Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

multimetro minipa et1400 queimou essaa parte, o que fazer? fui fazer um teste em circuito com bateria de 3.7 quando sem querer encostei doi polos do sistema em ponta do multimetro

69ce313e-c47d-4672-833d-743c76728174.jpeg

• Curtir 1
  • BCP alterou o título para Multimetro minipa et1400 queimou essa parte, o que fazer?
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, david2016 disse:

teste em circuito com bateria de 3.7 quando sem querer encostei doi polos do sistema em ponta do multimetro

Suas ponteiras deviam estar nos buracos de corrente, certo? Nada contra usar esta escala mas de fato deve-se saber o que ela faz, tomar cuidado e mesmo com alguma experiência - como este ser que vos escreve - há chance de dano - como já causou este ser. 😁

Esta bateria de fato possui uma enorme capacidade de corrente. Pode dar mais de 50A.. portanto.. de novo.. cuidados.

• Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, david2016 disse:

no 20 porque a bateria era de 3.7 mas deve ter saído uma corrente bem maior pra ter queimado

Você quis dizer na escala no 20Vdc, certo? E não - e nunca - na escala 20A, ok?  O que fez queimar foi a posição errada - no buraquinho errado - das ponteiras. No buraco - ou melhor, terminal - 20A (ou 10A ou XXmA) as ponteiras são em curto. Sem tempo para detalhes, mas por gentileza google como usar um multímetro 🙃

6 minutos atrás, david2016 disse:

é só refazer a solda dessa peça de ferro?

A princípio sim.  A peça denomina-se shunt de corrente: basicamente um resistor de baixíssimo valor.

Ah e verifica de se queimou um fusível. Geralmente de 10A ou+. Ele fica em série com esta peça.

6 minutos atrás, david2016 disse:

minha instrução de elétrica é o que eu recebi pela faculdade de designer

Isso explica 1 pouco 😁

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Renato.88 disse:

Se não queimou mais nada, só ressoldar. 

E não use as escalas de corrente. 

desculpa perguntar, é porque minha instrução de elétrica é o que eu recebi pela faculdade de designer, então é só refazer a solda dessa peça de ferro?

12 minutos atrás, .if disse:

Você quis dizer na escala no 20Vdc, certo? E não - e nunca - na escala 20A, ok?  O que fez queimar foi a posição errada - no buraquinho errado - das ponteiras. No buraco - ou melhor, terminal - 20A (ou 10A) as ponteiras são em curto. Sem tempo para detalhes, mas por gentileza google como usar um multímetro 🙃

Captura de tela 2025-02-19 100654.jpg

Postado
20 horas atrás, Renato.88 disse:

Se não queimou mais nada, só ressoldar. 

E não use as escalas de corrente. 

você poderia mostrar na imagem exatamente onde ressoldar?

WhatsApp Image 2025-02-19 at 17.44.01.jpeg

• Coordenador
Postado

@david2016 Faça um Jump onde eu fiz uma ligação em preto na foto abaixo:

Jump.png

Se não tiver mais nada danificado, o multímetro vai funcionar normal.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Tá vendo aquele resistor smd 'invisível' na diagonal perto do F2? Ele parece que foi evaporado junto com a trilha. Neste caso, a única explicação teórica é que você ou alguém colocou na escala de 10A e ligou na rede ac. Se ele se foi, pode ter levado junto outra parte do circuito por isso não funciona mais. O jumper que Brunão te falou corrigiria a medição da escala 10A mas sem aquele resistor.. sei não. Além do+ o multímetro deveria funcionar as outras funções - exceto tal escala - mesmo com a trilha estourada.

Boa sorte!

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Em 20/02/2025 às 08:14, david2016 disse:

@.if Obrigado, valeu pela força

De nada.. Só não te esqueças de retornar com o resultado. Útil pra incautos navegantes errantes com mesmas inquietações 

😜

Postado

@.if

4 horas atrás, .if disse:

De nada.. Só não te esqueças de retornar com o resultado. Útil pra incautos navegantes errantes com mesmas inquietações 

😜

realmente só o jump não funcionou, deu PT.
Somente um novo mesmo.
Valeu pela ajuda

@BCP

só o jump não funcionou, deu PT.
Somente um novo mesmo.
Valeu pela ajuda

• Triste 1
Postado
14 horas atrás, Renato.88 disse:

@david2016 sem conserto, então. 

Se achar que deve, pode jogar fora. 

Os meus quando queimam, eu guardo a plaquinha pra aproveitar os resistores. 

Ok

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!