Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!!! Eu tenho atualmente um setup com Intel Core i3 3220 e 16 GB DDR3-1600 + SSD NVMe e estou bem assim, rodo tudo que preciso com primasia e enfim... não quero começar no futuro o upgrade por MB/CPU/ outros aspectos, mas sim tentar extrair o máximo do setup atual, pois a placa-mãe é bem nova, adquirida recentemente e já fui atrás de uma fonte perpétua para o próximo grande upgrade daqui a alguns anos (peguei uma CoolerMaster G600); enfim... se eu pegar um NIC da Intel com dissipador, pensei ser uma boa, porque forçaria menos a placa-mãe, com certeza consumiria menos energia e travaria o processo de rede gerenciado pelo CPU, passando o NIC a gerenciar tudo relacionado à rede. Estou errado, parcialmente certo? Faz sentido?

Além disso, se possível me indiquem um bom NIC, precisa ter dissipação com heatsink & consumo baixo de energia, porém não caro claro, queria algo custo-benefício!!

Sei que estou pedindo muito, porém se alguém souber e puder me auxiliar por gentileza. Eu publiquei aqui por ser um NIC, relacionado a redes, logo acho que está correto, se errei perdão e se possível por favor mandem minha publicação para a parte correta. 

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

@Mengineer

Placas de rede em geral não geram tanto calor e o pouco que geram o sistema de refrigeração do PC pode dar conta de arrefecer tranquilamente.

Mas se pra você for imperativo que a placa tenha tal recurso e não se importar com o preço e ainda por cima pra valorizar o visual geral da sua máquina, procure por algo como isso aqui:

AX3000 Wi-Fi 6 Bluetooth 5.2 PCIe

image.png.3f38e07f261655e36f7cdd5b6b799d15.png

Tem a versão dela melhorada e ainda mais estética pagando um "pouco" mais:

image.png.729b42acc0aa1059903a75eb4f22d883.png

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, Linio Alan disse:

@Mengineer

Placas de rede em geral não geram tanto calor e o pouco que geram o sistema de refrigeração do PC pode dar conta de arrefecer tranquilamente.

Mas se pra você for imperativo que a placa tenha tal recurso e não se importar com o preço e ainda por cima pra valorizar o visual geral da sua máquina, procure por algo como isso aqui:

AX3000 Wi-Fi 6 Bluetooth 5.2 PCIe

image.png.3f38e07f261655e36f7cdd5b6b799d15.png

Tem a versão dela melhorada e ainda mais estética pagando um "pouco" mais:

image.png.729b42acc0aa1059903a75eb4f22d883.png

Busco algo arcaico quanto à Bluetooth & Wi-Fi, apenas conexão Ethernet e pensei em 2.5, porque as operadoras fazem promoções e isto poderá chegar a um ponto de 2 ou 2.5 Gbps.

Eu trabalho online com áudio & esta plaquinha seria para gerir o fluxo de informações retirando atribuições (ou diminuindo) do processador. Embora seja um processador considerado fraco, ele aguenta o tranco; eu no futuro, mesmo fazendo um belo upgrade, já tenho fonte boa (CoolerMaster G600), já garantirei a NIC em questão, tenho as Fans, infelizmente apenas o cooler talvez não serviria. É um low-profile base de alumínio com bom fluxo de ar.

Postado
Em 20/10/2024 às 11:07, Mengineer disse:

se eu pegar um NIC da Intel com dissipador, pensei ser uma boa, porque forçaria menos a placa-mãe, com certeza consumiria menos energia e travaria o processo de rede gerenciado pelo CPU, passando o NIC a gerenciar tudo relacionado à rede. Estou errado, parcialmente certo? Faz sentido?

Se a placa-mãe tem rede onboard o gerenciamento da conexão em termos de hardware é feito por um chipset incluído, tipo algo da Realtek ou Intel. Se usar uma outra placa de rede apenas vai (opcionalmente) desativar esse chip. Mas o gerenciamento da rede em si no sistema, toda a pilha de protocolos, vai continuar rodando no sistema operacional.

NIC não tem algo consumo e assim não gera calor. Em geral os que tem dissipador tem porque são para Wifi e BT então tem rádio, antenas e um consumo maior.

