Ir ao conteúdo

Cabo de força da fonte Corsair Rm850x esquentando

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, Ja faz um tempo que venho percebendo que meu cabo de força esta ficando muito quente enquanto estou jogando, minha fonte é uma Corsair Rm850x e utilizo um cabo de 10A de 1.5mm, minha config de pc é i9 14900kf, RTX 3090 FE, Z790! Devo comprar um cabo de força de 10A 2.5mm ou um de 20A 1.5mm

agora, Gabriel Lucas GMR disse:

Boa tarde, Ja faz um tempo que venho percebendo que meu cabo de força esta ficando muito quente enquanto estou jogando, minha fonte é uma Corsair Rm850x e utilizo um cabo de 10A de 1.5mm, minha config de pc é i9 14900kf, RTX 3090 FE, Z790! Devo comprar um cabo de força de 10A 2.5mm ou um de 20A 1.5mm

Lembrando que venho percebende isso desde minha configuração antiga que seria um r5 5600x uma b550 e RTX 3090, 32gb ram - agr possuo 64gb

• Solução
Postado

Cabo é barato, então dá pra trocar preventivamente. Mas, a princípio, era pra um fio 1,5 mm aguentar fácil o dobro do exigido pelo teu PC e sem esquentar, mesmo em 110 V. Acho mais provável que tenha algum mau contato entre o cabo e a fonte e/ou tomada.

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, Gabriel Lucas GMR disse:

Devo comprar um cabo de força de 10A 2.5mm ou um de 20A 1.5mm

Vá de 20A , mas com certificação ABNT. Como já dito não vai ter diferença de preço  do de 10A.

Uma vez um colega foi instalar cabo de força comprada na feira, lógico que dá BO.

Postado
1 minuto atrás, PedraX disse:

Vá de 20A , mas com certificação ABNT. Como já dito não vai ter diferença do de 10A.

20 A os pinos são mais grossos, vai ter que trocar a tomada pra encaixar.

• Curtir 1
Postado

Se você não souber comprar cabo pode acabar sendo enganado. Até cabo comum para instalação elétrica já estão falsificando. Cabo que diz que é 2,5mm², mas quase não tem cobre dentro, eles engrossaram a parede da isolação pra enganar.

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Esse cabo é original da fonte? A tomada onde a fonte está conectada está folgada ou está justa? A instalação da rede está OK também, sem conexões frouxas, fio muito fino, nada do tipo?

Não, minha fonte venho sem cabo de força, esse cabo que uso nele e um que comprei em uma lojinha de informatica do meu bairro... o cabo não esta frouxo, porém esta conectada em um filtro de linha de 6 tomadas

16 minutos atrás, Shaman93 disse:

Cabo é barato, então dá pra trocar preventivamente. Mas, a princípio, era pra um fio 1,5 mm aguentar fácil o dobro do exigido pelo teu PC e sem esquentar, mesmo em 110 V. Acho mais provável que tenha algum mau contato entre o cabo e a fonte e/ou tomada.

Não esta frouxo, porém quando eu tirei o cabo de força para ver o porque estava tão quente, percebi que uma ponta dele parece que esta sendo derretida por conta do calor

9 minutos atrás, PedraX disse:

Vá de 20A , mas com certificação ABNT. Como já dito não vai ter diferença de preço  do de 10A.

Uma vez um colega foi instalar cabo de força comprada na feira, lógico que dá BO.

Entendi, vou comprar então e fazer esse teste, e retorno com o feedback

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você não souber comprar cabo pode acabar sendo enganado. Até cabo comum para instalação elétrica já estão falsificando. Cabo que diz que é 2,5mm², mas quase não tem cobre dentro, eles engrossaram a parede da isolação pra enganar.

vixe, teria algum link que eu possa comprar sem ter problemas?

Postado
6 minutos atrás, Gabriel Lucas GMR disse:

Não esta frouxo, porém quando eu tirei o cabo de força para ver o porque estava tão quente, percebi que uma ponta dele parece que esta sendo derretida por conta do calor

Então é isso mesmo, mau contato entre a fonte e o cabo.

• Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, Shaman93 disse:

20 A os pinos são mais grossos, vai ter que trocar a tomada pra encaixar.

E que ví a especificação da CPU e da VGA e é uma fritadeira ! 253W em turbo da CPU + 450W da VGA. Até desconfio do fonte.

Postado
agora, Shaman93 disse:

Então é isso mesmo, mau contato entre a fonte e o cabo.

vou levar o cabo do meu trabalho para testar no meu pc hoje, o cabo é o mesmo! vamos ver se o problema seria essa ponta derretida, mais e bem discreto a parte derretida, não sei se afetaria o desempenho do cabo, quando chegar em casa retorno com o feedback

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, Gabriel Lucas GMR disse:

vixe, teria algum link que eu possa comprar sem ter problemas?

Eu não saberia te indicar um cabo, mas a dica seria evitar cabos muito baratos, tente observar também pela qualidade de construção deles.

Esse tipo de cabo de fonte é o mesmo usado em panelas de pressão elétrica, por exemplo, e esse tipo de panela consome entre 800-1000W. Eu trabalho com assistência dessas panelas e o cabo mal chega a mornar durante o funcionamento. E o cabo original delas é 3x0,75mm², quem usa cabo 3x1,5mm² é micro-ondas e air fryer (consumo de 1500-2000W), mas eles tem plugue de 20A em 127V.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
8 horas atrás, Shaman93 disse:

@Gabriel Lucas GMR Essa parte carbonizada nos pinos da fonte, esfrega um pouco (não muito pra não afinar demais os pinos) com bombril e WD 40 antes de trocar o cabo, se não ali vai continuar sendo um ponto com resistência e o cabo vai continuar esquentando.

Se não conseguir corrigir esse problema no pino da fonte, infelizmente terá de trocar a fonte, pois o problema pode continuar com um cabo novo. Mas indico que faça o recomendado pelo colega e utilize com um cabo novo para teste.

• guilherme_dr alterou o título para Cabo de força da fonte Corsair Rm850x esquentando

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...