Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia colegas.

Comprei um PC com as seguintes configurações:

PROCESSADOR: AMD Ryzen 7 1700 3.7Ghz Turbo Boost c/ 8 Núcleos Físicos + 16 Núcleos Lógicos (Threads) 8+16

- placa-mãe: Revenger Gaming A320M c/ Suporte M.2 NVMe e USBs 3.0 (Suporta até 64GB Ram)

- PLACA DE Vídeo: Nvidia GeForce GT 730 4GB Gaming (Placa de vídeo Offboard / Dedicada)

- memória RAM: DDR4 Black Gaming Series Galvanizada Gamer.

- SSD: 480 gb

- FONTE: fonte K-MEX PK550

- GABINETE: Gamer K-Mex c/ Fita Led RGB

- MONITOR: Gamer VX Pro 19" 1440x900p

Na região que moro tem muitas quedas de energia e oscilações. A minha dúvida é pra proteger meu equipamento devo usar o que ? Filtro de linha, estabilizador, no break ? O que seria mais seguro e mais "barato" com melhor custo-benefício.

Agradeço a quem puder me tirar essa dúvida.

Ah outra coisa vcs acham que essa fonte está boa pra essa conf. Ou eventualmente será necessário fazer a troca por uma com maior watts?

Obs: já gastei 2.700 nesse Pc e gostaria de algo que resolvesse o problema porém que estivesse na faixa de até 600, se possível. 

Postado
37 minutos atrás, Obama1617 disse:

Recomendo essa: Rise Mode Zeus

Muita potência desnecessária.

54 minutos atrás, BrunaRaphaela32 disse:

Ah outra coisa vcs acham que essa fonte está boa pra essa conf. Ou eventualmente será necessário fazer a troca por uma com maior watts?

A questão não é os watts, e sim a qualidade dessa fonte que ainda usa a chave seletora vermelha, projeto do paleozoico.

Uma fonte de 500W já é suficiente, como a SilverStone ET500 que é decente e mais moderna.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Obama1617 com o tempo pretendo mudar a fonte, perguntei justamente porque nunca ouvi falar dessa marca. Valeu pela resposta.

@CristianCDS Eu achava que os watts que importavam. Obrigada por me esclarecer vai ajudar muito futuramente. você acha que corre risco de queimar algum componente do Pc usando a que eu mencionei. Uso pouco só pra trabalho acadêmico mas pretendo usar mais no futuro pra edição de fotos e vídeos.

@ArturHW Meu prof. de redes mencionou algo sobre estabilizador não prestar mas como sou velha só sabia da existência dele. Obrigada por me direcionar 

@Obama1617 cara valeu oh. Vou já providenciar e economizar uma grana. O Pc nem chegou ainda e estava surtando achando que tinha que pagar 1.000 conto em um no-break, dinheiro que não tenho no momento. 

Postado
44 minutos atrás, BrunaRaphaela32 disse:

Eu achava que os watts que importavam. Obrigada por me esclarecer vai ajudar muito futuramente. você acha que corre risco de queimar algum componente do Pc usando a que eu mencionei. Uso pouco só pra trabalho acadêmico mas pretendo usar mais no futuro pra edição de fotos e vídeos.

Importam sim, mas mais ainda a qualidade dos watts que a fonte entrega pro seu PC.

Se o PC ainda não chegou você pode conseguir devolver apenas a fonte e comprar a que eu mencionei, ela já vai te suprir por muitos anos com o uso básico que você fala, somado com o filtro de linha protegendo ela.

Postado

@CristianCDS quem dera eu tivesse perguntado antes. Acabei pagando mais por essa fonte por conta dos watts e ainda vou colocar meu Pc em risco. Mas essa fonte vai ser a prioridade pra troca. Vou aproveitar o dinheiro que economizei no no break e já fazer isso. 

Acredito que não consigo fazer a troca pois o Pc vinha com essa mesma fonte só que de 300w e eu meio que troquei por 100 conto a mais pela de 500w porém da mesma marca. Agradeço muito pela sua resposta, me esclareceu muito. No fim das contas por mais que dê trabalho vale a pena montar um PC do que comprar montado como fiz, mas queria economizar o trabalho, kkkk. 

• Moderador
Postado

Caro usuário, @BrunaRaphaela32

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Nobreaks mais baratos são danosos para computador e demais equipamentos eletrônicos.

Modelos offline (também conhecidos como short-breaks ou standby), possuem estabilizador integrado, que prejudica o circuito PFC ativo da fonte e diminui a vida útil de capacitores. Além de serem na maioria de onda quadrada ou pseudo-senoidal, que também prejudicam o circuito PFC ativo e são incompatíveis com cargas indutivas (transformadores, motores etc.). Apesar de existirem nobreaks offline de onda senoidal pura, estes ainda possuem estabilizador integrado. Por fim, mesmo que consiga encontrar um no-break offline, senoidal puro e sem estabilizador, o próprio acionamento do inversor provoca um pequeno corte de tensão, o que pode ser tão nocivo quanto estabilizador se as quedas de energia forem muito frequentes.

Nobreaks adequados para serem usados em equipamentos eletrônicos são os modelos online (também conhecidos como "dupla conversão"), os quais emitem onda senoidal pura e sempre estável. Infelizmente nobreaks online são bem caros.

Vale lembrar que um no-break é feito apenas para manter o computador ligado em caso de queda de energia, e não para proteger o computador contra surtos de tensão (embora muitos possuam proteção contra surtos integrada.) Caso esteja procurando por proteção contra surtos, um bom filtro de linha com dispositivo de proteção contra surtos (DPS) será suficiente, em conjunto com DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada.

Para saber mais, seguem alguns artigos e tópicos sobre o assunto:

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!