Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem? Eu comprei 2 Fans da Dex, que têm muito bom fluxo de ar, e um deles eu substituí o fan original que veio num cooler low-profile, usando este fan substituído para espalhar ar e o outro restante para exaustão, enquanto o cooler do processador usa o mesmo fan do da exaustão. Resultado: processador ultra-frio, resultado positivo em estabilidade, porém o barulho é enorme e mesmo desabilitando os fans laterais (o de jogar ar e o da exaustão, vem o mesmo barulho do cooler do processador); existe alternativa a este problema sem precisar modificar algo sobre o que fiz com a colocação dos coolers? 

 

O gabinete é um mini-Atx da Fortrek, é elegante, funcional, mas eu li que gabinetes podem ter uma 'acústica' e isso ajudaria muito se for realmente verdade; enfim: eu sou do ramo do áudio, trabalho on-line e este barulho todo atrapalha, até porque eu trabalho em volumes baixos. Embora eu seja do ramo do áudio, está um quebra-cabeça essa questão, porque sim os fans estão ligados via molex, mas mesmo ligando o do processador com conexão 3 pinos, o barulho ainda é imenso, pois tudo está à todo vapor; isso do gabinete 'acústico' é real? E eles são bem caros ou existe algum em conta?

 

Obrigado!

Postado
4 minutos atrás, Erso disse:

@Mengineer qual o modelo desses fans? Dependendo da rotação, tipo de pinagem, características construtivas e qualidade do material, vai ter ruído mesmo.

1 é o CoolerMaster 80mm, creio que uns 2.300 rpm; é silencioso, pois quando estava no cooler ele era. Os outros dois são Dex 1.500 rpm com ventoinhas em menor valor, porém pás maiores, creio que puxando/empurrando mais ar; eu gostei do fato do computador estar muito frio, mesmo em stress, mas é complicado este barulho. O case é realmente muito simples, é um mini-ATX e se eu retirar os fans da lateral e da exaustão o barulho persiste, sendo molex ou 3-pinos; enfim:

você acredita que, futuramente um gabinete com boa acúsitca pode reduzir muito este barulho?

 

Todos os fans são de 80mm.

Postado

Fan de 80mm para ter alguma eficiência precisa girar com bastante RPM, e como consequência faz mais ruído.

 

Fan com conector Molex não permite controlar a rotação, então faz ruído o tempo todo, mesmo o CPU estando com pouco uso, o porque esse tipo de fan não é recomendável.

 

Quanto estes dois fans adicionais baixam na temperatura do CPU (?), pois se for coisa de 2-3 graus pode ser mais conveniente deixar o CPU com o cooler original, mesmo que fique um pouco mais quente, mas ter o PC mais silencioso. 

 

Tem gabinete que tem isolamento acústico interno, por exemplo Cooler Master Silencio S600, be Quiet Silent Base 802.

  • Extra thick insulation mats for improved noise reduction

 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 24/10/2024 às 00:07, 1lokos disse:

Fan de 80mm para ter alguma eficiência precisa girar com bastante RPM, e como consequência faz mais ruído.

 

Fan com conector Molex não permite controlar a rotação, então faz ruído o tempo todo, mesmo o CPU estando com pouco uso, o porque esse tipo de fan não é recomendável.

 

Quanto estes dois fans adicionais baixam na temperatura do CPU (?), pois se for coisa de 2-3 graus pode ser mais conveniente deixar o CPU com o cooler original, mesmo que fique um pouco mais quente, mas ter o PC mais silencioso. 

 

Tem gabinete que tem isolamento acústico interno, por exemplo Cooler Master Silencio S600, be Quiet Silent Base 802.

  • Extra thick insulation mats for improved noise reduction

 

 

 

 

 

Solução acessível: gerenciador de fans com knobs para gestão das rotações. 8x fans por gerenciador = você põe 8x fans e gerencia quanto vão rodar, 35 reais pela internet e além disso não apenas rpm, mas se o rolamento, estilo, Cfm forem estupendos, qualidade boa de refrigeração. 

Postado

Bah. Controlador por variação de tensão (V) é coisa de ~2012. O BIOS faz isso de graça, basta comprar os fans adequados. 😉 

 

Citação

... além disso não apenas rpm, mas se o rolamento, estilo, Cfm forem estupendos, qualidade boa de refrigeração. 

 

O que vai achar em fans como o Noctua NF A9 80mm  (que é PWM)  - R$ 135,88... cada. 😜 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!