Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sou extremamente iniciante nestes aparelhos, e gostaria de saber qual se adequaria melhor ao meu caso, que é:

Descontente com as câmeras atuais do mercado (hoje em dia praticamente tudo te obriga a instalar aplicativos chineses

e armazenar/trafegar seus dados sensíveis pela nuvem), resolvi montar minhas próprias câmeras para monitoramento interno,

e gravação local. (já tenho DVRs mas pretendo ter um pouco mais de controle tratar imagens etc acionar dispositivos etc)

Minhas dúvidas:

Vi que estes aparelhos são uma espécie de computador pronto. O sistema já vem instalado?

Instalo o SO via cartão de memória? e depois disso ele fica instalado na placa ou preciso manter o cartão de memória instalado?

Vi que existem módulos de câmeras para o RBPi2W, eles servem no orange também?

Basta conectar estes módulos de câmeras no aparelho e ele já reconhece direto (como se fosse no windows)?

Como não pretendo colocar monitor nestes bichinhos, existe uma espécie de anydesk/vnc ou outra coisa

que eu possa acessar de meu notebook?

Vi que existem dissipadores para estas plaquinhas, preciso coloca-los e ainda usar cooler para estas funções (câmera gravando direto)?

A orange é um clone da RBpi ou são mundos diferentes?

Obrigado pelas dicas.

• Membro VIP
Postado

Em 30/10/2024 às 19:43, Blumer Celta disse:

Sou extremamente iniciante nestes aparelhos, e gostaria de saber qual se adequaria melhor ao meu caso, que é:

Descontente com as câmeras atuais do mercado (hoje em dia praticamente tudo te obriga a instalar aplicativos chineses e armazenar/trafegar seus dados sensíveis pela nuvem), resolvi montar minhas próprias câmeras para monitoramento interno,

@Blumer Celta preocupação com segurança, 100% no caminho certo!

Minhas dúvidas:

Vi que estes aparelhos são uma espécie de computador pronto. O sistema já vem instalado?

Instalo o SO via cartão de memória? e depois disso ele fica instalado na placa ou preciso manter o cartão de memória instalado

É desenvolvido e instalado pela fabricante sim, creio que o sistema embarcado seja do tipo SoC (System on a Chip). Neste caso então o sistema não é vendido separadamente, até porque não faria sentido já que são construídos para funcionar apenas e tão somente com os devices daquela fabricante.

Vi que existem módulos de câmeras para o RBPi2W, eles servem no orange também?

Basta conectar estes módulos de câmeras no aparelho e ele já reconhece direto (como se fosse no windows)?

Olhando bem por cima mesmo, as diferenças entre um e outro com relação ao sistema operacional seriam:

Orange Pi Zero:

Android TV 12, Ubuntu e Debian e outros sistemas operacionais

Raspberry Pi Zero 2W:

Raspberry Pi OS, sistema operacional NOOBS, Linux embarcado

Neste tópico você precisará pesquisar mais, se enveredar pelos Projetos Pi e mesmo consultar canais de automação no YT mesmo.

Como não pretendo colocar monitor nestes bichinhos, existe uma espécie de anydesk/vnc ou outra coisa

que eu possa acessar de meu notebook?

Aí neste caso creio eu que você perde na questão de segurança, ambos programas de acesso remoto são ativamente usados em questão de invasão, mas sim, esses programas serviriam para acesso remoto de áudio/vídeo.

Vi que existem dissipadores para estas plaquinhas, preciso coloca-los e ainda usar cooler para estas funções (câmera gravando direto)?

Seria o indicado até pensando em aumentar a vida útil do hardware, se estiver ao seu alcance instale os dissipadores sim, se não estiver no curto prazo planeje para ter.

A orange é um clone da RBpi ou são mundos diferentes?

É mais fácil que seja o contrário à julgar pelas datas de fundação uma da outra:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Raspberry_Pi

https://pt.wikipedia.org/wiki/Raspberry_Pi_Foundation

http://www.orangepi.org/html/aboutUs/index.html

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 30/10/2024 às 16:43, Blumer Celta disse:

Descontente com as câmeras atuais do mercado (hoje em dia praticamente tudo te obriga a instalar aplicativos chineses

e armazenar/trafegar seus dados sensíveis pela nuvem), resolvi montar minhas próprias câmeras para monitoramento interno,

e gravação local. (já tenho DVRs mas pretendo ter um pouco mais de controle tratar imagens etc acionar dispositivos etc)

Passei por algo parecido em casa, mas no meu caso foi com lâmpadas smart, o que eu fiz foi atribuir um ip fixo para elas e, no roteador, habilitar o trafego desses endereços apenas na rede local.

Para os apps, bloqueei o tráfego para o domínio deles, exceto a URL especifica de login de usuário.

Não sei se é suficiente, aceito dicas.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Muito obrigado pelas dicas pessoal.

Anteriormente tinha encontrado o site de um cara que fez hack nestas câmeras baratas PTZ da china.

O negócio conectava com um monte de coisas antes de reenviar as imagens pra você.

Suas imagens corriam o mundo todo descriptografadas até voltar pra você.

E isso é complicado, por exemplo se você usa como babá eletrônica para ver o bebê.

Vai saber quem mais está vendo isso. Para onde podem estar enviando imagem de seus filhos.

Prefiro não arriscar.

Pensei em fazer algo local:

Um roteador fora da internet (conectaria o notebook nele via wifi e as cameras assim também.

Faria tipo uma rede local wifi. Tudo com senhas novas para cameras computadores e roteador.

Mas acho que o VNC não funcionaria fora da internet.

Talvez o anydesk (que tem uma função de tunel de ip, ou algo assim, talvez sirva pra isso).

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se a questão toda gira em torno de acessos indevidos, é caso de se pensar em filtrar tudo isso exclusivamente via Firewall -- PfSense por exemplo -- ao mesmo tempo que se adota alguma fabricante como Intelbras mesmo por exemplo, limitando o acesso às câmeras e ao próprio DVR via ACL dentro da rede LAN e, posteriormente, para tráfego de/para a internet, pode criar uma white-list e incluir nela apenas os IPs que você confia, e cair todo o resto: mais eficiente do que bloquear IP por IP novo que surja tentando acessar ela.

Neste caso acima, mesmo que haja qualquer backdoor tentando jogar o tráfego para fora da sua rede LAN será barrado pelo firewall, independente se o tráfego for descriptografado ou o inverso (criptografado).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 01/11/2024 às 14:04, Linio Alan disse:

Se a questão toda gira em torno de acessos indevidos, é caso de se pensar em filtrar tudo isso exclusivamente via Firewall -- PfSense por exemplo -- ao mesmo tempo que se adota alguma fabricante como Intelbras mesmo por exemplo, limitando o acesso às câmeras e ao próprio DVR via ACL dentro da rede LAN e, posteriormente, para tráfego de/para a internet, pode criar uma white-list e incluir nela apenas os IPs que você confia, e cair todo o resto: mais eficiente do que bloquear IP por IP novo que surja tentando acessar ela.

Neste caso acima, mesmo que haja qualquer backdoor tentando jogar o tráfego para fora da sua rede LAN será barrado pelo firewall, independente se o tráfego for descriptografado ou o inverso (criptografado).

Ótima dica. Provavelmente a melhor opção.

Mas não me sinto seguro em configurar a segurança... firewalls etc... sou muito leigo, vou acabar deixando algo passar.

Ainda não é o meu momento. Precisaria fazer um curso de segurança, para aplicar com efetividade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...