Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

minha placa de Vídeo está funcionando em x8, sendo que minha placa-mãe suporta x16

i5 4570

placa-mãe h81m

GTX 750ti

já limpei tudo, tirei a bateria da placa-mãe, testei na casa de um amigo e la deu x16

alguém puder me ajudar estarei agradecendo

imagem_2024-12-27_143517758.png

imagem_2024-12-27_143721915.png

Postado

Como o CPU-Z colocou uma identificação genérica na sua placa-mãe, é sinal de que ele é provavelmente genérica, então deve estar limitando sua placa de vídeo. Inclusive você pode ver que sua placa nem dá suporte para PCI-Express 3.0, sua placa está rodando em 2.0 x8. PCI-E 2.0 x8 equivale a PCI-E 3.0 x4, então em algumas situações você pode ter desempenho bem abaixo do normal.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@winezxz Tarde

Os slot da memória RAM e slot PCI -E está diretamente ligados ao soquete do processador.

Então esse mau contato pode estar nos contatos do processador.

Remova com cuidado o processador e passe uma borracha nos contatos do processador e depois limpa contato e jogue limpa contato no soquete e reinstale tudo e veja se a placa de vídeo volta a trabalhar a 16x.

Postado

Qual é o seu processador? Tem mais alguma coisa usando PCIe além da placa de vídeo?

Pode ser que há muitos lanes PCIe sendo utilizados, fazendo com que sua placa trabalhe em x8

• GabrielLV alterou o título para Placa de vídeo GTX 750 funcionando em x8 em PC com placa-mãe H81M e I5-4570
Postado

Qual marca da placa-mãe? Se for um caso semelhante ao meu, que possuo uma GTX 750 ti 4GB e uma placa-mãe H61 genérica, também não tive sucesso em fazer o GPU-Z reconhecer a GPU funcionando em PCI-E x16 3.0, apenas x8 3.0, a resolução seria atualização de BIOS, mas essas placa-mãe genéricas são problemáticas e eu não me sinto seguro em atualizar a BIOS dessas placa-mãe, então estou ignorando a situação.     

• Curtir 1
Postado

@winezxz Esse é um dos principais pontos negativos dessa placa-mãe genéricas, não se encontra com facilidade arquivos de BIOS para atualiza-las, a falta de informações e relatos ou tutorias de atualização de BIOS dessas placa-mãe também são escassos, isso diminui a segurança de quem não possui conhecimento no procedimento e não quer errar e corromper a BIOS e inutilizar a placa, pois qualquer erro, para conseguir reparar o nível de esforço e conhecimento vai aumentar muito, por esses motivos eu não procurei atualizar a minha e usar como esta, e talvez exista a possibilidade que eu não posso afirmar, mas por ser uma placa-mãe genérica o GPU-Z não consiga informações exatas e as mostre incorretamente, embora acredite mais no GPU-Z e tendo a concordar com a incompatibilidade da placa-mãe e GPU.

Para ter noção do quão ruim é a BIOS da minha placa-mãe H61, ela não tem controle de rotação de fan, não informa rotação de fan, não informa temperatura da placa-mãe e de nenhum outro componente, não informa tensão da fonte, possui uma interface confusa, praticamente só serve para escolher a ordem de BOOT.  

• Curtir 1
Postado

@winezxz A troca não seria necessária mas para ter melhores sugestões seria melhor abrir um novo tópico, mas placa-mãe 1150 com boa construção como por exemplo a ASUS B85m-e vai custar caro e só terá usada, você encontrará placas usadas com preços menores da marcas PCWare, ASRock, MSI, Gigabyte, porém preços ainda são caros em comparação as genérica que tem aos monte.

• Membro VIP
Postado

Que meléca. Então, tem algumas opções:

1. Se não estiver sentindo falta de desempenho, conviver com isso;
  2. Juntar grana e trocar a placa-mãe (não recomendo);
  3. Aguardar, juntar uma grana, quando já tiver algo, vender esse PC pra complementar e então atualizar a plataforma.
  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...