Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Pessoal, uso uma 4060ti + Ryzen 5600 e 16 de ram, recentemente comecei a jogar throne and liberty e logo de início percebi uns travamentos estranhos quando tem muito player junto, dai ativei o msi pra verificar o uso da gpu e cpu, a placa de vídeo não passa de 60% de uso, o processador fica por volta de 70%, isso com os gráficos no alto, pois no épico o fps cai bastante e o uso da gpu não aumenta de jeito nenhum, isso é normal? em jogos como cyberpunk chega a 200fps com 90% de uso e fica lisinho, porque isso não acontece no throne and liberty? Alguém pode me ajudar? Sou leigo e tô com receio da placa estar com defeito, não esperava essa performance dela... 

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, bruno.vital.alves.ba134.ba disse:

Pessoal, uso uma 4060ti + Ryzen 5600 e 16 de ram, recentemente comecei a jogar throne and liberty e logo de início percebi uns travamentos estranhos quando tem muito player junto, dai ativei o msi pra verificar o uso da gpu e cpu, a placa de vídeo não passa de 60% de uso, o processador fica por volta de 70%, isso com os gráficos no alto, pois no épico o fps cai bastante e o uso da gpu não aumenta de jeito nenhum, isso é normal? em jogos como cyberpunk chega a 200fps com 90% de uso e fica lisinho, porque isso não acontece no throne and liberty? Alguém pode me ajudar? Sou leigo e tô com receio da placa estar com defeito, não esperava essa performance dela... 

Bom dia, Bruno. Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

Se sua performance está alta e estável em outros jogos, e nesse caso específico, o desempenho não está tão bom, apesar de sobrar potência no seu PC, o problema pode ser o jogo em si, e não o seu PC. Poderia nos informar o resto do seu setup (placa-mãe e fonte, especialmente)?

• Obrigado 1
  • guilherme_dr alterou o título para Throne and Liberty com travamentos em PC com GeForce RTX 4060TI e Ryzen 5 5600
Postado

Jogos MMO tendem a focar muito menos em gráficos (para ser um jogo acessível até para PCs um pouco mais fracos), por isso não usa tanto da sua placa de vídeo, mas devido a alta quantidade de jogadores online, o uso de CPU é bem maior. E eu vi que esse jogo é baseado na Unreal Engine 4, a Unreal Engine em si é uma engine bem problemática, tem muito problema com compilação de shaders (algo que pesa na CPU), também é comum jogos nessa engine darem uma pequena travada em locais específicos do mapa, quando você sai de uma área para uma outra. Para ter uma experiência mais consistente, é interessante tentar travar o jogo numa taxa de FPS que seu PC roda confortavelmente, assim seu hardware terá folga para lidar com os problemas.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, bruno.vital.alves.ba134.ba disse:

@Gabriel U a placa-mãe é uma b550m e a fonte uma Pichau nidus 650. muito obrigado pela resposta

Entendo. Usuários mais experientes na parte específica de hardware (como o @GuilhermeGB, por exemplo) podem te ajudar a determinar se a qualidade do seu setup também é um fator a se considerar, nesse caso. Entendo muito pouco sobre fontes, e normalmente, instabilidades de performance também podem ter a ver com a eficiência no fornecimento de energia, mas esse não parece ser o seu caso específico.

Minha sugestão pra você é uma solução de problemas manual online, isto é, fazer uma pesquisa sobre os principais problemas de performance do jogo em específico, verificar o relato de outros jogadores e se há alguma forma de contornar os problemas. Sugiro não fazer muitos ajustes no seu sistema ou nos seus drivers, por exemplo, já que os outros jogos funcionam numa boa (senão, você corre o risco de, na tentativa de resolver um problema pontual, acabar criando outros).

Postado

@bruno.vital.alves.ba134.ba estava dando uma olhada no jogo rodando numa configuração proxima da sua, no caso é uma RTX 4060 e não uma RTX 4060 Ti. Aparentemente o desempenho está bom, o uso da CPU está relativamente baixo, diferente do que você relatou (70%). Isso me faz desconfiar que talvez haja algo errado aí com você.

