Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,
É exatamente essa a pergunta pessoal, vale a pena sair de um emprego de dev que eu considero confortável por um que a renda é 20% melhor na área de TI?

vale a pena desistir de um emprego com um ambiente bom, que todos me respeitam, com beneficios comuns mas sempre todos em comunhão e sempre tendo festas/agradecimentos/etc.. para um que eu não sei como é o ambiente por causa da renda 20% maior e alguns benefícios a mais?
Recentemente surgiu algumas oportunidades assim e eu realmente tenho medo de fazer a escolha errada, alguma dica?

Para os devs de plantão que ficam migrando de vaga em vaga, o que acham?

• Swalls alterou o título para vale a pena sair de um emprego confortável para outro com renda 20% maior?
Postado

Interessante a pergunta, mas acho ela bem complexa, porque leva muito em consideração o quanto você se importa com o ambiente de trabalho e o quanto ele te afeta, acho que senioridade importa muito nisso, as stacks com as quais você irá trabalhar. Eu particularmente não me importo muito, acho que todo mundo está lá porque quer seu salário e nada mais, essa questão de "salário emocional" não é muito relevante e nem sequer se compara com salário, o quanto a vaga é benéfica para sua carreira ou o quanto ela te dá de liberdade para ter projetos simultâneos ou outras coisas assim (tem vaga em fábrica de software que vai te fritar). Até porque boa parte dos devs não querem ficar estagnados ou fazendo código e se fritando pro resto da vida. Não sei kkk, é só minha opinião

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Se tem uma relação boa com o teu patrão, acho válido abrir o jogo, dizer que tá cogitando sair pra pegar um salário maior mas que gosta muito do ambiente atual, e perguntar se ele não teria alguma proposta ($$) pra você ficar.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

eu acho que depende um pouco, quando se trata de salário tratar em porcentagem é relativo...

com o que eu ganho hoje 20% da uma boa diferença ja que ganho relativamente bem, mas depende um pouco da experiencia que você encontrará na outra empresa.

ja troquei de trabalho por muito menos que isso por falta de valorização e ambiente toxico e no trabalho novo o ambiente era um pouco melhor só que o "clima" da empresa era totalmente diferente, dai o diretor do trabalho antigo me chamou pra voltar com condições muito melhores (mas só porque sabiam que não tinha ninguém com a capacidade que eu tenho pra fazer o trabalho).

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

Seguindo os relatos dos colegas acima, eu acho que as pessoas olham muito pros números na conta do que a sua saúde mental. Não trabalho na área de TI, mas trabalho em uma empresa mesmo assim e acredito que você estando em um ambiente saudável é muito melhor do que em um ambiente onde não te tratam como ser humano só para aumentar o seu saldo.

1 hora atrás, Davi Labre disse:

essa questão de "salário emocional" não é muito relevante e nem sequer se compara com salário

Discordo com você nessa parte. Entendo a sua opinião e ponto de vista, mas grande parte das pessoas sofre muito com doenças e traumas psicológicos por conta do trabalho e isso afeta demais na relação da pessoa no geral. Essa corrida para ganhar um salário mais alto ignorando o teu corpo físico, mental e espiritual nos torna simples pedaços de carne ganhando uma recompensa por horas e horas de trabalho árduo e, dependendo do caso, próximo da escravidão.

Além do mais, você se torna mais produtivo e disposto a melhorar e fazer um bom trabalho quando se é valorizado.

Esta é minha visão.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Pergunta interessante. Uma questão que eu me faria, se estivesse no seu lugar, seria: se eu tomar essa decisão, estarei ganhando 20% a mais de salário. Mas o que exatamente isso vai me custar?

A minha pergunta se direciona ao sentido da sua qualidade de vida e gerenciamento de tempo. Seu novo emprego respeitaria a sua jornada de 8hrs ou exigiria mais de você, além dessas 8hrs, ou além do seu emprego atual, por exemplo? A depender da forma como te descrevam a vaga, suas atribuições e responsabilidades, além do quanto de tempo esse trabalho realmente vai te custar, isso é algo a se considerar. Nenhuma grana do mundo é mais importante do que um segundo a mais do seu tempo, entende?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Swalls

Mas você é dev e a nova proposta sai do contexto dev para TI de forma generalista?

Uma dev relativamente famosa, a "Code By Duda" explanou uma situação que lembra bastante a sua, porém ela não saiu da área de programação para assumir uma outra posição em que, apesar de ainda estar no contexto de dev saiu totalmente do contexto específico que ela era acostumada para uma nova linguagem/framework:

20% pode ser bom MAAAS acredito que somente se você estiver saindo de um ambiente de estagnação/insalubridade para uma melhor e que claramente lhe permita um crescimento vertical, independente se na mesma área (Dev) ou em outra (TI).

• Obrigado 1
Postado

@Linio Alan Caraca, é exatamente por isso que estou passando, pegou exatamente na ferida, porém não sei como cargas d'gua ela conseguiu estudar e reestudar tudo isso em 4 meses.

Uma das coisas que realmente me identifiquei foi ela estudar todo dia se especializando profundamente na mesma tecnologia, diria que é o meu caso atual, por ex, apesar de ter uma base de N tecnologias, diria que aquilo que eu tenho todo um domínio completo é o python: sei praticamente tudo, desde sua história, construção, boas práticas, truques, arquitetura interna, profiling, patterns que só ele pode ter, etc.. afinal é com isso que eu mexo quase todo dia.

• Membro VIP
Postado

Legal, ah então essa Duda é braba demais! Mudou de emprego, aprendendo linguagem nova e ainda terminando uma Pós na USP! Cara a mina é muito diferenciada!

Bom mesmo assim cada um tem o seu tempo, mudar nunca é fácil mas definitivamente ficar na 'Área de Conforto' indefinidamente é ruim quando a 'Área de Segurança' não se expande, a própria Duda explanou sobre isso no vídeo mais recente no canal dela.

E Python a gente vê realmente em muitas muitas vagas, desde infraestrutura, passando por Cloud, Redes e Security... e claro Dev! Tudo depende porém do que você quer pra você, eu por exemplo migrei de Redes/Service Provider para Security e gostei muito! Expandi minha 'Àrea de Segurança' e ao mesmo tempo minha 'Área de Conforto' (já sondava security ao menos 4 anos antes de me movimentar).

• Obrigado 1
Postado

@Swalls Putz, em se tratando de mudar de stack por 20% eu não sei se faria, acho que novamente depende da sua senioridade, talvez se você for muito júnior faça até sentid. Mas eu tentaria vagas na stack onde você é mais especializado e onde tem mais valor, pois se estão te pagando 20% a mais numa stack que você não domina, você também poderia ganhar esses 20% ou mais trabalhando com Python e tornando você um profissional mais senior com essa linguagem.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Independente do setor, tem que se analisar os prós e os contra. Eu me precipitei saindo de um concurso público anterior(nível estadual) para assumir uma vaga em concurso de nível federal e me arrependi completamente.

As vezes um ganho a mais não substitui a tranquilidade já conquistada.

A estrutura e as ferramentas de trabalho da instituição pública anterior eram infinitamente superior à instituição em que estou atualmente,sem contar que tinha 03(três) dias de teletrabalho.

No trabalho atual a gestão é arcaica, ferramentas são ultrapassadas e o ganho não compensa o stress.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!