Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou usando o Windows 10 Pro e o problema é que como eu deixo o pc ligado direto, depois de umas 8 horas o W10 fica bem lento pra abrir qualquer coisa, perde bastante agilidade e a única coisa que resolve o problema é sair e entrar de novo.

Nas opções de energia já coloquei tudo no modo de desempenho máximo, desliguei todas as opções de privacidade nas configurações, deixei somente os serviços essenciais ligados e só estou inicializando um driver de som no msconfig.

O que pode estar causando isso?

Meu pc:

CPU:FX6300
Pl. Mãe: ASUS M5A78L-M LX V2
Ram: 16GB DDR3
Pl. de Vídeo: R7 240 2GB
3 HD e 1 SSD
Fonte: Gamemax GP 650

• Amei 1
Postado

@RM30    sim  seu  pc é bom , e essa cpu foi lançada em 2012,  mas com temo muitos adwares se instalam sem que se perceba , e eles consomem recursos do pc fazendo  ficar lento ,  e alguns alicativos como bluestacks fazem isso também . o melhor seria formatar e instalar apenas o mínimo  necessário só o que for usar mesmo .

Postado
3 minutos atrás, devair1010 disse:

@RM30    sim  seu  pc é bom , e essa cpu foi lançada em 2012,  mas com temo muitos adwares se instalam sem que se perceba , e eles consomem recursos do pc fazendo  ficar lento ,  e alguns alicativos como bluestacks fazem isso também . o melhor seria formatar e instalar apenas o mínimo  necessário só o que for usar mesmo .

Eu tenho o Win10 instalado em uma partição específica no meu SSD e já passei o Malwarebytes nessa partição, o MB achou 15 vírus e mesmo depois de excluir esses vírus o W10 continua

com esse problema. Acho que é um problema típico do W10 mesmo com a quantidade de bloatware que eles têm. Só instalo o essencial nessa partição.

• Curtir 1
Postado

@RM30    esses adwares se instalam e não são percebidos , e não importa onde eles estejam , em que pasta , pois vão consumir recursos da mesma forma e antevírus  não localizam todos,  e a melhor forma é formatar e instalar o windows novamente .

Postado

Olá

Mesmo que não tenha nenhum App da Microsoft Store instalado, vários recursos do Windows os usam. Tente abrir a Store e mande atualizar tudo que tiver lá.
Já vi PC que estava lento porque em segundo plano a Store não estava conseguindo atualizar. Mandei fazer manualmente e depois disso o PC ficou normal. Veja se não é algo parecido. A store é meio problemática.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 17/11/2024 às 07:50, RM30 disse:

Estou usando o Windows 10 Pro e o problema é que como eu deixo o pc ligado direto, depois de umas 8 horas o W10 fica bem lento pra abrir qualquer coisa, perde bastante agilidade e a única coisa que resolve o problema é sair e entrar de novo.

Nas opções de energia já coloquei tudo no modo de desempenho máximo, desliguei todas as opções de privacidade nas configurações, deixei somente os serviços essenciais ligados e só estou inicializando um driver de som no msconfig.

O que pode estar causando isso?

Meu pc:

CPU:FX6300
Pl. Mãe: ASUS M5A78L-M LX V2
Ram: 16GB DDR3
Pl. de Vídeo: R7 240 2GB
3 HD e 1 SSD
Fonte: Gamemax GP 650

Sua dúvida é muito pertinente. Apesar de o Windows 10 ser minha versão favorita desse sistema operacional, sou obrigado a concordar que, sem as restrições corretas aplicadas pelo usuário, ele tende a apresentar problemas com o tempo. Sugiro que você faça o seguinte:

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.
2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

3. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações avançadas do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

4. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

5. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

6. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
7. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo de indexação do sistema, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos. Não se preocupe: nenhumas dessas dicas toca em algum dos seus arquivos pessoais.

Aplicações periódicas dessas dicas (ou simplesmente verificar se ainda estão em vigor) podem reduzir o nível de lentidão do seu sistema com o tempo. Além disso, a desfragmentação periódica do seu disco e a remoção de sobras de arquivo e lixo eletrônico, utilizando programas como o Defraggler e o Revo Uninstaller, também são boas práticas.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

Sua dúvida é muito pertinente. Apesar de o Windows 10 ser minha versão favorita desse sistema operacional, sou obrigado a concordar que, sem as restrições corretas aplicadas pelo usuário, ele tende a apresentar problemas com o tempo. Sugiro que você faça o seguinte:

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.
2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

3. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações avançadas do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

4. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

5. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

6. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
7. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo de indexação do sistema, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos. Não se preocupe: nenhumas dessas dicas toca em algum dos seus arquivos pessoais.