Postado

@GuilhermeGB boa noite, eu fiz uns testes aqui e tive esses resultados:

image.png.f0759df7c3f7359195b17805ed8184ca.png eu configurei o msi pra mostrar mais detalhes do fps max e min mas ele apresentou problemas e so mostrou esse aí (mas fica variando de 100 a 60)

eu segui todas as dicas desse Vídeo mas não senti que deu uma melhorada no uso da gpu, so que com o que você me disse agora eu prestei mais atençao no uso da cpu e percebi q ela realmente aumenta quando to perto de varios players e diminui quando to longe. sobre os travamentos q falei eles diminuiram depois q eu desativei o vsync do monitor (ultragear 24'') mas ainda sinto umas leves travadas... você acha que eu devo fazer o overclock pra melhorar essa questão da cpu? (uso a pasta termica e cooler q veio nele). muito obrigado pelas respostas

• Membro VIP
Postado

Bom dia a todos novamente.

13 horas atrás, bruno.vital.alves.ba134.ba disse:

eu segui todas as dicas desse Vídeo mas não senti que deu uma melhorada no uso da gpu, so que com o que você me disse agora eu prestei mais atençao no uso da cpu e percebi q ela realmente aumenta quando to perto de varios players e diminui quando to longe. sobre os travamentos q falei eles diminuiram depois q eu desativei o vsync do monitor (ultragear 24'') mas ainda sinto umas leves travadas... você acha que eu devo fazer o overclock pra melhorar essa questão da cpu? (uso a pasta termica e cooler q veio nele). muito obrigado pelas respostas

Seguinte: quando encontrar vídeos e tutoriais sobre melhoria de desempenho no Youtube, que te peçam pra mexer num componente tão sensível quanto o Editor de Registro do Windows, proçeda sempre com MUITA CAUTELA, e além disso, sempre crie um Ponto de Restauração antes de fazer essas alterações. Basicamente, o que o cara do vídeo te ensinou a fazer foi reduzir (e muito) as limitações do Gerenciamento de Energia do seu sistema, o que NÃO é necessário em relação à performance dos seus jogos, mas, a depender da qualidade do seu setup, também não representa necessariamente um problema.

Agora, sobre os prints: ao que parece, o DLSS está facilitando muito o trabalho da sua placa de vídeo. Além disso, creio que o seu monitor esteja numa resolução até bem confortável para ela. O que eu te aconselho a fazer, para testar se o uso da sua placa pode aproveitar um pouco mais o limite dela, é travar seus FPS através do RivaTuner em 60fps ou 120fps, por exemplo, e ir testando os ajustes gráficos mais altos dos jogos (sem DLSS primeiro, e depois com DLSS), e depois, testar com os FPS destravados, para verificar a consistência da sua performance.

Por fim, no caso específico do Throne and Liberty, sugiro que você trave os seus FPS e jogue com eles assim (isso deve dar folga suficiente ao seu setup para contornar a instabilidade e os problemas de performance do jogo).

• Solução
Postado

@bruno.vital.alves.ba134.ba tem algo errado com seu CPU, ele não está operando na frequência correta. Veja que está a 3450MHz, sendo que o normal em jogos seria estar uns 1000MHz acima (no vídeo que eu mandei mesmo, ele está a 4450MHz, mas é normal variar um pouco mais pra ou pra menos). Também é bom verificar se todos os 6 núcleos/12 threads estão habilitados, você consegue ver isso no gerenciador de tarefas do Windows mesmo. Qual seria o modelo da sua placa-mãe? Qual versão de BIOS ela está usando?

Postado

@GuilhermeGB opa, pelo visto essa é a frequência padrão do cpu, será que devo aumentar então? como faço isso?

Capturadetela2024-10-11192520.png.e0f43fe9d9aa83715a134a26586b9d1e.png

sobre a placa-mãe, é uma b550m k e a ultima vez que atualizei a BIOS foi assim que montei o pc, em março. no site eu vi que tem novas atualizações, vou atualizar novamente e depois volto com o resultado. obrigado pela resposta

Capturadetela2024-10-11193135.thumb.png.e2bd0a7e2028f4ebb108481dc3196ebe.png

Postado

@bruno.vital.alves.ba134.ba a velocidade base é 3,5GHz, mas o CPU só fica travado no clock base de tiver alguma coisa o impedindo de subir, porque ele tem uma margem para turbo bem acima dos 4,0GHz. No vídeo acima você pode ver ele rodando o game a 4,45GHz, e na maioria dos vídeos que eu vejo o 5600 rodando games, é mais ou menos nessa frequência também.

