Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente fiz a troca da minha placa de vídeo de uma GTX 1050 Ti para uma rx 6600, porém quando fui verificar no GPU Z estava no PCIe 8x 4.0, e a placa de Vídeo rx 6600 roda em pcie 16x 4.0, queria saber se pode ser culpa da minha placa-mãe que é uma A320M-HD r4.0 que tem PCIe 16x 3.0, pensei que a placa ia mudar para rodar em 16x 3.0 mas foi pra 8x 4.0. alguém pode me explicar o porque e se pode ter algo de errado?
(Também percebi que a placa esta com desempenho mais baixo que o normal, em jogos que era pra estar em 60 pfs em 1080p(1920 x 1080) está ficado em 40 fps em 900p(1600x900).

já limpei os pinos e não resolveu.

imagem_2024-10-12_190838031.png

Postado

Cara, acho que você se enganou, porque essa placa é PCI-E 4.0 x8. Inclusive, eu acho que a sua RX 6600 é a mesma da minha da XFX né? Sobre o desempenho dela, a minha está normal. Por incrivel que pareça ela começou ruim também aqui. Mas depois que eu atualizei os drivers, ela rodou incrivelmente bem os meus jogos.

Postado

sim é da XFX, depois de fazer uma pesquisa vi que era 4.0 x8 mas vendo os testes dela em alguns jogos vi que ela dava 60 fps como elden ring, read dead etc, todos os testes foram feitos em 1080p, nesses mesmos jogos dos testes a minha placa de Vídeo esta tendo um desempenho ruim como 40 45 fps, essa Fps baixo pode ser por causa da minha resolução (900p)?

sobre os drivers os meus já estão atualizados mas não mudou o desempenho.

Postado

Usa gráfico integrado no CPU? Ryzen 3200g, 4600g ou 5600 GT ou qualquer 1 tenha grafico integrado? Se sim, tenta desinstalar os drivers antigos usando alguma ferramenta de desinstalação como o DDU Driver(mesmo tendo um Ryzen 5 5600GT, não precisei fazer isso, acho que pode ser algum problema relacionado a instalação).

Sobre a placa, quando chegou e coloquei aqui, também apresentou um desempenho baixo, mas depois que eu desinstalei o MSI Afterburner e o Riva Turner, a placa voltou com o desempenho máximo. Acontece que eu acho que eu não soube mexer no software do Msi Afterburner e no Riva e acabei capando a placa sem querer kkkk(não permanentemente é claro, momentaneamente).

Mexeu em algo no Msi Afterburner? se mexeu, recomendo desinstalar(retira tb as configurações dele e usa a placa pura, pode ser que você tenha mexido na frequência das memórias, no clock, etc.)

Se você tiver usando o msi afterburner, manda a foto, so para constar eu tb tenho a mesma placa.

Postado

realmente eu mexi no msi after burner mas ele nunca ta aberto eu sempre deixo ele fechado, nem no segundo plano e meu processador é um Ryzen 5 4500 não tem grafico integrado, quando você falou que tinha atualizado os drivers eu pensei que esse baixo desempenho podia ser por que eu não tinha os drivers antigos.

vou fazer o que você disse de desintalar e instalar o msi.
mas uma coisa o meu é windows 11 será que isso interfere?

Imagens de antes de desintalar o MSI.

Captura de tela 2024-10-12 233343.png

Captura de tela 2024-10-12 233402.png

Captura de tela 2024-10-12 233416.png

Captura de tela 2024-10-12 233500.png

@Calebe A Melo sobre a versão do msi after burner qual eu instalo?image.thumb.png.c832c7f32a5af586ef16c52428854382.png

@Calebe A Melo depois de reintalar, o fps não mudo.

Captura de tela 2024-10-13 001624.png

Captura de tela 2024-10-13 001638.png

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Radeon RX 6600 rodando em PCI-E 4.0 x8
  • Coordenador
Postado

@guilherme Perego A Radeon RX 6600 usa PCI-Express 4.0 x8 mesmo. No caso da sua placa-mãe, por limitação da versão, está rodando em PCI-E 3.0 x8.

A perda de desempenho será muito pequena, desde que você ative o recurso de ReBAR (Resizable BAR) / S.A.M. (Smart Access Memory) na BIOS da sua placa-mãe. Consulte o manual para localizar o recurso lá.

• Curtir 2
Postado

Isso pode estar acontecendo por alguns motivos. Embora sua placa-mãe tenha um slot PCIe 3.0 16x, ela pode estar operando em 8x 4.0 devido à limitação de pistas PCIe ou ao comportamento do BIOS da placa-mãe. O chipset A320 é básico e pode não fornecer suporte completo para 16x com GPUs de nova geração. Sugiro verificar se há uma atualização de BIOS disponível, que pode melhorar a compatibilidade. Além disso, certifique-se de que nada está fisicamente limitando o slot ou as pistas (como SSDs NVMe ocupando linhas PCIe).

