Ir ao conteúdo

Potenciômetros não estão atuando no volume do som

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

IMG_20241215_104223.thumb.jpg.fbc98f8c5432424fccc80d8a89ef5fb0.jpgIMG_20241216_084221.thumb.jpg.12613f770b9ac209087202c4d1d24a26.jpgIMG_20241216_084203.thumb.jpg.92a2734959dbf3ae88fce1ccb9b6838f.jpgIMG_20241216_084135.thumb.jpg.8312bed9dc363d0b194fe19855336755.jpgBom dia pessoal do CdH.

Eu comprei um esquema eletrônico para montagem de uma captação para acordeon (sanfona), porém os potenciômetros não regulam o volume.

Ele é bem simples e eu já conferi tudo e está exatamente como no projeto..

Basicamente o sistema tem três eletretos que ficam na parte da frente e um na parte  de trás do acordeon.

Um potenciômetro ajusta o volume do eletreto de trás e o outro funciona como o geral.

O Jack stéreo está fazendo também a função on/off.

Ocorre  que o som está com o volume constante e mesmo acionando qualquer um dos potenciômetros nada acontece.

Eu preciso da ajuda de alguém que possa verificar se tem erro de projeto.

Muito obrigado.

• Membro VIP
Postado

Publique o esquema elétrico... No entanto permita-me...

Não sou do ramo.. Parece que você está ligando as saídas do eletreto em paralelo direto. Não sei como reagem - um pode zoar o outro - mas sugiro colocar um resistor em cada saída pra meio que casar e somar melhor as impedâncias. Algo como fazer um mixer...

art1885_0006.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/projetos/16915-mixer-de-4-canais-para-microfones-e-fonocaptores-de-cristal-art1885.html

• Curtir 1
Postado

Também nunca mexi com esses mics mas de cara acho estranho a saída de P2 não ser o pino do meio... Do jeito que está dá a impressão de que P1 faz um tipo de balanço entre a soma dos mics 1, 2 e 3 e do mic 4.

E se não fiz errado, eis o

30 minutos atrás, .if disse:

esquema elétrico

S3K86Sa.jpeg

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, .if disse:

Não sou do ramo.. Parece que você está ligando as saídas do eletreto em paralelo direto.

Tem capacitor fazendo o acoplamento, como você mesmo diz, é praticamente a lesma lerda. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Também nunca mexi com esses mics mas de cara acho estranho a saída de P2 não ser o pino do meio...

Também acho, mas é algo comum no ramo da luthieraria. É útil quando temos vários captadores e vários potenciômetros de volume. 

Como os captadores são componentes passivos, não tem problema em dar curto nas suas saídas quando o pino do meio vai ao terra. 

Por outro lado, os pinos das pontas dos potenciômetros podem ser todos unidos e ir direto ao PA ou a mesa, pois terão sempre a mesma resistência (impedância). 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E se não fiz errado, eis o esquema elétrico. 

Sim, está correto de acordo com as plaquinhas. 

Não vejo problema nenhum com ele, é pra funcionar. 

O problema parece estar ali com o negativo da bateria, do Jack e do potenciômetro. Pois é nessa parte que temos o controle do volume. 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Do jeito que está dá a impressão de que P1 faz um tipo de balanço entre a soma dos mics 1, 2 e 3 e do mic 4.

Sim, é isso mesmo. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Tem capacitor fazendo o acoplamento,

Com o esquema que o amigo gentilmente levantou, até eu que sou trôxa teria noção 😁

E continuo achando que algo como um mixer de audio (clique) tende a ser mais interessante pra esta curiosa aplicação do garoto...

art1592_0001.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/projetos/9080-mixer-ativo-de-tres-entradas-art1592.html

Um controle individual do volume é bem interessante. Sem esquecer, claro que não sou do ramo mas creia-me... já peguei numa sanfona 🙃

• Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, .if disse:

continuo achando que algo como um mixer de audio (clique) tende a ser mais interessante pra esta curiosa aplicação do garoto..

Ué, cadê seu modo minimalista? :lol:

No caso aí tem a falta de espaço, por isso as plaquinhas tão pequenas. 

E quanto a volume, é desnecessário as mesas e amplificadores já tem a sensibilidade suficiente ou até de sobra (bastando regular). 

• Curtir 2
  • Haha 2
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Renato.88 disse:

modo minimalista?