Aplicações periódicas dessas dicas (ou simplesmente verificar se ainda estão em vigor) podem reduzir o nível de lentidão do seu sistema com o tempo. Além disso, a desfragmentação periódica do seu disco e a remoção de sobras de arquivo e lixo eletrônico, utilizando programas como o Defraggler e o Revo Uninstaller, também são boas práticas.

Valeu pelas dicas. Eu acho que já tentei quase todas essas dicas mas nenhuma chegou a resolver. Acho que esse deve ser um problema pra qualquer pessoa que deixe o pc ligado direto 

tanto no W10 quanto no W11 devido à quantidade de bloatware nesses dois sistemas operacionais. No Windows 7, nesse mesmo pc isso não ocorre, acho que porque o W7 não tem bloatware, basicamente.

Pra mim, acaba sendo mais fácil sair e entrar de novo no W10, a lentidão acaba na hora e só volta umas 7 ou 8 horas depois.É meio chato mas é a única coisa que resolve.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
19 horas atrás, RM30 disse:

Valeu pelas dicas. Eu acho que já tentei quase todas essas dicas mas nenhuma chegou a resolver. Acho que esse deve ser um problema pra qualquer pessoa que deixe o pc ligado direto 

tanto no W10 quanto no W11 devido à quantidade de bloatware nesses dois sistemas operacionais. No Windows 7, nesse mesmo pc isso não ocorre, acho que porque o W7 não tem bloatware, basicamente.

Pra mim, acaba sendo mais fácil sair e entrar de novo no W10, a lentidão acaba na hora e só volta umas 7 ou 8 horas depois.É meio chato mas é a única coisa que resolve.

Pela descrição que você deu do seu problema, tenho alguns possíveis suspeitos, e isso baseado também na minha experiência resolvendo casos parecidos aqui mesmo, no Fórum.

Meus principais suspeitos (bem recorrentes):

1. Windows Update executando em segundo plano;

2. Arquivos do sistema corrompidos, parcial e temporariamente;

3. Serviço de Aprimoramento do Windows (sysmain), rodando em segundo plano;

4. Fragmentação do disco;

5. Acúmulo de bloatwares (facilmente removíveis com o Revo Uninstaller);

6. Crescimento anormal do arquivo de paginação do Windows;

7. Pouco espaço em disco, ou muitas solicitações de escrita.

Como pode ver, minhas dicas te ajudam a solucionar alguns desses problemas, mas não todos. Se necessário, posso te passar mais algumas para cobrir os pontos em branco.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

Pela descrição que você deu do seu problema, tenho alguns possíveis suspeitos, e isso baseado também na minha experiência resolvendo casos parecidos aqui mesmo, no Fórum.

Meus principais suspeitos (bem recorrentes):

1. Windows Update executando em segundo plano;

2. Arquivos do sistema corrompidos, parcial e temporariamente;

3. Serviço de Aprimoramento do Windows (sysmain), rodando em segundo plano;

4. Fragmentação do disco;

5. Acúmulo de bloatwares (facilmente removíveis com o Revo Uninstaller);

6. Crescimento anormal do arquivo de paginação do Windows;

7. Pouco espaço em disco, ou muitas solicitações de escrita.

Como pode ver, minhas dicas te ajudam a solucionar alguns desses problemas, mas não todos. Se necessário, posso te passar mais algumas para cobrir os pontos em branco.

Dessas dicas, as que eu considero as mais prováveis causas do meu problema são:

1. Windows Update executando em segundo plano;(O WU está desabilitado no meu W10 mas não sei até que ponto)

2. Arquivos do sistema corrompidos, parcial e temporariamente;(O SFC não funciona, portanto pode ser o caso)

3. Serviço de Aprimoramento do Windows (sysmain), rodando em segundo plano;(Não sei como verificar isso)

6. Crescimento anormal do arquivo de paginação do Windows;(Tb não sei como checar)

No caso do SFC a mensagem que aparece é essa:

SFC Scannow - erro W10 UL.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, RM30 disse:

No caso do SFC a mensagem que aparece é essa:

SFC Scannow - erro W10 UL.jpg

O SFC está funcionando, nesse caso (menos mal). Mas não consegue reparar todos os arquivos, e por isso você vai precisar do DISM.

