Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Galera! 

Está me ocorrendo uma coisa bem chatinha, que não consigo resolver de nenhum jeito. 

Tenho uma B550M steel Legend + Ryzen 7 5700X3D.Tenho um único pente de 16GB de 3600mhz da XPG. Acontece, que não consigo setar de jeito nenhum para que a BIOS aceite os 3600mhz, a frequência máxima que ela aceita é 3200mhz. 

Entendo um pouco do assunto, mh BIOS veio na versão 3.20 (a penúltima do site da ASRock). Atualizei para a 3.40, e não fez nenhuma diferença kkkk. Antes que perguntem, eu uso a memória no primeiro slot, que é o indicado pela própria ASRock. Ja tentei setar manualmente a tensão / frequência e também no XMP 2.0. A placa simplesmente não salva as configs quando coloco em 3600mhz. 

• Curtir 1
Postado

Fazendo uma pesquisa, vi que seu processador Ryzen 7 5700X3D tem suporte para até 3200MHz nas memórias. Isso, no site oficial da AMD.

Obviamente você pode tentar fazer overclock indo atrás de mais frequência e tentar estabilizar. Mas, são vários fatores que são levados em consideração. Pois, além do pente de memória dar suporte a tal frequência, o controlador de memória da sua CPU (IMC) e até mesmo sua placa-mãe precisam conseguir estabilizar essa frequência.

Mas, o que realmente vai te incomodar bastante é o IMC mesmo. Onde, não tem como saber o comportamento dele até testá-lo. Acaba que todos os processadores, mesmo que de modelos iguais, vão ter um IMC diferente e tendo suas próprias limitações... É a loteria do silício.

A minha recomendação, é você usar até a frequência que conseguiu estabilizar, e comprar mais um pente para trabalhar em dual-channel.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

opa 
tenho uma xpg D35 em 3600hz 
estabilizei ela com o xmp ativo, setando manual em 3600hz

porém ela aceitou só na segunda tentativa 
a msi tem a opcao 
3600hz g1 
3600 g2 
ficando em 3591hz real 

no meu só vai no g2 
latencias ficam as mesmas cl16,20,20
tensão 1,35v

tenta colocar em 3599hz ou menor um pouco 
image.png.b243d81dcb87d339c2cb00027da08540.png

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, juhniu disse:

opa 
tenho uma xpg D35 em 3600hz 
estabilizei ela com o xmp ativo, setando manual em 3600hz

porém ela aceitou só na segunda tentativa 
a msi tem a opcao 
3600hz g1 
3600 g2 
ficando em 3591hz real 

no meu só vai no g2 
latencias ficam as mesmas cl16,20,20
tensão 1,35v

tenta colocar em 3599hz ou menor um pouco 
image.png.b243d81dcb87d339c2cb00027da08540.png

Tarde

Pode subir que as memória aguenta, aqui tenhos  4 pentes de 8Gb DDR4 3600 só que da kingston e consegui mais de 3900Mhz.

@joao_tl1 tarde

Aumente a tensão das memórias para 1.35 ou 1.40 volts.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...