Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

oi

o windows 11 é compatível com esta configuração ?

Processador    AMD Ryzen 5 3600XT 6-Core Processor               3.79 GHz
RAM instalada    16,0 GB

SSD 480GB WD Green PC SN350, PCIe, NVMe - WDS480G2G0C

HD ST3000DM001

Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4, Preto - B450M Steel Legend

Nvidia GeForce RTX 2060

obrigado

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, BILIO disse:

oi

o windows 11 é compatível com esta configuração ?
Processador: AMD Ryzen 5 3600XT 6-Core Processor 3.79 GHz
RAM instalada: 16,0 GB

SSD: 480GB WD Green PC SN350

HDST3000DM001

Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4, Preto - B450M Steel Legend

Nvidia GeForce RTX 2060

obrigado

Primeiramente, bom dia a todos na discussão.

As definições principais de compatibilidade com versões de Windows dependem, em sua maior parte, da CPU e do chipset. Apesar de a sua placa-mãe ser compatível com o Windows 11 (e consequentemente o processador), eu particularmente não recomendaria a atualização do sistema para processadores Ryzen de série 5000 ou inferiores (modelos anteriores a 2021).

Principal motivo: A não ser que sua potência single core seja insanamente alta (e por conta disso, as penalidades de performance sejam mais difíceis de detectar), a performance deles é praticamente "capada", em cerca de 5 a 30% (em cenários muito específicos) por conta dos recursos de integração por IA do Windows 11, para os quais o processador não tem suporte de hardware dedicado, como as NPUs no caso da Intel, por exemplo, então alguns têm de ser emulados via software, quando realmente necessário.

O mesmo vale para os Intel inferiores à 12ª Geração de processadores, ou seja, aqueles sem arquitetura de núcleos híbrida.

Porém, vale destacar que existe uma ressalva: alterar as Políticas de Atualização do Windows Update para manter seu sistema na versão 23H2 pode ajudar a mitigar alguns dos problemas que mencionei. Não é uma opção que eu adotaria, mas é viável.

Postado
35 minutos atrás, Gabriel U disse:

Primeiramente, bom dia a todos na discussão.

As definições principais de compatibilidade com versões de Windows dependem, em sua maior parte, da CPU e do chipset. Apesar de a sua placa-mãe ser compatível com o Windows 11 (e consequentemente o processador), eu particularmente não recomendaria a atualização do sistema para processadores Ryzen de série 5000 ou inferiores (modelos anteriores a 2021).

Principal motivo: A não ser que sua potência single core seja insanamente alta (e por conta disso, as penalidades de performance sejam mais difíceis de detectar), a performance deles é praticamente "capada", em cerca de 5 a 30% (em cenários muito específicos) por conta dos recursos de integração por IA do Windows 11, para os quais o processador não tem suporte de hardware dedicado, como as NPUs no caso da Intel, por exemplo, então alguns têm de ser emulados via software, quando realmente necessário.

O mesmo vale para os Intel inferiores à 12ª Geração de processadores, ou seja, aqueles sem arquitetura de núcleos híbrida.

Porém, vale destacar que existe uma ressalva: alterar as Políticas de Atualização do Windows Update para manter seu sistema na versão 23H2 pode ajudar a mitigar alguns dos problemas que mencionei. Não é uma opção que eu adotaria, mas é viável.

Mas eu posso usar o Windows 11 com tranquilidade com esta configuração ?

o programa no qual eu desenho ( autodesk Fusion 360 ) vai passar a funcionar somente no Windows 11 .

• Membro VIP
Postado
Em 31/01/2025 às 12:36, BILIO disse:

Mas eu posso usar o Windows 11 com tranquilidade com esta configuração ?

o programa no qual eu desenho ( autodesk Fusion 360 ) vai passar a funcionar somente no Windows 11 .

Nesse caso, se você vai precisar do sistema como requisito de compatibilidade pra um programa específico, sim. Você pode usar o Windows 11 tranquilamente (e espero que ele não te cause tantos problemas quanto eu mesmo tive com ele nos testes que fiz).

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para O Windows 11 é compatível com PC com Ryzen 5 3600XT, 16GB de RAM e SSD de 480GB?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...