Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá eu estou com dificuldade de entender o funcionamento de duas linhas de comando uma que está descrita e a outra na parte hardware microcontrolador onde nós temos a seguinte condição:

void main() {

TRISA = 0x00; //Todos os pinos RA são saídas

TRISB = 0x00; //Todos os pinos RB são saídas

CMCON = 0x07; //desabilitar comparadores

while(1) { //Loop infinito

PORTA.RA0 = 1; //LED ON

Delay_ms(1000); //1 Segundo de Delay

PORTA.RA0 = 0; //LED OFF

Delay_ms(1000); //1 Segundo de Delay

}

}

essa programação faz piscar o LED cada um segundo só que eu gostaria de saber o que significa esse comando CMCON. Segundo o chat gpt: 

·CMCON é o registrador de controle dos comparadores analógicos do PIC16F628A.

·O microcontrolador possui comparadores que compartilham pinos com o PORTA. Para utilizar esses pinos como entradas/saídas digitais, os comparadores precisam ser desativados.

Mesmo assim, não entendi.  

eu sei que se eu configurar os PORT(s) em zero todos serão saídas, então essa linha de comando deveria existir?  porque estou configurando ela para toda a saída.

Outra situação eu simulei e funcionou normal, porém eu fiz um plus, coloquei um resistor e uma chavinha no clear. Mesmo sem  fazer o comando (código) do Clear ele funciona no caso posso fazer isso na vida real com o micro controlador sem precisar programar o Clear ?

pic.thumb.png.cefb3fe99a79c6488a614645fe6f29c4.png

Postado
  Em 15/11/2024 às 15:41, Luiz Fernando Vieira disse:

CMCON = 0x07; //desabilitar comparadores

Expandir  

Ao se ligar o MC, ou após um reset, o registrador CMCON inicia com 0x00. Isso é o MODO 0 - Comparadores em reset, mas não desligadas as entradas de RA0 até RA3 (estão como entradas analógicas). O comando CMCON = 0x07 desliga os comparadores totalmente.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado
  Em 15/11/2024 às 20:13, Luiz Fernando Vieira disse:

@MOR_AL então o comando significa somente desligar entrada do sinal analógico que vem apresenta ou manifestar no microcontrolador?

Expandir  

Não entendi o que você quis dizer.

Mas, se não desligar o comparador analógico, alterando do MODO 0 para o MODO 7, os pinos RA0 até RA3 ficarão como entradas analógicas. Comigo aconteceu isso. O pino não funcionava direito. Somente quando desliguei os comparadores (MODO 7) é que passou a funcionar.

No data sheet mostra isso.

Comparadores.jpg.93a666f89500e9ebe8528039cfd5ce95.jpg

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
  Em 15/11/2024 às 20:41, MOR_AL disse:

Comigo aconteceu isso. O pino não funcionava direito.

Expandir  

Té comigo. 🙃

Em 15/11/2024 às 20:13, Luiz Fernando Vieira disse:

significa somente desligar entrada do sinal analógico

Expandir  

Tipo isso sim amigo. Mas é melhor você interpretar como desconectar ou desviar da entrada analógica e conectar na digital. No estilo + uma tentativa frustrada de analogia  ...algo como um desvio de uma linha de trem...

.............registro CMCON

hq720.jpg?sqp=-oaymwEhCK4FEIIDSFryq4qpAx

analógica................................................................digital

Em 15/11/2024 às 15:41, Luiz Fernando Vieira disse:

Mesmo sem  fazer o comando (código) do Clear ele funciona no caso posso fazer isso na vida real com o micro controlador sem precisar programar o Clear ?

Expandir  

É o mesmo princípio. O clear (reset) você programa ou desvia para o pino ou para interno. No entanto você define isso em definitivo no início do seu programa: informação escrita na flash

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...