Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo bem?

Ontem eu tinha comprado a Corsair RM750x, bastante indicada aqui. 
Como sempre vacilo no último momento... ocorreu o seguinte... 
Não me atentei (sim, demorou cair a ficha) que está aí presente o novo padrão ATX 3.1 e o conector 12V-2x6.
Para a placa que pretendo comprar, a ASUS TUF Gaming X670E-Plus, de quase 2.500,00, não encontrei a necessidade desse conector.
Ou seja, a fonte será de bom tamanho para todo o upgrade.

Porém, li que em breve, algumas GPUs começarão a ter esse conector.

No meu caso, que não uso PC para jogos, mas penso em adquirir uma RTX 3060 para, talvez num futuro eu tenha que fazer o upgrade da GPU.

A compra da Corsair foi cancelada porque eu tentei fazer a compra de madrugada. A operadora do cartão barrou, por política de segurança. Nesse meio tempo, "ganhei" a oportunidade de "repensar" a compra: se esta mesmo, ou se devo verificar uma ATX 3.1, ou até mesmo esperar.

O que vocês acham?

Vocês conseguem indicar alguns modelos ATX 3.1 no mercado, que sejam genuinamente 3.1, sem gambiarras (e sem ser ATX 3.0).
Meu orçamento para uma fonte é até 1.200,00.

Ou vocês acham que por hora, uma RM750x está bom demais?

Mais uma vez um muito obrigado!

Abraços.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@BourneShell Tive essa dúvida há pouco tempo. Pesquisei e perguntei bastante. A conclusão? Compre a RM750x. É uma das melhores fontes do mercado e já atende aos requisitos do padrão ATX 3.1, exceto pelo conector (o que pode ser resolvido com um simples adaptador).

• Curtir 4
  • Moderador
Postado
8 horas atrás, BourneShell disse:

Ou vocês acham que por hora, uma RM750x está bom demais?

Está.

Não me atentei (sim, demorou cair a ficha) que está aí presente o novo padrão ATX 3.1 e o conector 12V-2x6.
Para a placa que pretendo comprar, a ASUS TUF Gaming X670E-Plus, de quase 2.500,00, não encontrei a necessidade desse conector

Claro, a placa-mãe não tem nada a ver com isso.

Porém, li que em breve, algumas GPUs começarão a ter esse conector.

A Nvidia desde o ano passado já começou a fabricar algumas GPUs com o novo conector 12V-2×6. Também tem placas de vídeo que vem com os sense pins mais curtos de forma similar ao novo conector.

Vocês conseguem indicar alguns modelos ATX 3.1 no mercado, que sejam genuinamente 3.1, sem gambiarras (e sem ser ATX 3.0).
Meu orçamento para uma fonte é até 1.200,00.

Por qual motivo você quer que seja 3.1? Os requisitos do ATX 3.0 são mais exigentes que os do 3.1 já que exigem um tempo de espera de pelo menos 17ms, enquanto o 3.1 permite até mesmo 12ms. A única vantagem é o conector novo que é mais seguro porque impede que flua energia se não estiver completamente encaixado, mas sinceramente é só saber encaixar um cabo direito, não tem muito segredo.

Se for pra esbanjar e utilizar todo esse orçamento, uma fonte muito boa seria a ASUS ROG Strix 850G Aura. Alta performance e incrivelmente silenciosa:

image.png

• Curtir 3
Postado

Olá pessoal,

Obrigado pelos links e pelas orientações. Sobre ATX 3.0 vs. 3.1 eu achei que a numeração indicasse superioridade; mas realmente tem esse tempo de espera que não me atinei - ou seja, se ATX 3.0 ainda for melhor, ótimo. No caso, essa ASUS Rog ela está saindo do orçamento, porque o preço dela beirando 1.200,00 é à vista. No cartão ela está mais cara, chegando em até 1.690,00 em algumas lojas. Muito provavelmente vou de Corsair (de novo!). Mas é sempre bom ter as opções de tudo o que há. Se souberem de uma ATX 3.0 em que o preço seja nessa faixa, agradeço muito.