• Curtir 1
Postado

@KairanD, Por incrivel que pareça eu não ativei o ResiableBar, acabei não optando por que não achei necessário.

Você fez um overclock né? @guilherme Perego. Tenta setar em 2044 ali onde ta escrito "2709". Se não, tenta mandar um print do RivaTurner em algum jogo pesado que você tem ai. Quero ver os usos de CPU e GPU. Ademais, eu acho que esse overclock extremo possa ter prejudicado a perfomance dela, tem sempre que ajustar aos poucos, até que gere uma estabilidade bacana.

Sobre o Resiable Bar, eu acho que depende, se você joga alguns jogos mais leve ou mais antigos(2018 para baixo), não acho necessário ativa-lo ainda.

Sobre essa questão de att de BIOS, não acho que seja o problema, já que a RX 6600 é antiga(no mercado, quero dizer) e sua placa-mãe não recebe tantas atualizações de BIOS. 

Sua placa-mãe: https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD R4.0/index.br.asp#BIOS

Recomendo que você jogue algum jogo e estabiliza esse Core Clock em 2044, pode deixar o Memory Clock sem mexer.

Sobre a versão do MSI Afterburner, se eles disponibilzaram a beta é por que ela é relativamente estável, RELATIVAMENTE. Mas sempre opte pela versão final, versões betas podem apresentar erros inesperados em alguns sistemas.

• Moderador
Postado
35 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

Sobre o Resiable Bar, eu acho que depende, se você joga alguns jogos mais leve ou mais antigos(2018 para baixo), não acho necessário ativa-lo ainda.

Não tem nenhum motivo para NÃO ativar. É performance extra de graça...

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado
4 horas atrás, LeoFresko disse:

Embora sua placa-mãe tenha um slot PCIe 3.0 16x, ela pode estar operando em 8x 4.0 devido à limitação de pistas PCIe ou ao comportamento do BIOS da placa-mãe.

Não está operando a 3.0 x16, mas sim a 3.0 x8, como o print que ele enviou demonstra. O padrão da placa é que seria 4.0 x8. No sistema dele, é normal operar a 3.0 x8.

3 horas atrás, Calebe A Melo disse:

Por incrivel que pareça eu não ativei o ResiableBar, acabei não optando por que não achei necessário.

Deixar de ativar o ReBAR / S.A.M. em um sistema limitado a PCI-Express 3.0 é jogar desempenho fora:

Esse recurso deve sempre estar ligado, principalmente no caso dessas placas de entrada, que são todas limitadas a x4 ou x8 (sejam AMD ou Nvidia).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Faz o seguinte, vai no MSI Afterburner e faz aquilo que eu te falei no comentário #8.

Mas eu realmente estou surpreso. Não era para sua placa está com esse desempenho, principalmente no elden ring. Eu acho que isso pode ser algum problema na instalação do driver, ou questão do over cloking mesmo. Se caso, você setando em 2044 e não melhorar, reinstala os drivers novamente. Pode ser também um problema na placa, o que eu acho difícil.

Sobre a questão do Resiable Bar, se a sua placa-mãe tiver suporte, pode tentar, mas eu acho ideial que você resolva o problema desse FPS baixo antes de ativa-lo. Por que era para você estar jogando a mais de 80 FPS com tudo máximo, principalmente a 900p.

Postado

Também gostaria que você habiltasse o 1% low e a média de fps pelo MSI. Eu quero ver se as médias e o 1% estão mais altos que o FPS em tempo real em si. Aconteceu comigo também, liguei o Forza Horizon 4 e o meu FPS estava a 40 e as médias estavam a 92 fps kkkkkk.. Literalmente o FPS do jogo baixo, mas as médias altas.

Postado

Uma coisa que não tinha dito, quando fui fazer a instalação da minha placa de vídeo, ao encaixar ela não fechava totalmente a trava e não fez o barulho que a trava faz ao encaixar, mas dava pra fechar a trava manualmente sem dificuldade.

Postado

Comigo foi assim tb, mas desde que ela fique presa, acho que é suave.

Tenta ativar as média e o 1% low para gente ver como tá o FPS no geral, porque se as médias estiverem mais altas que o FPS atual. Talvez possa ser o mesmo problema que eu estava.

Postado
49 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

Sobre a questão do Resiable Bar, se a sua placa-mãe tiver suporte, pode tentar, mas eu acho ideial que você resolva o problema desse FPS baixo antes de ativa-lo

O problema de FPS abaixo do esperado é literalmente por causa do ReBAR desativado...

32 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

Aconteceu comigo também, liguei o Forza Horizon 4 e o meu FPS estava a 40 e as médias estavam a 92 fps kkkkkk.. Literalmente o FPS do jogo baixo, mas as médias altas.