Adicionar placas de rede ---  ou de vídeo ou som por exemplo --- não faz com que a placa-mãe diretamente fique assim mais livre " para cuidar de outras coisas".  São chips dedicados, exceto em alguma extensão pelo uso de memória compartilhada, e a placa-mãe já foi projetada com o barramento otimizado para atender esses chips integrados.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Mengineer disse:

Busco algo arcaico quanto à Bluetooth & Wi-Fi, apenas conexão Ethernet e pensei em 2.5, porque as operadoras fazem promoções e isto poderá chegar a um ponto de 2 ou 2.5 Gbps.

Eu trabalho online com áudio & esta plaquinha seria para gerir o fluxo de informações retirando atribuições (ou diminuindo) do processador. Embora seja um processador considerado fraco, ele aguenta o tranco; eu no futuro, mesmo fazendo um belo upgrade, já tenho fonte boa (CoolerMaster G600), já garantirei a NIC em questão, tenho as Fans, infelizmente apenas o cooler talvez não serviria. É um low-profile base de alumínio com bom fluxo de ar.

2.5 Gbit eu iria nesse aqui da Fenvi

2.5gbps Realtek Lan Rj45 Pcie X1 Fenvi

image.png.3f3cd38b74fd8a4f4c80f526a3f60ee3.png

Placa chinesa, abundante no mercado e preço muito acessível para o que oferece e DRIVER pelo site da fabricante.

Entenda porém que para essa placa de rede, o seu provedor também deverá lhe prover um equipamento com interface capaz de sincronizar acima de 1 Gbps, caso contrário você continuará limitado da mesma forma. Te digo porém que, até que roteadores domésticos (ou ONTs) venham com capacidade de entregar velocidade acima de 1 Gbps, infelizmente essa capacidade superior dessa Fenvi será desperdiçado.

Postado

se eu pegar um NIC da Intel com dissipador, pensei ser uma boa, porque forçaria menos a placa-mãe, com certeza consumiria menos energia e travaria o processo de rede gerenciado pelo CPU, passando o NIC a gerenciar tudo relacionado à rede

Repito: não "forçaria menos a placa-mãe" mesmo que desative o chip de rede que ela tem. E o consumo de energia pode aumentar e não diminuir, já que uma placa a mais no barramento PCI-x deverá ser energizada e provavelmente a placa vai gastar mais que o chip que já está na placa.

E todo o software de rede roda no sistema operacional.  Só a parte de hardware mesmo fica a cargo do driver e do NIC.

Em 22/10/2024 às 12:03, Linio Alan disse:

7 horas atrás, Mengineer disse:

Busco algo arcaico quanto à Bluetooth & Wi-Fi, apenas conexão Ethernet e pensei em 2.5, porque as operadoras fazem promoções e isto poderá chegar a um ponto de 2 ou 2.5 Gbps

AX3000 é wi-fi e o foco aqui é cabo. 

Lembro que wifi também é ethernet, 802-11x. É a mesma camada, L2, ethernet.

2 horas atrás, Linio Alan disse:

Entenda porém que para essa placa de rede, o seu provedor também deverá lhe prover um equipamento com interface capaz de sincronizar acima de 1 Gbps, caso contrário você continuará limitado da mesma forma. Te digo porém que, até que roteadores domésticos (ou ONTs) venham com capacidade de entregar velocidade acima de 1 Gbps, infelizmente essa capacidade superior dessa Fenvi será desperdiçado

Sempre é bom lembrar aqui no forum: a placa de rede nada tem a ver com a internet.  Apenas ethernet. Seu computador não vai sequer estar ligado na internet. Apenas na LAN, que tem um gateway padrão que pode levar até a internet ou não.

Você pode ter uma LAN a 10G e um link com a internet a 100mbps só para acessar outras redes. Se desligar da internet sua LAN continua igualzinha.

Você pode ter uma rede de alto desempenho e que tenha conexão com a internet regulamentada e por apenas um pequeno período do dia, ou a partir de apenas uma ou outra estação, por questões de segurança.

E se a LAN existe só para acessar a internet é claro que precisa considerar que se contrata por exemplo 1000 mbps com a internet e tem 8 computadores na sua rede a 2.5G vai dividir esses 1000 mpbs ou o que tiver, entre TODAS as estações e dispositivos.

