Ir ao conteúdo

Minha placa-mãe pegou fogo(A520m S2H, fonte msi mag 650w)

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Galera, vou anexar a imagem, a placa pegou fogo enquanto eu montava, tenho medo do que possa ser, fonte ou placa-mãe ambas são novas, a cpu pode ter sido danificada?

IMG-20241216-WA0018.jpg

Postado

Cara eu já fiz isso acontecer em uma mesa de laboratório e posso afirmar que 2 coisas podem ter acontecido para pegar fogo nesse transistor ai...

- Você colocou 127V nessa placa-mãe... Seja direta ou indiretamente via fonte de alimentação.

- Você estava montando em uma base metálica e deu curto nos pinos do transistor.

Da uma relembrada nos passos que você fez até isso acontecer.

Postado
9 minutos atrás, Fause disse:

Cara eu já fiz isso acontecer em uma mesa de laboratório e posso afirmar que 2 coisas podem ter acontecido para pegar fogo nesse transistor ai...

- Você colocou 127V nessa placa-mãe... Seja direta ou indiretamente via fonte de alimentação.

- Você estava montando em uma base metálica e deu curto nos pinos do transistor.

Da uma relembrada nos passos que você fez até isso acontecer.

mano, ela estava em cima do saco que veio, e garanto que não estava em cima de algo metalico, ela tinha ligado as rams e o fan tinha girado, mas não deu Vídeo fui trocar a BIOS e enquanto estava baixando os arquivos no pendrive isso aconteceu, a parte dos 127 volts eu não entendi muito bem apenas coloquei a fonte na tomada. seria problema na placa ou na fonte? o processador pode ter sido danificado?

Postado

@ckaio_00 Hoje em dia tem muita tecnologia para isso não acontecer ou voce montou errado a loja que voce comprou tera que provar isso com laudo por outra empresa se tiver dentro da garantia ou voce foi sorteado infelizmente como e uma placa-mãe bem barata eu trocaria ela a fonte acredito que não seja viu

Postado

Então... O lance dos 127v, no meu caso foi assim... Estava fazendo uns testes em uma montagem de laboratório e alguns componentes eletrônicos... Em determinado momento fui colocar a placa na tomada e achei que era 12v, mas era 127v... As duas tomadas eram parecidas, mas não tinham identificação... Ai já era.. Pegou fogo no transistor (que é esse mesmo componente q você mostrou na foto).

Pode ser que sua fonte deu algum problema e deixou passar uma tensão maior do que os 12v... Ai fritou o componente eletrônico da sua placa-mãe.

Quanto ao processador... Sim, é possível ele ter sido danificado... Não da para descartar.

Postado
2 minutos atrás, Tonizpt disse:

@ckaio_00 Hoje em dia tem muita tecnologia para isso não acontecer ou voce montou errado a loja que voce comprou tera que provar isso com laudo por outra empresa se tiver dentro da garantia ou voce foi sorteado infelizmente como e uma placa-mãe bem barata eu trocaria ela a fonte acredito que não seja viu

o que eu poderia ter feito de errado que ocasionaria nisso? so por duvida e pra eu revisar aqui.

Postado

VRM queimar assim... é bem estranho. Eu não excluiria a possibilidade de defeito de fabrica na placa-mãe.

Acione a garantia e vê no que dá. Há uma boa chance de ter estragado RAM/CPU.

Postado
1 minuto atrás, W46n3r disse:

VRM queimar assim... é bem estranho. Eu não excluiria a possibilidade de defeito de fabrica na placa-mãe.

Acione a garantia e vê no que dá. Há uma boa chance de ter estragado RAM/CPU.

então devo acionar a garantia da placa-mãe e não o da fonte?

o que me preocupa é o processador mesmo que tenho medo de esta estragado.

Postado

@PedraX não, eu coloquei os componentes e liguei, não deu Vídeo então pensei que seria a BIOS, peguei meu notebook e fui baixar a BIOS no pendrive, enquanto isso deixei as peças e a placa ligadas, quando fui por o pendrive desliguei 

resetei a BIOS pela cmos e coloquei o pendrive e dps liguei, quando aconteceu isso. 

Postado

Esse é um MOSFET de alta do VRM que recebe diretamente a alimentação +12V da fonte. Para ele queimar assim, ou recebeu uma tensão muito elevada, ou uma falha interna do circuito da placa-mãe causou uma sobrecarga nele, ou simplesmente o componente estava com defeito/mal soldado na placa.

Postado

Curiosidade -> A fonte estava ligada diretamente na rede elétrica ou tinha estabilizador  nessa "festa" ? Como está a rede elétrica do local. 

* De alguma forma fechou curto.

• mick 07 alterou o título para Minha placa-mãe pegou fogo(A520m S2H, fonte msi mag 650w)
Postado

@GuilhermeGB @Tonizpt Boa noite, Consegui testar o processador e graças a Deus está tudo ok, a garantia da fonte está de férias pelo que entendi e não esta respondendo, quanto a garantia da placa-mãe enviei a placa pra uma analise, eu fui testar a fonte com aquele método do clip de papel, porém uma hora a ventoinha girava outra hora não e quando tentei ligar as fans do gabinete pelo cabo molex  ela não ligou , estou em confusão total com essa fonte , tenho um computador muito velho por aqui vale a pena testar?

Postado

@ckaio_00 como você pretenderia utilizar seu computador velho pra testar o PC novo? Não consegui compreender. Se sua placa-mãe está danificada, ela não iria funcionar de qualquer forma. Tentar utiliza-la nessas condições é ainda mais arriscado.

Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@ckaio_00 como você pretenderia utilizar seu computador velho pra testar o PC novo? Não consegui compreender. Se sua placa-mãe está danificada, ela não iria funcionar de qualquer forma. Tentar utiliza-la nessas condições é ainda mais arriscado.

Falo de testar a fonte, por conta que não tenho certeza do funcionamento dela, fiz uns testes que falei no ultimo comentário e não tenho certeza.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!