O B.O. parece estar do lado da sua placa-mãe, a Gigabyte B550M K é uma placa com construção bastante capada, chega a ser vergonhoso uma marca como o Gigabyte vender uma placa assim. Tempos atrás um usuário relatou pra mim que essa placa estava capando o desempenho do Ryzen 5 5600 dele, ele trocou de placa-mãe e a situação se resolveu. O VRM dessa placa é inferior até a algumas A520 bem mais baratas que ela, como é o caso da Gigabyte A520M S2H, mas isso não deveria ser tanto um problema para um Ryzen 5 5600, que não é tão exigente.

Sugiro você tentar atualizar a BIOS, vamos torcer para que seja algum bug e que seja corrigido com a atualização.

Postado

@GuilhermeGB  fiz o overclock, melhorou bastante a questão dos travamentos, acho que era a minha unica opção mesmo já que pela BIOS dessa placa-mãe não é possível. Eu vi um criador de conteudo dizendo que a memória ram tambem influencia bastante nesse jogo, e como tenho só 16gb isso faz diferença. Muito obrigado pelas respostas!!

Capturadetela2024-10-13230415.png.be8a62785e42e70f96db926c3dee85df.png 

tirei esse print do desempenho numa area do mapa que é cheia de players. Coloquei 4350mhz mesmo, monitorei a temperatura e ela não passa de 60 graus, ja a tensão coloquei em 1.125. Acho que o fato de eu ter ar condicionado ajuda muito a manter uma temperatura equilibrada. Novamente muito obrigado pelas respostas!!

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, bruno.vital.alves.ba134.ba disse:

tirei esse print do desempenho numa area do mapa que é cheia de players. Coloquei 4350mhz mesmo, monitorei a temperatura e ela não passa de 60 graus, ja a tensão coloquei em 1.125.

Experimenta o curve optimizer (modo per core) + auto oc do Ryzen Master, provavelmente dá pra conseguir + uns ~300 MHz mantendo a mesma temperatura.

Postado

@GuilhermeGB eu uso dois de 8gb em dual channel, mas agora to considerando comprar mais 1 ou 2 modulos de 8gb pra melhorar esse desempenho... eu devia ter me informado melhor durante a compra das peças do meu pc, pensava que ter uma boa placa de Vídeo e um processador decente já seria o suficiente, mas hoje vejo que é melhor equilibrar o kit inteiro pra extrair o melhor de tudo. Obrigado pelas respostas, você ajudou bastante

Postado

@bruno.vital.alves.ba134.ba não recomendo que faça isso de adicionar mais memória, substitua seu par atual de 8GB por um novo par de 16GB. CPUs de desktop costumam perder estabilidade com lidam com mais de 1 módulos por canal (eles só suportam 2 canais, por isso dual-channel), você pode ter muita dor de cabeça pra conseguir usar seu PC com 4 módulos, e com 3 módulos seria ainda pior.

A maioria dos jogos ainda rodam bem com 16GB, esse aí realmente me surpreendeu por exigir tanta RAM. Talvez seria porque você tem muita coisa aberta em segundo plano? Se você for do tipo que usa muita coisa no PC ao mesmo tempo, você é meio que obrigado a ter RAM de sobra.

• 3 semanas depois...
Postado

@bruno.vital.alves.ba134.ba Mano, eu tentei fazer overclock, eu tenho as mesmas configs mas com 32gb de ram e não pego mais do que 40fps, tem algo SUPER errado e eu não consigo achar, atualizei BIOS, instalei tudo que era driver, formatei o pc 3x já, uso o app adreneline, já usei lossless scaling da steam, eu tentei TUDO e não passa de 40fps, alguma ideia do que tu fez pra melhorar um pouco?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...