Isso não faz o menor sentido, é impossível a média estar alta enquanto o fps instantâneo está consistentemente baixo. A média é calculada a partir de uma composição do fps instantâneo ao longo do tempo. É como dizer que a média de altura da tua família, com 1,70; 1,65; 1,75; 1,68; resulta em 1,80. Simplesmente não tem como.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Cara, eu não ativo o resiable bar e mesmo assim tenho mais FPS que ele, uso literalmente a mesma placa que ele. e aconteceu esse fenomeno, cheguei até a jogar assim. OU um problema de drivers ou é um problema da placa(improvável). 

E sim, aconteceu esse fenômeno comigo, até pensei, que deveria alguma coisa no jogo, mas médias se mantiverem constantes girando em torno de 92 FPS mesmo. Sem falar que ResBar dele ta ativado, eu ainda recomendo que ele resolva esse problema antes de ativar o ResBar justamente pelo fato dele mascarar o problema. Eu acho que é algum problema no Driver mesmo, a sua placa apresenta o mesmo problema que a minha pelo menos, rodava com um desempenho inferior ao esperado.

Postado
29 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

@Shaman93 Cara, eu não ativo o resiable bar

Como explicado anteriormente, você está capando sua placa e deixando desempenho na mesa por causa disso, sem motivo algum pra isso. Se for uma placa-mãe com PCI-e 4.0, o efeito é menor, já em 3.0 é bem relevante a perda.

e aconteceu esse fenomeno, cheguei até a jogar assim.

Não tem como, colega. O FPS médio é o instantâneo dividido pelo tempo. Eu entendo que você ache que aconteceu isso daí, mas simplesmente não tem como... Se gravar um vídeo aí provando o contrário, eu engulo as minhas palavras. É uma coisa que eu absolutamente nunca vi e que não faz nenhum sentido. Uma coisa é volta e meia o fps instantâneo cair abaixo do médio (bem comum), outra é tu afirmar que o médio tá acima do instantâneo consistentemente, isso não tem como acontecer.

eu ainda recomendo que ele resolva esse problema antes de ativar o ResBar justamente pelo fato dele mascarar o problema

O ReBAR desativado é A ORIGEM do problema, ou de grande parte dele... Tanto que só de ativar parece que já deu uma boa melhorada.

16 minutos atrás, guilherme Perego disse:

então eu desativo o ReBAR?

Não, não tem qualquer motivo pra isso. Passa a configuração completa da máquina, incluindo fonte e memórias (frequência e latência também). Tem problema de desempenho em algum outro jogo ou só nesse?

• Curtir 4
Postado

Ryzen 5 4500, Rx 6600, fonte nidus 500w, placa-mãe A320M-HD r4.0, x1 memória de 16gb 3200mhz, x1 HD 1TB, x1 SSD sata 256GB.
(C: SSD; D. HD).(Windows 11 64bit).

(observação: eu uso um adaptador de cabo VGA para HDMI, meu monitor so tem suporte para VGA e a placa de Vídeo HDMI).

gpuz.gif

Captura de tela 2024-10-13 151837.png

Captura de tela 2024-10-13 151900.png

Captura de tela 2024-10-13 151916.png

Captura de tela 2024-10-13 151926.png

Captura de tela 2024-10-13 151942.png

bios.jpg

• Confuso 1
Postado

Putz, que coisa estranha então velho. Eu tive um problema parecido com o seu com baixo desempenho quando começei a usar ela aqui e eu resolvi ele desinstalando o MSI Afterburner e instalando a versão mais recente do driver, pelo o que eu me lembro. Sobre desativar, não acho que mais necessário, já que com ele funciona melhor, fica assim. 

Ahh, você mandou a foto no #18, pelo o que eu vi aqui, aparentemente a GPU não está sendo usada no 100%. Está capada, como se ela estivesse mais fraca que o normal. Eu acho que tu consegue resolver isso manipulando a placa pelo próprio adrenalin ou pelo MSI Afterburner. Sem falar que 35 Watts com tudo máximo é um consumo baixo também.

@Shaman93, Cara esse jogo não precisar do Resiable Bar para rodar a mais de 70 FPS no máximo, do jeito que a placa saiu da caixa, com uma att de drivers, era para estar rodando a pelo menos 80 FPS no máximo em 900p. Como disse, sei que o Resiable Bar tem o seu valor, mas eu não preciso fazer dele, então eu não uso. 

Mas no seu caso, eu acho que a placa está travada @guilherme Perego. Deve ter alguma maneira de destravar ela usando algum manipulador como o MSI Afterburner o próprio Adrenalin. Ademais, qual é a sua fonte de energia? Por que com os graficos no máximo era para sua placa estar entre 70 a 100W no Elden Ring.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...