Ir ao conteúdo

Posso usar a Redragon RGPS 600W com uma RX 6750XT temporariamente?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Fala, galera, tudo bem?😎

Aproveitei a Black Friday para finalmente comprar minha placa de vídeo (estava sem uma faz tempo) e peguei a AMD RX 6750 XT, que estava com um preço ótimo!

Mas surgiu uma dúvida. Montei meu PC no começo do ano e estava crente que minha fonte era de 750W. Porém, depois que comprei a placa de vídeo, fui dar uma geral no PC e percebi que estou usando uma de 600W 80 Plus Gold (modelo ATX Gamer Redragon RGPS 600W 80 Plus Bronze PFC Ativo Sem Cabo de Força - GC-PS002). Na verdade, a de 750W deu problema e eu acabei cancelando a compra, mas esqueci, kkkkk.

Já sei pelo teclab, que essa fonte não entregam 100% do que promete, entrega um pouco abaixo 🥲

Aqui está minha configuração atual (antes da placa de vídeo chegar):

- Processador AMD Ryzen 5 5600G

- Placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2 (AM4/DDR4 3200MHz/HDMI/DisplayPort/M.2/USB 3.2)

- Cooler Deepcool AG400 Preto (modelo R-AG400-BKLNMC-G-1)

- SSD Kingston SA400S37 480GB

- 2 Pentes de memória 16GB (3200MHz) da XPG

- 6 Ventoinhas Rise Mode com RGB (mas deixo tudo desligado)

Pesquisei alguns sites americanos e vi que o consumo total, com a RX 6750 XT, pode variar entre 580W e 600W (em uso total claro, do sistema, como um todo). Alguns recomendam fontes de 650W, outros de 750W...

A dúvida é a seguinte: será que preciso urgentemente trocar minha fonte, ou dá para segurar uns 3 a 4 meses, já que jogo só nos finais de semana? Ou, quem sabe, posso continuar com a fonte atual e fazer um undervolt na placa de vídeo (vi que com esse procedimento o consumo dela não passa de 160W) Jogo jogos competitivos, então é sempre gráfico no baixo, e quando jogo modo história, são jogos antigos, tipo GTA SAN ANDREAS, o mais pesadinho que jogo hoje, é arena breakout.

Não queria gastar com outra peça agora, no final do ano e nem cancelar a compra dessa placa de vídeo kkkkkkk... O que vocês indicam?

• Moderador
Postado
31 minutos atrás, Gabriel Gouveia disse:

Pesquisei alguns sites americanos e vi que o consumo total, com a RX 6750 XT, pode variar entre 580W e 600W (em uso total claro)

Esses números são insanos, essa placa vai consumir entre 200 e 250W em jogos, com undervolt pode consumir significativamente menos, o processador jamais vai sequer chegar perto de consumir 100W, olha aí os dois componentes que mais consomem energia, juntos, nem vão chegar nos 350W, joga mais 100W (exagerando) pro resto da configuração e esse sistema nem sequer vai consumir 450W em jogos.

Por exemplo, veja o consumo total de um sistema com essa GPU junto de um Ryzen 7 5800X3D:

image.png

Mas concordo que você tem que trocar essa fonte eventualmente, não por causa da potência, mas sim pela qualidade que deixa a desejar. Dá pra ir utilizando ela até lá.

31 minutos atrás, Gabriel Gouveia disse:

Já sei pelo teclab, que essa fonte não entregam 100% do que promete, entrega um pouco abaixo 🥲

Detalhe, só pra deixar claro que ela entrega sim a potência prometida, o que o TecLab afirmou é que a eficiência prometida não foi alcançada.

• Batata Defumada alterou o título para Posso usar a Redragon RGPS 600W com uma RX 6750XT temporariamente?
Postado

@Batata Defumada brigado pelo feedback. Talvez eu tenha me expressado mal. Quando mencionei um consumo total de 580W a 600W, estava me referindo ao computador como um todo, considerando que todos os componentes estivessem operando em seu máximo desempenho. 😀

Mas realmente, eu vou aguardar um pouco e trocar essa fonte por uma melhor, já vou aproveitar e pegar uma de 750W, também, para poder trabalhar com folga, se tiver alguma para indicar, agradeço, geralmente sempre sigo recomendações do TECLAB, mas esse ano eu vacilei legal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• Haha 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
4 minutos atrás, Gabriel Gouveia disse:

Quando mencionei um consumo total de 580W a 600W, estava me referindo ao computador como um todo

Ainda assim não tem como o seu processador e a RX 6750XT chegarem em um consumo desse, a não ser que você faça overclocks. E o resto dos componentes fazem pouca diferença no consumo energético.

5 minutos atrás, Gabriel Gouveia disse:

já vou aproveitar e pegar uma de 750W, também, para poder trabalhar com folga, se tiver alguma para indicar, agradeço,

Tenho, mas também depende do quanto você estaria disposto a investir. Pra quem pode gastar consideravelmente eu costumo recomendar a Corsair RM750X.

• Amei 1
Postado
27 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Ainda assim não tem como o seu processador e a RX 6750XT chegarem em um consumo desse, a não ser que você faça overclocks. E o resto dos componentes fazem pouca diferença no consumo energético.

Maravilha, obrigado por me auxiliar! 😎

28 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Tenho, mas também depende do quanto você estaria disposto a investir. Pra quem pode gastar consideravelmente eu costumo recomendar a Corsair RM750X.

Gostei dessa indicação, vou deixar aqui na list! Gostei do preço, e realmente é um investimento, tendo em vista que uma fonte boa, me traz um segurança a mais! 😀

• Amei 1
Postado
3 horas atrás, Batata Defumada disse:

Acho corsair muito superfaturada. Nesse preço você pega uma core reactor ii 850w, pichau cluster etc. Msi a750gl está saindo por 550 reais e não perde lá muita coisa não! Mesmo a core reactor de 750w que é até melhor está mais barata

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Fabricio S S J Nenhuma dessas é melhor que a RM750X, exceto a Core Reactor original que bate de frente, mas ainda perde um pouquinho na performance geral mesmo tecnicamente tendo componentes um pouco melhores. De qualquer forma EU não recomendo mais fontes da XPG, por bom motivo. Sem contar que mesmo a Core Reactor me deixou receoso recentemente devido alguns relatos, exemplo: https://forum.adrenaline.com.br/threads/problemas-com-a-fonte-xpg-core-reactor-850w.703436/

Um moderador da nossa equipe também teve uns problemas com o ripple da Core Reactor dele depois de 2 anos de uso, a minha ainda bem está tranquila, pelo menos por enquanto.

Pichau Cluster e as MSI MAG GL não estão no mesmo nível de qualidade das RMx, infelizmente.

Corsair é superfaturada quando é uma CV por R$500,00, essa RM750X é uma fonte de excelente qualidade que vale a pena o preço na minha opinião.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!