• Curtir 1
Postado

Entendo, apenas quero ao máximo reduzir a carga do CPU, tudo bem, a motherboard ficando menos exigida, melhor, mas como o meu trabalho online exige muito da CPU, quero ao máximo não delegar tarefas que não sejam prioritárias do processador.

• Membro VIP
Postado

@Mengineer papo reto porque estou vendo que sua maior preocupação é mais com CPU mais do que rede: faz upgrade de processador e deixa rede mais pra frente, não faz nenhum sentido nem do ponto de vista técnico nem de custo-benefício você investir em placa de rede sem antes fazer upgrade de processador aí no seu setup, pega logo um i7-3770 3rd gen (mesmo soquete do seu atual i3 = LGA 1155) que deve ser compatível com sua placa-mãe e versão de memórias DDR3, sua fonte vai dar conta e está com preço bem acessível e vai te dar um salto de produtividade enorme:

https://versus.com/br/intel-core-i3-3220-vs-intel-core-i7-3770

Screenshot_20241023-222011.png

Seu nível de satisfação investindo essa grana no processador novo garantido de ser infinitamente maior.

Mas se esse i3 não te incomoda, fica com a dica de placa que eu mencionei antes: 2.5gbps Realtek Lan Rj45 Pcie X1 Fenvi

Postado
3 horas atrás, Mengineer disse:

Entendo, apenas quero ao máximo reduzir a carga do CPU, tudo bem, a motherboard ficando menos exigida, melhor,

Não vai estar reduzindo a carga da CPU ao instalar um NIC, como já expliquei. E o consumo de energia provavelmente vai aumentar e não diminuir. As tarefas do processador serão as mesmas. Apenas o barramento PCI-x vai estar oferecendo a conexão do NIC através de um slot discreto. A placa-mãe já tem conexões PCI-x para os periféricos integrados.

3 horas atrás, Mengineer disse:

mas como o meu trabalho online exige muito da CPU, quero ao máximo não delegar tarefas que não sejam prioritárias do processador.

É raro um trabalho online exigir muito da CPU, já que a banda a que o PC tem acesso em geral é bem modesta, por exemplo 500mbps para todos os dispositivos na rede e para toda comunicação com a internet. Mesmo considerando uma grande eficiência na máquina e na rede serão como 50MB/s para processar. 

Sobre o titulo do tópico: NIC Intel com dissipador (placa de rede off-board) entenda que há uma certa ambiguidade nisso. O C de NIC já indica que é uma placa separada, CARD. Então placa e off board são meio exagerados. NIC é uma placa e uma placa é off-board a menos que seja ... a placa-mãe.

primasia e enfim

Sei que esse é o forum de redes e internet mas a grafia é primazia, derivado de primaz.

2 horas atrás, Linio Alan disse:

fica com a dica de placa que eu mencionei antes: 2.5gbps Realtek Lan Rj45 Pcie X1 Fenvi

Como já disse, o tópico é claro sobre o uso de uma placa de rede a cabo e não wifi. E lembro que uma placa dessas wifi  tipo AX3000 ou essa Fenvi de hipotéticos 2.5gpbs pode ser mais problema do que solução. É wifi. Vai depender de muitas coisas.

Considere, @Linio Alan:

• onde vai ligar isso? no AP do provedor que vai quem sabe vai ter um total de 2000 ou 3000 no wifi a 5Ghz para TODOS os aparelhos, de modo que não vai poder ligar nem dois desses PC sem zoar a rede para todo mundo se esses 2 periféricos estiverem usando muita banda? E se tiver tráfego real na LAN? Ou vai usar um AP? E como vai alimentar esse AP? a 2.5G? 
  • Entenda que wifi é rádio e rádio é half-duplex, então potencialmente a velocidade cai para a metade. Claro que se o tráfego não for simétrico com a internet pode ser difícil de mensurar esse desempenho. Muitas conexões tem upload muito inferior ao download na internet, muitas aplicações tem comportamentos distintos, podendo ser até o contrário disso, usando mais upload que download.
  • Imagine um AP tipo o EAP773 da TP-Link com 3 bandas, 5760 Mbps (6 GHz) + 4320 Mbps (5 GHz) + 574 Mbps (2.4 GHz). Vai mesmo ligar uns 3 ou 4 PC num AP desses só para usar essas placas a pleno vapor? E o resto da LAN? E vai ter uma rede 10G para fornecer conexão para esse AP por exemplo? Porque se não tiver uma conexão rápida para ele vai só passar o gargalo para outro ponto: o link com o roteador. E se tem uma rede 2.5 ou 5 ou 10G está claro que toda porta do switch suporta essa velocidade ao mesmo tempo e full duplex, então não seria mais simples usar uma placa de rede 5 ou 10G tipo uma Mellanox ou Intel de alta performance e um switch mais rápido? Para que sacrificar toda a rede wifi e depender de posicionamento adequado e antenas só para não usar um cabo em um aparelho que não é móvel? É como ligar uma TV de 75", com uma tela frágil de 1,5m e presa na parede,  e ligada no wifi (pensado para dispositivos móveis ou sem outra opção de conexão) tendo uma porta RJ45 na TV e um roteador logo no rack embaixo, como é comum em muitas casas porque os provedores procuram instalar sempre assim?

• Curtir 1
Postado

Na real, @Mengineer , dependendo da tua placa wifi, pode ter diferença no uso da CPU sim. ashuashuashuashua.

Os aparelhos WIFI hoje em dia usam majoritariamente o WPA2-PSK para criptografar e proteger as conexões (AES).

E dependendo do teu hardware (se não tiver uma unidade aceleradora no Chip do NIC), o driver de rede pode jogar a carga de decriptação pra CPU (E pra piorar, a tua CPU não tem aceleração AES).

Eu particularmente recomendo que tu siga o que o arfneto falou, e cabeie o teu PC. (Não faz sentido usar uma workstation que fica estática em um local, no WIFI.

Agora, se não tiver jeito mesmo (a casa não é sua e não pode passar cabo), coloca um repetidor/AP em modo "Wireless Bridge" com a rede WIFI da casa, e conecta o PC nele via cabo.

Postado
Em 26/10/2024 às 12:13, ArturRJ disse:

Na real, @Mengineer , dependendo da tua placa wifi, pode ter diferença no uso da CPU sim. ashuashuashuashua.

Os aparelhos WIFI hoje em dia usam majoritariamente o WPA2-PSK para criptografar e proteger as conexões (AES).

E dependendo do teu hardware (se não tiver uma unidade aceleradora no Chip do NIC), o driver de rede pode jogar a carga de decriptação pra CPU (E pra piorar, a tua CPU não tem aceleração AES).

Eu particularmente recomendo que tu siga o que o arfneto falou, e cabeie o teu PC. (Não faz sentido usar uma workstation que fica estática em um local, no WIFI.

Agora, se não tiver jeito mesmo (a casa não é sua e não pode passar cabo), coloca um repetidor/AP em modo "Wireless Bridge" com a rede WIFI da casa, e conecta o PC nele via cabo.

Wi-fi nunca foi uma opção, eu detesto ter que usar se posso usar cabo ethernet. Pode influenciar meu trabalho de áudio com interferências, além disso o sinal de rede não é 100% genuíno. Eu apenas estou ao máximo tentando extrair o que posso deste setup. Futuramente um i7zinho 3770s (não quero os 77w de um 3770 ou 3770K, a placa suporta, mas seria algo no talo, quero um TDP melhor); eu não faço questão de Windows 11 (não sei se consigo bloquear a IA como fiz no 10, e além disso este setup está bom, mas um PC depois de 2 anos/3/5 seria bacana um upgrade em motherboard, CPU, RAM... fonte já garanti a legal que é a Gold (80+) com ripple baixo e isto influenciou positivamente em meus projetos; o PC está mais silencioso, mas um gabinete melhor acústicamente falando seria melhor ainda, embora assim não atrapalhe não. É isso, sou uma pessoa que ao máximo quero, na medida do possível, com coisas acessíveis dar uma incrementada para ter a melhor experiência em trabalhos, porém claro, um joguinho bacana pode vir a calhar rs.