14 horas atrás, Renato.88 disse:

a falta de espaço

Boa irmão. Sua lembrança me fez substituir mentalmente o mic de eletreto - que precisa de fonte - por um mic magnético - só sua pequena caṕsula - que não precisa de fonte. De fato fui ainda mais longe. Imaginei um foninho mesmo. Destes que você (que me lê) durante sua existência descartou algumas dezenas só porque partiu o fiozinho. Na teoria ele atua como microfone também.

O que (pra variar) me fez lembrar de um experimento de minha literal infância: coloquei 2 microfones conectados em paralelo por um fio muito longo passando pelos conduítes. Ao falar em um, ouvia-se no outro encostado no ouvido. Algo como uma evolução daqueles com latinha e barbante..... passado sempre presente... 😁.

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 Bom dia.

Primeiramente agradeço muito pela sua atenção na minha postagem.

Eu não tenho nenhuma experiência com eletrônica, apenas comprei os componentes e segui as instruções do projeto.

Eu achei muito interessante seu projeto e gostaria de saber se você pode desenhar a plaquinha pra mim.

Eu consigo fazer ela aqui, preciso somente do desenho mesmo.

Seria possível você fazer pra mim?

Em 16/12/2024 às 10:13, rmlazzari58 disse:

Também nunca mexi com esses mics mas de cara acho estranho a saída de P2 não ser o pino do meio... Do jeito que está dá a impressão de que P1 faz um tipo de balanço entre a soma dos mics 1, 2 e 3 e do mic 4.

E se não fiz errado, eis o

S3K86Sa.jpeg

@rmlazzari58 @Renato.88

Postado
5 horas atrás, Marcelo Stefanini disse:

Eu achei muito interessante seu projeto e gostaria de saber se você pode desenhar a plaquinha pra mim.

O projeto que o @rmlazzari58 postou, é o mesmo do seu kit. 

Apenas está desenhado de outra forma, ele "levantou" o esquema pra gente entender melhor como funciona e se tem algum erro. 

• Curtir 2
Postado

Bom dia @Renato.88 .

Agradeço muito pela atenção e ajuda que você está me dando.

Na questão da ligação dos potenciômetros vcs debateram uma possibilidade de haver um erro.

Se você puder me orientar como fazer a ligação de outra maneira eu vou testar.

Também pensei em fazer a ligação dos potenciômetros sem passar pelo Jack e adicionar uma chave on/off independente. Porém, para fazer essa ligação entre os potenciômetros eu também precisaria da ajuda de vcs.

você já viu que não entendo nada mesmo de eletrônica, não é mesmo? Rsrs

Mas eu acredito que vamos conseguir fazer esse equipamento funcionar direitinho.

Muito obrigado 🙏🏼

• Solução
Postado
Em 20/12/2024 às 06:35, Marcelo Stefanini disse:

Na questão da ligação dos potenciômetros vcs debateram uma possibilidade de haver um erro.

Se você puder me orientar como fazer a ligação de outra maneira eu vou testar.

Também pensei em fazer a ligação dos potenciômetros sem passar pelo Jack e adicionar uma chave on/off independente. Porém, para fazer essa ligação entre os potenciômetros eu também precisaria da ajuda de vcs.

você já viu que não entendo nada mesmo de eletrônica, não é mesmo?

Creio que o problema esteja na ligação do Jack. 

A melhor coisa nesses projetos é a uma chave liga desliga independente, pois mesmo ligado certo, o Jack com o tempo da mau contato. 

Seguindo esse desenho.... 

1734807932369558716410850168843.jpg.49a6a6f83e2ba30b6b2dd52acb3febc4.jpg

Deve mudar a ligação para:

Os dois fios pretos, negativo da bateria e pino 1 do potenciômetro devem ser ligados juntos à carcaça do Jack, onde põe a porca. 

O fio vermelho do potenciômetro, vai ao "positivo" do Jack, o terminal que entra em contato com a ponta do P10. 

Se quiser colocar uma chave liga desliga, corte o + da bateria. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Renato.88 muito obrigado por me ajudar a resolver esse problema.

Um potenciômetro ficou atuando como volume geral e o outro atuando como um mixer entre os microfones dianteiros e o traseiro.

Ficou sensacional e muito funcional, melhor que o projeto original.

Postado
1 hora atrás, Marcelo Stefanini disse:

Ficou sensacional e muito funcional, melhor que o projeto original.

O projeto original já era esse mesmo. 

O erro dele era aquele sistema de desligar pelo Jack que não funciona bem. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...