Ir ao conteúdo

2x16GB 2666Mhz ou 2x8GB 3200Mhz? (Ryzen 5 5500 e Biostar TB350-BTC)

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, troquei de processador e estou com um Ryzen 5 5500, eu estava com um 1400. Nessa mudança de processador me avisaram em alguns lugares que eu estaria perdendo uma performance considerável por conta da frequência baixa, já que esses CPUs 5000 suportam frequências maiores que o 1400.

Por agora tenho uma Juhor 1x16gb 2666mhz. Vale a pena eu manter a memória atual, comprar um kit 2x8 de 3200mhz, ou comprar um 1x16gb 3200mhz ? Teria alguma mudança significativa nessa frequência maior, ou coisa de 3-5 fps?

*Minha placa-mãe só tem 2 slots

**quanto a um OC da minha ram, OC em ram eu não sei muita coisa, principalmente na parte de timings.

***Ryzen 5 5500, B350, 5600XT

• J.Augusto F alterou o título para DDR4 2666MHZ vs DDR4 3200mhz (Ryzen 5 5500)
  • Solução
Postado
9 minutos atrás, Vinicius1332 disse:

Pessoal, troquei de processador e estou com um Ryzen 5 5500, eu estava com um 1400. Nessa mudança de processador me avisaram em alguns lugares que eu estaria perdendo uma performance considerável por conta da frequência baixa, já que esses CPUs 5000 suportam frequências maiores que o 1400.

Mais ou menos. Sim, você consegue rodar a RAM em frequência maior, mas isso não tem lá tanta importância considerando o processador capado que você comprou.

10 minutos atrás, Vinicius1332 disse:

Por agora tenho uma Juhor 1x16gb 2666mhz. Vale a pena eu manter a memória atual, comprar um kit 2x8 de 3200mhz, ou comprar um 1x16gb 3200mhz ? Teria alguma mudança significativa nessa frequência maior, ou coisa de 3-5 fps?

Na realidade o problema maior é a falta de dual channel. Já que você já tem um pente de 16gb, compre outro (não importa muito as specs) e depois faça o overclock manualmente.

10 minutos atrás, Vinicius1332 disse:

**quanto a um OC da minha ram, OC em ram eu não sei muita coisa, principalmente na parte de timings.

É, então... isso é uma arte, e infelizmente não tem um bom tutorial a respeito. Você vai ter que ver vários e vários vídeos, e depois aprender com tentativa e erro.

Postado
16 minutos atrás, Imakuni disse:

Mais ou menos. Sim, você consegue rodar a RAM em frequência maior, mas isso não tem lá tanta importância considerando o processador capado que você comprou.

Na realidade o problema maior é a falta de dual channel. Já que você já tem um pente de 16gb, compre outro (não importa muito as specs) e depois faça o overclock manualmente.

É, então... isso é uma arte, e infelizmente não tem um bom tutorial a respeito. Você vai ter que ver vários e vários vídeos, e depois aprender com tentativa e erro.

1. pô velho, chama meu processador de Capado não 😡😡😡😡KKKKKKK

2. muda muita coisa de single pra dual? quando eu tava com dual não cheguei a fazer comparação. Mesmo em um caso de excesso de ram? eu sei da ideia de canais e tudo mais, só me pergunto se a diferença compensaria.

3. pra um oc, é mais interessante mais frequência ou menor timings ?

Postado
3 minutos atrás, Vinicius1332 disse:

2. muda muita coisa de single pra dual? quando eu tava com dual não cheguei a fazer comparação. Mesmo em um caso de excesso de ram? eu sei da ideia de canais e tudo mais, só me pergunto se a diferença compensaria.

Importa bastante sim.

3 minutos atrás, Vinicius1332 disse:

3. pra um oc, é mais interessante mais frequência ou menor timings ?

Depende. No seu caso, um mix dos dois.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para memória RAM Juhor DDR4 2666MHZ vs DDR4 3200mhz (Ryzen 5 5500)
Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Importa bastante sim.

Depende. No seu caso, um mix dos dois.

@Imakuni Vou ver de comprar outro pente de 16gb, talvez até 3200mhz já que mesmo que eu tenha que setar manualmente a mesmo coisa pras duas, teoricamente ela vai suportar mais facilmente que a outra.

Obrigado pela ajuda

• Mr. Caio Augusto alterou o título para memória RAM DDR4 2666MHZ vs DDR4 3200mhz (Ryzen 5 5500)
Postado

@Imakuni Acho que você respondeu mas fazendo a pergunta mais claramente..

Tu acha mais interessante eu manter o pente atual e comprar mais um de 16gb 2666mhz ou vender ele e pegar um 2x8 de 3200mhz?

relembrando que tenho dois slots de ram e vou honestamente tentar ficar no am4 até quando for possível. Hoje 32gb é muito exagero, mas tenho receio de virar o padrão a partir do GTA VI, The Witcher 4 e afins

Resumindo, comprei um Ryzen 5 5500 e estou na dúvida se devo comprar mais um pente de 16gb 2666mhz para completar com o que ja tenho e fazer dual channel de 32gb 2666mhz. Ou vender o pente que tenho e pegar 2x8 3200mhz.