Em 24/10/2024 às 01:33, arfneto disse:

Não vai estar reduzindo a carga da CPU ao instalar um NIC, como já expliquei. E o consumo de energia provavelmente vai aumentar e não diminuir. As tarefas do processador serão as mesmas. Apenas o barramento PCI-x vai estar oferecendo a conexão do NIC através de um slot discreto. A placa-mãe já tem conexões PCI-x para os periféricos integrados.

É raro um trabalho online exigir muito da CPU, já que a banda a que o PC tem acesso em geral é bem modesta, por exemplo 500mbps para todos os dispositivos na rede e para toda comunicação com a internet. Mesmo considerando uma grande eficiência na máquina e na rede serão como 50MB/s para processar. 

Sobre o titulo do tópico: NIC Intel com dissipador (placa de rede off-board) entenda que há uma certa ambiguidade nisso. O C de NIC já indica que é uma placa separada, CARD. Então placa e off board são meio exagerados. NIC é uma placa e uma placa é off-board a menos que seja ... a placa-mãe.

Sei que esse é o forum de redes e internet mas a grafia é primazia, derivado de primaz.

Como já disse, o tópico é claro sobre o uso de uma placa de rede a cabo e não wifi. E lembro que uma placa dessas wifi  tipo AX3000 ou essa Fenvi de hipotéticos 2.5gpbs pode ser mais problema do que solução. É wifi. Vai depender de muitas coisas.

Considere, @Linio Alan:

• onde vai ligar isso? no AP do provedor que vai quem sabe vai ter um total de 2000 ou 3000 no wifi a 5Ghz para TODOS os aparelhos, de modo que não vai poder ligar nem dois desses PC sem zoar a rede para todo mundo se esses 2 periféricos estiverem usando muita banda? E se tiver tráfego real na LAN? Ou vai usar um AP? E como vai alimentar esse AP? a 2.5G? 
  • Entenda que wifi é rádio e rádio é half-duplex, então potencialmente a velocidade cai para a metade. Claro que se o tráfego não for simétrico com a internet pode ser difícil de mensurar esse desempenho. Muitas conexões tem upload muito inferior ao download na internet, muitas aplicações tem comportamentos distintos, podendo ser até o contrário disso, usando mais upload que download.
  • Imagine um AP tipo o EAP773 da TP-Link com 3 bandas, 5760 Mbps (6 GHz) + 4320 Mbps (5 GHz) + 574 Mbps (2.4 GHz). Vai mesmo ligar uns 3 ou 4 PC num AP desses só para usar essas placas a pleno vapor? E o resto da LAN? E vai ter uma rede 10G para fornecer conexão para esse AP por exemplo? Porque se não tiver uma conexão rápida para ele vai só passar o gargalo para outro ponto: o link com o roteador. E se tem uma rede 2.5 ou 5 ou 10G está claro que toda porta do switch suporta essa velocidade ao mesmo tempo e full duplex, então não seria mais simples usar uma placa de rede 5 ou 10G tipo uma Mellanox ou Intel de alta performance e um switch mais rápido? Para que sacrificar toda a rede wifi e depender de posicionamento adequado e antenas só para não usar um cabo em um aparelho que não é móvel? É como ligar uma TV de 75", com uma tela frágil de 1,5m e presa na parede,  e ligada no wifi (pensado para dispositivos móveis ou sem outra opção de conexão) tendo uma porta RJ45 na TV e um roteador logo no rack embaixo, como é comum em muitas casas porque os provedores procuram instalar sempre assim?

É que para mim 1% a menos de carga no CPU é bastante. Tudo que eu posso extrair do CPU é benéfico ao extremo. Configurei de 'cabo a rabo' o Windows 10 e o software que utilizo. Com amostras em 64 buffer size eu pude ter um rendimento, anteriormente apenas 512 ou 1024. Uso por preferência 256 a 512 mesmo que a latência sofra, porque minhas gravações via hardware (compressor analógico) não sofrem latência se gravadas do início ao fim. É incrível, mas se eu posso ter 1% a menos em CPU load, eu posso ter mais plug-in aberto, melhor rendimento... enfim.