Obrigado mais uma vez. Abração.

• Curtir 2
Postado
9 horas atrás, BourneShell disse:

No meu caso, que não uso PC para jogos, mas penso em adquirir uma RTX 3060 para, talvez num futuro eu tenha que fazer o upgrade da GPU.

Uma boa fonte de 650w já será mais do que suficiente para suportar uma configuração com a RTX3060👇

https://www.mercadolivre.com.br/fonte-de-alimentaco-preta-totalmente-modular-cougar-atx-gex-650w-80-gold/p/MLB36346036?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic&item_id=MLB4899450486&from=gshop

Acima disso estara literalmente queimando dinheiro;

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@BourneShell A Corsair RM750X, é uma fonte excelente, é uma boa compra definitivamente.

6 horas atrás, BourneShell disse:

Sobre ATX 3.0 vs. 3.1 eu achei que a numeração indicasse superioridade; mas realmente tem esse tempo de espera que não me atinei - ou seja, se ATX 3.0 ainda for melhor, ótimo

Sobre isso eu recomendo que você assista ao vídeo que o Aris da Cybenetics fez sobre o assunto. E também tem uma matéria no site dele: Should I get an ATX v3.1 PSU, or will an ATX v3.0 be fine? Everything you need to know!

Enfim, outras fontes 3.0/3.1 que eu recomendaria (da melhor pra "pior"):

Inclusive, a Super Flower anunciou recentemente as LEADEX III ATX 3.1, eu suponho que vão ser fontes muito boas.

Agora, das 3.0 mais em conta, tem a SuperFrame SF-G850M, testada pelo TecLab e certificada Cybenetics, tem uma performance okay e é silenciosa.

As MSI MAG (A650GL, A750GL, A850GL etc.) são decentes também, embora muito barulhentas pro meu gosto.

E tem a Montech Century G5 750W, mas essa aqui é um tiro no escuro, não encontrei nenhum review ainda e nem foi certificada Cybenetics.

• Curtir 4
Postado

Olá pessoal. Depois de reler tudo de novo, fui com a Corsair RM750x. É muito mais do que suficiente. O hold-up time dela, que acabei de ver, chega nos 26ms (não deve nada para as 3.0) e como já dito aqui, se for o caso de usar uma GPU com o 12VHPWR, haverão os adaptadores. Quero agradecer a todos vocês.

A próxima compra será o Ryzen AM5 12 cores 24 threads... 🤪

Um abraço a todos.

• Curtir 3
Postado

Os idiotas do padrão ATX fizeram um design de cabo defeituoso. Algumas empresas na China, entre elas a HEC, especializada em fontes, tiveram que trabalhar umonte para corrigir esse problema e enviar pra eles um novo tipo de design
Sem contar que o projeto de algumas placas de Vídeo foi errado. Então apesar de em tese as pessoas dizerem que o problema sao as placas, na verdade chegou-se a conclusao que precisou trocar o design do conector, porque não testaram o suficiente antes de lançar

O padrão 3.0 com o cabo antigo em uma placa 4080 ou 4090 pode derreter, nesse caso não sei o remédio, talvez ainda seja correr para mandar um email ao fabricante pedindo para enviar um cabo novo ou comprar.

A RX850 já se adequou ao padrão 3x1 e já vem nomeado 12V-2x6-pin, então acabou a confusao. Já os outros fabricantes que vendem 3.0 não sei, acredito que  para placas como a 4060 e 4070 funcione maravilhasamente bem, mas se precisar do novo conector numa 4090 eu não arriscaria.

Quem for pegar uma placa-mãe tipo a RTX 4090 melhor não economizar na fonte, já aproveita e gasta o que for necessário para ter uma fonte boa. Quem não quiser uma fonte nova contate o fabricante pra ver se precisa trocar o cabo

Procure fabricantes que ja façam fontes com 12 conectores na fonte e 12 para placa de Vídeo

Assim: como no do meio. eles ainda bem o modelo de 6+6 para PSUs mais antigas. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...