A perca de performance da 2666mhz compensaria essa troca? Pretendo ficar no AM4 até quando não for mais possível.
Minha placa-mãe só tem 2 slots

Postado

@Vinicius1332 para AAA futuros, não. Mas a configuração que você tem (na assinatura) também não será. Além disso, 16GB em single-channel machuca demais o desempenho do seu processador, principalmente por operar numa frequência baixa de 2666MHz, ele rende menos do que deveria em jogos (você sentiria diferença em jogos mais pesados para CPU). Se você comprou 1x16GB provavelmente já foi planejando o upgrade para 32GB, mas você escolheu a opção errada, pegou um módulo de 2666MHz em vez de 3200MHz.

Postado

Já começou a ficar insuficiente pra alguns jogos atuais, tipo Hogwarts Legacy, Cyberpunk, Last of Us... Claro, dá pra baixar algumas das configurações pra tentar espremer nos 16 GB, mas a tendência é isso ficar cada vez mais difícil.

• guilherme_dr alterou o título para 2x16GB 2666Mhz ou 2x8GB 3200Mhz? (Ryzen 5 5500 e Biostar TB350-BTC)
Postado

@GuilhermeGB definitivamente não vai ser.. mas pretendo segurar isso por uns anos (até quando n for mais possível jogar em 1080p Baixo-médio a 50fps+) e dps partir pra um 5700x3d (e uma gpu nova) e rodar no AM4 até ficar antigo igual os FX's eram até alguns anos atrás.. antigos mas usáveis.

Sim, peguei 16gb por conta de eu só ter dois slots. A priori você acha melhor tentar pegar um de 3200mhz 16gb, usar por enquanto em 2666mhz (ou quem sabe fazer oc pra 3000) e depois pegar outro de 3200mhz? Não queria dar o passo pra trás na capacidade.

Peguei 2666mhz porque eu utilizava um Ryzen 5 1400 (e uma rx 570), era o suficiente. Antigamente eu usava 2x8 2666mhz da kllisre, mas um parou de dar compatibilidade aqui, ai peguei um Juhor de 16gb 2666mhz e ficou 24gb, depois que troquei de cpu o outro parou de dar compatibilidade, ai agora estou com 16gb da Juhor somente

@Shaman93 TLOU eu joguei aqui e deu pra ver que em alguns momentos ele até queria mais ram (até porque só tenho 6gb vram), hoghwarts legacy e cyberpunk pretendo jogar. Bem como Tlou 2, Gow ragnarok e os futuros GTA VI e The Witcher 4, se meu pc aguentarkkk.

Qual rota você acha que eu deveria fazer?

Postado

@Vinicius1332 esses jogos são vão puxar mais de 16GB de RAM se você exagerar na qualidade gráfica. Fica ali pelo Médio/Alto que tudo ficará sob controle. Não sei sobre o Hogwarts, mas Cyberpunk 2077 do Médio pro Ultra quase não tem diferença visual perceptível, mas o impacto no desempenho é relativamente grande. Pra dar diferença mais significativa mesmo, só usando Ray Tracing, mas o peso na placa de vídeo é ainda maior. Ray Tracing também pesa mais em cima do CPU, que é usado para fazer o cálculos da interação dos raios traçados.

Postado

@GuilhermeGB complicado é que tenho 6gb de vram né, então vai ter um consumo maior de RAM. Provavelmente vou ir pra 2x16gb 3200mhz, só que vai demorar.. Comprar um pente 3200 e ficar usando com o que já tenho até vender ele e trocar por outro.

Postado

@Vinicius1332 não é bom ultrapassar muito a quantidade de VRAM da placa de vídeo em nenhuma situação. Primeiro porque o risco do jogo quebrar é maior, segundo que o seu desempenho fica bastante penalizado. É mais fácil ver isso na prática quando você pega um modelo de placa de vídeo que tem versão com mais VRAM e com menos VRAM e coloca as duas lado a lado, por exemplo, RTX 4060 Ti que tem versão de 8GB e 16GB. Em situações que usam menos de 8GB as duas tem o mesmo desempenho, mas quando usa mais do que 8GB, a situação muda.

Cyberpunk 2077 1080p RT Overdrive com DLSS Qualidade (mais de 9GB de uso de VRAM).

Média: 42 FPS (8GB) vs 52 FPS (16GB)

Mínima: 34 FPS (8GB) vs 44 FPS (16GB)

RE4 Ramake em 1080p Max (o jogo usa por volta de 13GB de memória nessa configuração).

Média: 90 FPS (8GB) vs 100 FPS (16GB)

Mínima: 26 FPS (8GB) vs 45 FPS (16GB).

Enquanto mais acima dos 8GB, pior fica as mínimas, o que causa uma gameplay muito instável.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=awquePr7oPI

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!