Em 23/10/2024 às 22:26, Linio Alan disse:

@Mengineer papo reto porque estou vendo que sua maior preocupação é mais com CPU mais do que rede: faz upgrade de processador e deixa rede mais pra frente, não faz nenhum sentido nem do ponto de vista técnico nem de custo-benefício você investir em placa de rede sem antes fazer upgrade de processador aí no seu setup, pega logo um i7-3770 3rd gen (mesmo soquete do seu atual i3 = LGA 1155) que deve ser compatível com sua placa-mãe e versão de memórias DDR3, sua fonte vai dar conta e está com preço bem acessível e vai te dar um salto de produtividade enorme:

https://versus.com/br/intel-core-i3-3220-vs-intel-core-i7-3770

Screenshot_20241023-222011.png

Seu nível de satisfação investindo essa grana no processador novo garantido de ser infinitamente maior.

Mas se esse i3 não te incomoda, fica com a dica de placa que eu mencionei antes: 2.5gbps Realtek Lan Rj45 Pcie X1 Fenvi

Abaixei de 1600 para 1067 as RAM, timing caiu substancialmente, tudo muito frio, CPU batendo 78 graus em 20 minutos de teste a fio no prime95, extremamente exigido. Futuramente seria bacana um gabinete melhorzinho acústicamente falando, porque eu não fico atrapalhado ao trabalhar, é ruído baixíssimo, mas se posso reduzir isto em alguns dBas, porque não? Enfim... eu compro estas coisas: GPU nova (se possível, acessível e baixo consumo); fonte custo-benefício Gold ou superior, porque realmente ajudam no meu trabalho e isto é bacana, porque é um ecossistema, visto que fonte com ripple baixo significa PC confiável = durando mais, não necessariamente, porém 90% verdadeiro ao meu ver. Sim, sou metódico, e estas coisas que estou adquirindo todas com valores muito confortáveis e qualidades maravilhosas. Enfim... sobre os i7, queria um i7-3770s para ter TDP abaixo dos 77w que a placa-mãe suporta, como saber se são CPUs falsificados? Eu fico um preocupado com esta questão, quero algo bem legítimo mesmo, da Intel, não algo paralelo.

• Membro VIP
Postado

@Mengineer Compreendi a especificidade do seu projeto, faz todo sentido, não se trata de poder de processamento isolado por si, mas também de quanto de ruído você poderá cancelar para melhor aproveitamento dos codecs processados no sistema que com certeza são muitos.

Neste sentido a indicação da placa cabeada Gigabit Ethernet 2.5G RJ45 que mencionei no post #5 vai de encontro ao que você precisa, ele possui o chipset Realtek RTL8125BG, este possui suporte à 'Protocol Offload' que joga o processamento de vários protocolos para ser processado pelo hardware da nova placa de rede ao invés de enviá-los para a CPU, desta forma liberando ciclos de processamento que você está evitando serem usados:

image.thumb.png.d0d06158ba0063c8dff48e8447276ac1.png

É uma placa de rede que, como vê, possui o dissipador passivo para arrefecer os 3.68W max. de consumo energético dessa interface, que virá bem à calhar uma vez que o offload dos protocolos irá requisitar mais do hardware dessa placa de rede offboard possuindo uma controladora de barramento PCI-E e memória integrada, permitindo redução do tráfego PCI x CPU via TOE (TCP Offload Engine) entre outras funções importantes (ver link da Realtek para detalhes).

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Mengineer disse:

É que para mim 1% a menos de carga no CPU é bastante. Tudo que eu posso extrair do CPU é benéfico ao extremo

O que tenho tentado te dizer nesse sentido é que não há nada que sugira que vá ter menos carga na CPU. Nada. Pode mesmo ter mais carga e mais consumo de energia, dependendo de que placa usar no slot PCI-x. A CPU vai rodar o mesmo sistema operacional, as mesmas coisas. Os mesmos protocolos de rede. Só os drivers de rede vão mudar, e serão drivers para fazer a mesma coisa.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Mengineer disse:

Abaixei de 1600 para 1067 as RAM

Não faz isso @Mengineer .

Você só está estrangulando a CPU sem ganho nenhum. (Não subestime o quão faminta por dados é uma CPU).

