Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recente eu comprei um NVMe pro meu pc, foi a primeira vez que eu instalava um. Tentei instalar direitinho, porém não hora em que fui baixar ele pra parafusar escutei um barulho como se algo estivesse sido raspado, quando tirei ele pra ver parecia, que a parte dourada dele havia sido um pouco danificada.

Isso influencia no desepenho dele? Porque instalei o windows nele e até agora não deu nenhuma tela azul, e a velocidade de leitura e escrita está normal, porém meu windows está estranho, houve um vez que ele ficou apresentando problemas e tive que reiniciar, e as vezes ele demora um pouco pra fazer algo até simples, mas não acontece frequente.

• Membro VIP
Postado

Comece com a marca e modelo do NVMe, depois se a parte dourada a que se refere fica nos terminais de contato ou no lado oposto onde tem o parafuso.

Postado

Boa tarde, é um NV2 PCIe 4.0 da Kingston. E a parte dourada que eu estava me referindo é a que fica nos terminais de contato 

• Membro VIP
Postado

Neste caso sugiro primeiro rodar o KSM do fabricante:

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

Se o SSD for listado normalmente, significa que é autêntico e provavelmente não terá problemas aparentes.

Mas, se não for listado, significa que é falso e terá problemas com ele.

Pode ser eventualmente que riscos nos terminais de contato causem algum mau funcionamento e só o que sei é que quando rompe a trilha, conforme qual delas foi, o SSD deixa de ser reconhecido.

Também no caso de formação de zinabre, ocorre mau contato que começa com alguns erros e evolui para falha na leitura até deixar de ser reconhecido.

O caso prático precisa ser olhado bem de perto com uma lupa ou microscópio, se forem riscos superficiais não terá problemas.

Tem que levar em conta que no encaixe as trilhas raspam com atrito e isto é normal, com o tempo, se ficar tirando e pondo o SSD diversas vezes as marcas vão ficando mais acentuadas e mesmo assim não há com o que se preocupar porque o projeto prevê isto.

Postado

Entendi, vou rodar esse KSM, até agora só está dando um erros no windows aleatoriamente, tipo agora que eu fui desligado ele simplesmente não desligou e ficou na tela de desligando, vou deixar umas fotos pra você ver com ele tá 

20241017_164703.jpg

20241017_164715.jpg

• Membro VIP
Postado

Os terminais parecem estar ótimos, apesar de que em algumas áreas tem um reflexo cinza dando a entender que o metal se desgastou mas, deve ser apenas reflexo.

Tem um macete no encaixe do M.2; ele entra com pouca resistência em um ângulo de uns 30 a 40 graus, fazendo leves movimentos laterais até entrar tudo, depois abaixa sem fazer força e rosqueia o parafuso até sentir a primeira resistência, não se deve arrochar ou apertar muito para não danificar.

Postado

Rodei o KSM e aparentemente ele é autêntico

20241017_170720.jpg

@Pincipi Quando e peguei ele agora para tirar a foto, tava saindo uns pedacinhos bem finos dessa parte dourada, não é reflexo da foto está cinza mesmo.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Parabéns, ele é autêntico e tudo indica que não terá problemas com ele.

Quanto ao fato de estar passando por uma certa lentidão ou travamentos que precise reiniciar, eu não sei dizer se é devido a perda de material condutor nas trilhas ou se é outra coisa.

Ainda não tive muito contato com NVMe e não sei se usar a folha de papel dobrada sobre os terminais e encaixar serviria para limpar algum resíduo que atrapalhe nos contatos.

No caso de outros formatos como o SATA, já me ajudou a limpar os contatos da placa-mãe e o SSD voltou a ser reconhecido mas, nunca tentei em M.2.

Acredito que uma instalação limpa não dê os problemas que ocorrem quando faz a clonagem.

Postado

Muito obrigado pela explicação, esses problemas que estou tendo no OS devem ser do próprio windows, estava preocupado se eu estraguei ele na hora da instalação, já que foi um investimento caro pra mim. valeu pela ajuda

18 minutos atrás, Pincipi disse:

Parabéns, ele é autêntico e tudo indica que não terá problemas com ele.

Quanto ao fato de estar passando por uma certa lentidão ou travamentos que precise reiniciar, eu não sei dizer se é devido a perda de material condutor nas trilhas ou se é outra coisa.

Ainda não tive muito contato com NVMe e não sei se usar a folha de papel dobrada sobre os terminais e encaixar serviria para limpar algum resíduo que atrapalhe nos contatos.

No caso de outros formatos como o SATA, já me ajudou a limpar os contatos da placa-mãe e o SSD voltou a ser reconhecido mas, nunca tentei em M.2.

Acredito que uma instalação limpa não dê os problemas que ocorrem quando faz a clonagem.

Sobre isso de limpar o contato, um limpa contato com um pincel serviria?

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Luck77 disse:

Sobre isso de limpar o contato, um limpa contato com um pincel serviria?

Cada caso é um caso, se o SSD não estivesse sendo reconhecido apenas em sua placa eu primeiro faria o teste do papel para ver se ele sai sujo com algum resíduo ou não; tipo se ficar com marcas de zinabre, vou trocando o papel até ficar limpo.

Se o papel sair rasgado é porque o metal dentro está rompido.

Se o papel sair limpo, não tem problema, não precisa limpar.

Só depois tentaria o limpa contato e pincel, é que na teoria eu poderia apenas estar espalhando a sujeira e não realmente limpando, salvo melhor juízo.

Agora me ocorreu outra linha de pensamento; quando se erra na montagem, as trilhas comumente se rompem por inteiro mas, no seu caso, apenas partes de algumas trilhas se soltaram ou descamaram, sem marcas evidentes de algo abrasivo, o que me leva a crer que possa ser um vício oculto, ou erro de fabricação, ou defeito na capa protetora do metal.

Ai já seria uma briga com a garantia que implica em pagar as despesas de postagem e no final o laudo ser desfavorável indicando falha na instalação e não defeito de fábrica.

Postado

Entendi, como está funcionando, nem vou tentar chamar garantia, provavelmente não vou conseguir nada, se continuar sendo reconhecido já tá bom, obrigado pela atenção mn

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!