Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha internet está sendo limitada a 100 mbps, tenho certeza absoluta que é software, já testei o cabo de rede no xbox e bateu 860 mbps. Minha placa-mãe permite até 1000 mbps e o windows indica que ela está operando desta forma. Testei mais de uma distro de linux e em ambas já consegui ultrapassar 100mbsp. Já alterei o valor do "speed duplex" para o maximo e não ajudou, tambem atualizei todos os drivers e BIOS da placa-mãe. Tudo indica problemas no windows ou seja software, já assisti a diversos videos sobre o assunto porém devido a ser leigo não segui indicações duvidosas.
Eu gostaria de ajuda, muito obrigado desde já. Informações censuradas do link agregado abaixo.

Velocidade do link agregado (Recepção/Transmissão):    1000/1000 (Mbps)
Endereço IPv6:    
Endereço IPv6 de link local:  
Gateway padrão IPv6: 
Servidores DNS IPv6:   
Endereço IPv4:    
Servidores DNS IPv4:
Fabricante:    Realtek
Descrição:    Realtek PCIe GbE Family Controller
Versão do driver:    1.0.0.14
Endereço físico (MAC): 

Captura de tela 2025-02-24 201419.png

Captura de tela 2025-02-24 201613.png

Adendo: O mesmo tambem ocorreu em um notebook da Dell Inspiron de ultima geração que tambem tem suporte para 1000mbps de internet e o cabo de rede era cat6.

• Solução
Postado

Olá @Pedro Arthur Ventura

O Provedor de testes  e a localidade são as mais próximas da sua localidade? Você pode mudar o provedor de teste ali nas opções do speedtest. Tente também usar outro testador, como o https://wifiman.com/ por exemplo.
Veja se não há algum aplicativo de VPN instalado em seu PC, isso pode estar causando isso.
Caso desconfie que seja algo interferindo na velocidade, como um antivírus, VPN escondida, ou outro, você pode reiniciar o Windows no Modo de Segurança com Rede.

Como entrar no modo de segurança (Se tiver o bitlocker ativado, vai precisar da chave de recuperação p/ usar esse modo)

Se as velocidades estiverem OK no modo de segurança com rede, isso indica que seu Windows, drivers e hardware estão todos OK. No modo normal deve ter algum outro software interferindo. Sendo isso, teria que configurar ele ou mesmo desinstalar.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se a placa de rede no Windows detectou a velocidade negociada em 1000/1000 dificilmente o próprio sistema operational não teria capacidade de realizar a multiplexação/encaminhamento de pacotes nesta velocidade, o mais provável é realmente algum conflito de software como bem apontado pelo @claudineybm, o que será possível de detectar via Modo Seguro C/ Rede.

Mas o ideal seria o teste de transferência de arquivos grandes dentro da sua rede LAN mesmo, por exemplo, do PC para o notebook Dell e vice-versa, e confirmar se a limitação ainda ocorre no seu barramento LAN. Testes de velocidade para a WAN/Internet também tem resultados mais fidedignos fazendo a trasferência de arquivos grandes de múltiplas fontes simultaneamente, o chamado "smoke testing" extraindo o máximo possível da conexão LAN/WAN e preferencialmente usando um gerenciador de downloads, eu usava muito o "JDownloader 2", mas atualmente podem existir outros, fica à seu critério.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela ajuda, no momento estou sem acesso ao meu computador porém pretendo testar as propostas de vocês e depois relatar, testo até dia 28/02/25. Obrigado.

Acidentalmente marquei como solução mas ainda pretendo testar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...