E o pior é que você não vai ter ganho em latência, pois a diminuição do clock aumenta a latência da memória. rsrsrs

Coloca essas memórias em 1600 e os timings no padrão da memória. Pra evitar que tu leve uma tela azul na cara bem no finalzinho do teu trabalho. (Só pra te lascar. kkkk)

E pra concluir, não recomendo que tu invista nessa plataforma. A não ser que tu consiga um i7/i5 baratinho (<R$100)

E nem perde tempo tentando otimizar hardware obsoleto. Gasta esse tempo trabalhando por algo melhor.

Junta uma grana, e pega logo um kit AM5. Isso sim vai fazer o teu sistema 'voar'.

Postado
1 hora atrás, ArturRJ disse:

Não faz isso @Mengineer .

Você só está estrangulando a CPU sem ganho nenhum. (Não subestime o quão faminta por dados é uma CPU).

E o pior é que você não vai ter ganho em latência, pois a diminuição do clock aumenta a latência da memória. rsrsrs

Coloca essas memórias em 1600 e os timings no padrão da memória. Pra evitar que tu leve uma tela azul na cara bem no finalzinho do teu trabalho. (Só pra te lascar. kkkk)

E pra concluir, não recomendo que tu invista nessa plataforma. A não ser que tu consiga um i7/i5 baratinho (<R$100)

E nem perde tempo tentando otimizar hardware obsoleto. Gasta esse tempo trabalhando por algo melhor.

Junta uma grana, e pega logo um kit AM5. Isso sim vai fazer o teu sistema 'voar'.

Existia um valor via CPU-Z em 1333 que era 179 acho, agora 134 ao baixar valores e agora uns 9-9-9 ao invés de 11-11-11 e está muito bom. 

Sobre PC eu quero gastar antes com cabos melhores, monitores de áudio melhores possivelmente, parte do áudio, depois retorno ao PC.

10 horas atrás, arfneto disse:

O que tenho tentado te dizer nesse sentido é que não há nada que sugira que vá ter menos carga na CPU. Nada. Pode mesmo ter mais carga e mais consumo de energia, dependendo de que placa usar no slot PCI-x. A CPU vai rodar o mesmo sistema operacional, as mesmas coisas. Os mesmos protocolos de rede. Só os drivers de rede vão mudar, e serão drivers para fazer a mesma coisa.

Entendo, placa PCI eu acabei colocando um adaptador PCI-x1 para SSD NVMe, logo sem PCI, apenas PCI-e; existe adaptador PCI-e para 2x 4x ou 2x 1x? 

12 horas atrás, Linio Alan disse:

@Mengineer Compreendi a especificidade do seu projeto, faz todo sentido, não se trata de poder de processamento isolado por si, mas também de quanto de ruído você poderá cancelar para melhor aproveitamento dos codecs processados no sistema que com certeza são muitos.

Neste sentido a indicação da placa cabeada Gigabit Ethernet 2.5G RJ45 que mencionei no post #5 vai de encontro ao que você precisa, ele possui o chipset Realtek RTL8125BG, este possui suporte à 'Protocol Offload' que joga o processamento de vários protocolos para ser processado pelo hardware da nova placa de rede ao invés de enviá-los para a CPU, desta forma liberando ciclos de processamento que você está evitando serem usados:

image.thumb.png.d0d06158ba0063c8dff48e8447276ac1.png

É uma placa de rede que, como vê, possui o dissipador passivo para arrefecer os 3.68W max. de consumo energético dessa interface, que virá bem à calhar uma vez que o offload dos protocolos irá requisitar mais do hardware dessa placa de rede offboard possuindo uma controladora de barramento PCI-E e memória integrada, permitindo redução do tráfego PCI x CPU via TOE (TCP Offload Engine) entre outras funções importantes (ver link da Realtek para detalhes).

Problema é a falta de PCI disponível, uma adaptação via PCI-E é viável/segura?

Postado
56 minutos atrás, Mengineer disse:

Entendo, placa PCI eu acabei colocando um adaptador PCI-x1 para SSD NVMe, logo sem PCI, apenas PCI-e; existe adaptador PCI-e para 2x 4x ou 2x 1x? 

56 minutos atrás, Mengineer disse:

PCI-e e PCI-x são nomes comuns para a mesma coisa, o barramento PCI Express. 

