, como estamos reformando o apartamento inteiro, toda a parte elétrica está sendo refeita, bem como os caminhos para a parte de rede. Então qualquer tipo de desafio para passar os fios não nos afeta pois os caminhos estão sendo criados agora.

Mas baita explicação que me deu.

Aproveitando sua experiência, sabe me dizer se considerando minhas necessidades, este switch me atende?

https://www.tp-link.com/br/business-networking/omada-switch-poe/tl-sg2428p/v4/#overview

Postado

Neste caso não é um problema pois, como estamos reformando o apartamento inteiro, toda a parte elétrica está sendo refeita, bem como os caminhos para a parte de rede. Então qualquer tipo de desafio para passar os fios não nos afeta pois os caminhos estão sendo criados agora.

Acho que já sabia que eu ia dizer isso, mas.. A parte elétrica é uma coisa, o quadro de rede é outra. Então provavelmente não deve colocar seu quadro de rede na area de serviço certo?

Como expliquei, a realidade da infraestrutura de rede leva a colocar o quadro de rede numa posição central, nunca num canto da casa. O que não é o caso do quadro de elétrica, ou dos dutos para telefonia e TV a cabo. A área de serviço em geral é ok para elétrica e TV, mas quase nunca para rede e automação. Tenho um PABX em casa por exemplo, e o problema é o mesmo: topologia estrela vs barramento: a linha telefonica e o interfone ok, mesmo vindo da área de serviço, mas os ramais não podem usar esses dutos.

Exemplo: Se tem um switch de 24 portas vai ter potencialmente 24 cabos chegando nele. Se ele está no canto LESTE todos os cabos que vão para todo lado vão ter que seguir pelos mesmos dutos. E imagine o tamanho dos dutos que vai ter que usar... Mas se o switch estiver numa posição central com dutos saindo para a area intima, para a área de serviços, para a área de estar e para a varanda então vai ter melhor chance de distribuir os cabos usando dutos tipo os comuns de 1 polegada ou 3/4 em que cabem até uns 6 cabos CAT5E... 

E use os AP wifi ou os POD mesh no forro, mais eficiente e discreto. A realidade de rede wifi é diferente da realidade de rede ethernet via cabo (wifi também é ethernet).

Quanto ao switch de que falou, acho que leu quando eu escrevi

Em 01/10/2024 às 21:00, arfneto disse:

Considere um switch que tenha todas ou algumas portas PoE, para poder passar energia para as câmeras. E procure um switch que permita definir VLAN agora ou no futuro, para poder separar o tráfego das câmeras e da rede.

Esse modelo pode não ser a melhor escolha. Não precisa de todas as 24 portas com PoE, mas seria bom considerar um modelo com VLAN para permitir segmentar o tráfego da rede entre câmeras, dispositivos, IPTV, automação e coisas assim. Comprei ontem um switch similar a esse SG-2428P, o SG-3428 da mesma marca, que tem uma versão com portas PoE também. Sugiro comparar. Esse que comprei é L2, gerenciável, então pode separar o tráfego na rede e controlar tudo com muito mais precisão. Outra coisa que pode considerar é usar um switch  PoE com 8 e um L2 com 16 também, para reduzir os custos, deixando o de 8 para as câmeras... 

Postado

@arfneto trago ajustes aqui no projeto. 

1. Defini por um switch mais simples, de 16 portas por conta do espaço. Vai ser o TL-SG1016D 
  2. Na sala, escritório e quarto vou usar o switch de mesa LS105G
  3. A rede mesh vai ser com três Deco M5 Gigabit Dual-Band AC1300

Dessa forma a estrutura fica mais enxuta e prática. Como se trata de uma rede doméstica, vai atender bem. 

Sobre a área de rede ficar na área de serviço, nesse caso não temos um local melhor na planta. Por ser prédio (é obrigado ter sempre uma entrada de ar por conta do gas enganado), é o local mais ventilado da casa. Sobre os cabos e os dutos, dimensionamos um conduite para cada parede, que vai passar por cima do forro de gesso. Então vamo ter bastante mobilidade com os cabos tanto na instalação quanto para futuras manutenções.

O que acha dos pontos?

Captura de Tela 2024-10-09 às 15.45.18.png

Postado
5 horas atrás, yuricordeiro disse:

1. Defini por um switch mais simples, de 16 portas por conta do espaço. Vai ser o TL-SG1016D 
  2. Na sala, escritório e quarto vou usar o switch de mesa LS105G
  3. A rede mesh vai ser com três Deco M5 Gigabit Dual-Band AC1300

Dessa forma a estrutura fica mais enxuta e prática. Como se trata de uma rede doméstica, vai atender bem. 

Pode ser. Vai usar 16 + 5 portas e não um switch de 24? E um switch de 16 portas usa o mesmo espaço que um de 24 ou mesmo de 48. Os de 16 vem com abas largas para encaixar na mesma altura dos outros de 24. Vai ver na embalagem as tais abas. Em geral se põe essas coisas em um rack.

20241001_111508.thumb.jpg.b1e77b55aa122dc2c2325085a0beaf24.jpgVeja ao lado como no caso de 24 portas as abas são estreitas, tipo 1 polegada de cada lado. São aparafusadas.

Vai notar que um switch de mesa é um porre porque eles são leves e ficam andando e vai ter claro cabos em volta dele que enroscam em tudo.

Acho difícil justificar comprar os M5 e não os X50 ou X20 dessa mesma marca, que são muito melhores e de outra geração.

5 horas atrás, yuricordeiro disse:

Sobre a área de rede ficar na área de serviço, nesse caso não temos um local melhor na planta. Por ser prédio (é obrigado ter sempre uma entrada de ar por conta do gas enganado), é o local mais ventilado da casa. Sobre os cabos e os dutos, dimensionamos um conduite para cada parede, que vai passar por cima do forro de gesso. Então vamo ter bastante mobilidade com os cabos tanto na instalação quanto para futuras

20241009_212331.thumb.jpg.cf766d14b25c8113a9d4b65d0d2812b8.jpg

Esses aparelhos não requerem ventilação. Sequer tem ventoinhas. Na planta parece claro que no hall intimo numa posição elevada, ainda mais considerando que os dutos vão estar no teto, é o lugar ideal para colocar esses aparelhos, provavelmente no seu caso em um rack de 5U. Gasta menos cabo e já poderia usar os mesh ligados via cabo no próprio forro, com o canal de controle rodando via cabo.

Esse aí do lado é de onde estou agora. É um rack de 8U onde vai ficar um armário no futuro, É um apartamento de dois pisos e ficou ok com um único switch de 24 portas e só dois POD X50.

Como está numa posição central foi usado um mínimo de cabos e sem dificuldades.

Desistiu de PoE para as câmeras? E das VLAN para separar o tráfego? Ou vai usar outro switch depois do 105G?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...