43 minutos atrás, RM30 disse:

1. Windows Update executando em segundo plano;(O WU está desabilitado no meu W10 mas não sei até que ponto)

Se você executar os primeiros três passos que sugeri, consegue verificar se o Windows Update está trabalhando, ou paralisado completamente. Além disso:
a. Pressione Windows + R e execute o comando "sysdm.cpl" (sem aspas);
b. Na janela que se abre, clique na aba Hardware, na parte de cima;

c. Nos botões que aparecem na tela, clique no segundo (de cima para baixo), e depois clique em Não.

d. Salve as alterações. A partir disso, o Windows Update evita a desinstalação acidental de drivers do seu PC (um problema crônico dele).

44 minutos atrás, RM30 disse:

3. Serviço de Aprimoramento do Windows (sysmain), rodando em segundo plano;(Não sei como verificar isso)

6. Crescimento anormal do arquivo de paginação do Windows;(Tb não sei como checar)

No caso do item 3:
a. Pressione Windows + R e execute o comando "services.msc" (sem aspas);
b. Filtre os Serviços do Windows pelo nome, em ordem alfabética (ou invertida), e ache o serviço Sysmain.

c. Selecione-o para abrir as propriedades. Mude o Tipo de Inicialização dele para "Desativado", e clique no botão Parar (quantas vezes necessário, até ele desligar por completo). Clique em Ok.
d. Pressione Windows + R novamente e execute o comando "prefetch" (confirme a abertura da pasta).

e. Pressione Ctrl + A, para selecionar todos os arquivos da pasta, e pressione Shift + Del para apagá-los, permanentemente.

f. Volte à aba de Serviços do Windows e reative o Sysmain (Tipo de Inicialização = Automático, depois Ok). Reinicie o computador quando acabar.

No caso do item 6:

Se executar os passos que te passei sobre o arquivo de paginação, o Windows vai te mostrar qual o tamanho atual dele (provavelmente, maior do que o ajuste que te passei, se você já não o fez).

• Curtir 1
Postado

Acabei de fazer os passos sugeridos por você. Só no caso do DISM deu problema:

No caso do Arquivo de Paginação está assim:

Memória Virtual - Win10 UL.jpg

DISM - Win10 UL.jpg

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, RM30 disse:

Acabei de fazer os passos sugeridos por você. Só no caso do DISM deu problema:

No caso do Arquivo de Paginação está assim:

Memória Virtual - Win10 UL.jpg

DISM - Win10 UL.jpg

O ajuste no arquivo de paginação ficou bom (é só reiniciar para ele ser aplicado).

Porém, se o DISM deu problemas, isso significa que sua instalação de Windows está corrompida nesse momento (e esse é o principal suspeito da lentidão que você está experimentando no seu sistema). Sugiro uma das seguintes alternativas:
1. Reparo do sistema com um pendrive inicializável de Windows (faça backup dos seus arquivos mais importantes, mesmo escolhendo a opção de mantê-los durante o reparo), ou...
2. Reinstalação completa do Windows.

Você pode escolher. Caso esteja habituado a usar o Rufus, sugiro que experimente o Ventoy. Uma vez instalado no seu pendrive, você não precisa desmontar a ISO dentro dele, mas apenas copiá-la inteira para o pendrive, e executá-la por ele, no boot do Ventoy.

Postado
11 minutos atrás, Gabriel U disse:

O ajuste no arquivo de paginação ficou bom (é só reiniciar para ele ser aplicado).

Porém, se o DISM deu problemas, isso significa que sua instalação de Windows está corrompida nesse momento (e esse é o principal suspeito da lentidão que você está experimentando no seu sistema). Sugiro uma das seguintes alternativas:
1. Reparo do sistema com um pendrive inicializável de Windows (faça backup dos seus arquivos mais importantes, mesmo escolhendo a opção de mantê-los durante o reparo), ou...
2. Reinstalação completa do Windows.

Você pode escolher. Caso esteja habituado a usar o Rufus, sugiro que experimente o Ventoy. Uma vez instalado no seu pendrive, você não precisa desmontar a ISO dentro dele, mas apenas copiá-la inteira para o pendrive, e executá-la por ele, no boot do Ventoy.

Vou acabar mesmo reinstalando o Windows 10, vou só esperar mais umas 8 ou 9 horas pra verificar se as mudanças feitas até agora resolveram a lentidão.

Eu uso o Ventoy tem um tempo, ele é bem mais prático mesmo. Normalmente o que eu fazia era copiar os arquivos do ISO direto no pendrive.O Ventoy permite escolher qual 

ISO instalar no boot.

Muito obrigado por toda a ajuda, vou passar a fazer isso daqui pra frente no W10 e no W11.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!