O slot longo PCI que existe em algumas placas é para o barramento mais antigo e lento, chamado simplesmente de PCI.

Tem adaptadimage.png.69d23ebfff877536d4dcd60a52fddcc1.pngores PCI-x para PCI, de modo a você poder usar uma placa PCI antiga numa máquina moderna que só tenha slots PCI Express. O contrário acho que não, porque a diferença de velocidade é potencialmente muito grande.

Como essa a venda no ML

Tem adaptadimage.png.69d23ebfff877536d4dcd60a52fddcc1.pngores PCI-x para PCI, de modo a você poder usar uma placa PCI antiga numa máquina moderna que só tenha slots PCI Express. O contrário acho que não, porque a diferença de velocidade é potencialmente muito grande.

Como essa a venda no ML

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

2 horas atrás, Mengineer disse:

... sem PCI, apenas PCI-e; existe adaptador PCI-e para 2x 4x ou 2x 1x? 

A placa rede que sugeri -- 2.5gbps Realtek Lan Rj45 Pcie X1 Fenvi -- tem suporte PCI-E de X1 ate X16, logo como você diz que a sua placa-mãe tem apenas PCI-E deve funcionar sem necessidade de adaptadores:

image.png.e32f7f61a8a9409343a727b0fdfc891f.png

Sua placa-mãe sendo realmente a Bluecase BMBB75, deve ter:

Slots de Expansão:

- 1x Slot PCI Express 1x

- 1x Slot PCI Express 16x

Armazenamento

- 1x M.2 2280 NVMe

Como você diz ter instalado o NVMe via adaptador PCI-E e provavelmente ocupando o slot X1, caso não esteja em uso pode usar a X16, para a placa de rede, mas como a sua placa-mãe B75 já tem o slot NVMe nativo, se for opção pode realizar o remanejamento do SSD para o NVMe e instalar a de rede no slot X1, uma placa à menos para a CPU acessar.

Enfim vai do seu julgamento de onde cada coisa será instalada, mas pela quantidade de informações que você forneceu, slot disponível não deve ser problema nesse upgrade de placa de rede.

Postado
Em 28/10/2024 às 13:17, Linio Alan disse:

A placa rede que sugeri -- 2.5gbps Realtek Lan Rj45 Pcie X1 Fenvi -- tem suporte PCI-E de X1 ate X16, logo como você diz que a sua placa-mãe tem apenas PCI-E deve funcionar sem necessidade de adaptadores:

image.png.e32f7f61a8a9409343a727b0fdfc891f.png

Sua placa-mãe sendo realmente a Bluecase BMBB75, deve ter:

Slots de Expansão:

- 1x Slot PCI Express 1x

- 1x Slot PCI Express 16x

Armazenamento

- 1x M.2 2280 NVMe

Como você diz ter instalado o NVMe via adaptador PCI-E e provavelmente ocupando o slot X1, caso não esteja em uso pode usar a X16, para a placa de rede, mas como a sua placa-mãe B75 já tem o slot NVMe nativo, se for opção pode realizar o remanejamento do SSD para o NVMe e instalar a de rede no slot X1, uma placa à menos para a CPU acessar.

Enfim vai do seu julgamento de onde cada coisa será instalada, mas pela quantidade de informações que você forneceu, slot disponível não deve ser problema nesse upgrade de placa de rede.

entendi, usaria o PCI-e para um adaptador 4x NVMe para fazer RAID-6 da ASUS e o PCI esta plaquinha, mas futuramente. 

Em 28/10/2024 às 11:45, arfneto disse:

PCI-e e PCI-x são nomes comuns para a mesma coisa, o barramento PCI Express. 

O slot longo PCI que existe em algumas placas é para o barramento mais antigo e lento, chamado simplesmente de PCI.

Como essa a venda no ML

Como essa a venda no ML

Bom saber que existem tais peças, posso por o WD no NVMe normal da placa, outro adaptador para outro NVMe normal mesmo 60 GB e depois uma placa PCI-e da ASUS para RAID-6 com 4x NVMe, sobrando x1 para o adaptador de rede, ficaria perfeito para um possível futuro upgrade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!