Ir ao conteúdo

A taxa de bits do monitor afeta o desempenho do PC?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

eu uso uma TV 1080p que tem 12bpc, e eu queria saber se eu diminuir eu tenho um ganho de desempenho? a tela fica claramente mais bonita com 12bpc mas tem perda de desempenho? tem uma opção do radeon graphics que ativa a formatação de 10 bits

Postado

Não, só aumenta a paleta de cores na tela, isso se o conteúdo que você está vendo foi feito para suportar mais do que 8-bit. Geralmente só conteúdo HDR vai ter suporte para 10-bit, as vezes 12-bit.

Postado

@GuilhermeGB minha tv tem HDR 10 e 12bpc, o estranho que eu recentemente troquei de uma placa de Vídeo Nvidia sendo a RTX 2060 Super e fui para uma Rx 6650xt, que diz ter mais de 20% de desempenho acima, mas nos jogos mostra o mesmo desempenho, não sei se as placas da AMD rx 6000 estão ruins para DX12/11 ou o desempenho do jogo caiu depois de uma atuzalização

Postado

@vitorzs se você fez esse upgrade esperando ter mais desempenho, ele não fez sentido.

Primeiro você precisa verificar se o desempenho é o mesmo por culpa da placa de vídeo ou se existe algum outro gargalo na sua máquina causando esse limitação no jogo específico. E com relação a questão do DirectX que você falou, a AMD é um pouco inferior em DirectX 11, mas em DirectX 12 ela costuma superar a NVIDIA. Falo isso na questão de gerenciamento dos recursos do PC, o maior problema da AMD com DirectX 11 é o gerenciamento de CPU, apesar de ter melhorado isso ultimamente, o driver AMD ainda acaba forçando um uso maior de CPU em DirectX 11 em relação a NVIDIA, enquanto no DirectX 12 acontece justamente o contrário (NVIDIA usa mais CPU).

Postado

@GuilhermeGB o que esta limitando era a placa de Vídeo mesmo, depois que eu peguei a 6650xt o meu maior inimigo por 2 meses foi um BUG do windows 11 o MPO que limitava o desempenho da minha 6650xt a 100W e fazia eu perder uns 60% de desempenho, mas mesmo assim com tudo para tirar 100% da minha 6650xt ela ainda chora para rodar jogos relativamente recentes e alguns mais antigos entre eles tem: Helldivers 2 100fps com o jogo no média (o que ta limitando agora é a CPU), Space Marine 2, as vezes roda a 30fps com gargalo da GPU, e o War thunder, sendo a GPU que ta limitando o desempenho 

• Solução
Postado

@vitorzs olha, já vi muita gente tendo problemas de desempenho com AMD, geralmente estava relacionado com drivers. Muitas vezes é necessário usar versões mais antigas para ter um desempenho adequado. Ainda tem a questão de que se você não fez uma limpeza dos drivers da sua placa anterior antes de instalar essa placa nova, isso também pode impactar seu desempenho.

Com relação a diferença de desempenho entre as profundidades de cores 8-bit vs 12-bit, você mesmo pode testar na prática essa diferença trocando de uma pra outra. Acredito que o Windows ou algum software da AMD te dê a opção de trocar.

• BCP alterou o título para A taxa de bits do monitor afeta o desempenho do PC?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!