Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu tenho um Ryzen 7 5700, uma placa de vídeo RTX 3050 modelo 912-V812-024, placa-mãe aorus elite b550m, 32 ram DDR4, 10 cooler, SSD 512 NVMe m2 e uma fonte de 850w 

eu quero fazer um upgrade para um placa de vídeo RTX 4090 do modelo GV-N4090GAMING OC-24GD, eu quero que meus jogos rodem tudo no talo, o meu processador vai dar conta de tocar a placa de vídeo ? o que pode acontecer se ele não der conta ? E também vou mudar para uma fonte de 1250w 

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Marcos Generico disse:

o meu processador vai dar conta de tocar a placa de vídeo ?

Não.

8 minutos atrás, Marcos Generico disse:

o que pode acontecer se ele não der conta ?

Você vai pagar muito caro por algo que não vai usar 100%.

• Curtir 1
Postado

Depende da forma que você configurar os gráficos do jogo.

Se for jogar em 1080p, você pode colocar o melhor CPU existente no seu PC que a 4090 não vai ser utilizada em 100%, pois é uma resolução muito baixa comparada com a potência dessa GPU. (mas eu não acho que você irá gastar tanto assim numa GPU pra jogar numa resolução "baixa")

Se for jogar em 4k a situação ja muda. Nesse caso a carga irá praticamente toda para a GPU, então independente do CPU que você tiver a 4090 será utilizada em 100% na grande maioria dos casos. (pode ter alguns jogos que mesmo em 4k não sejam pesados o suficiente pra 4090 utilizar 100% dela)

Também vai depender da quantidade de FPS que você deseja jogar.

Se você estiver satisfeito em jogar a 60 / 75 FPS, o Ryzen 5700 não vai ser problema. Ele consegue essa taxa em 99% dos jogos atuais.

Se você quer jogar em uma taxa de quadros maior (120 / 240 FPS), ai pode ser necessária uma troca no processador.

No geral o "ideal" é a GPU esta sendo utilizada em 100%, porém um uso menor só é um problema quando você não ta tendo o desempenho que você julga ideal.

Se o jogo está rodando na qualidade gráfica e com a quantidade de FPS desejada por você, a placa estar a menos de 100% do uso não é um problema na minha visão.

Postado

@Marcos Generico n se baseie em numero de utilização de cpu/gpu, isso é maluquice, só mostra se está sobre carga ou n.

o 5700 n vai ter capacidade de entregar a mesma qualidade e velocidade pra uma 4090 ela fornecer 100% do q ela pode, mas você consegue utilizar, am4 acho q só 5800x3d e acima pra ter um sinergia bacana de cpu/gpu

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Marcos Generico disse:

mais porque o  processador não consegue tocar a placa ?

Ele é fraco.

9 horas atrás, Marcos Generico disse:

Quais especificações que dá processador são incompatíveis com a da placa de vídeo ?

Não tem nada incompatível, ele só é fraco.

3 horas atrás, G4R0D disse:

am4 acho q só 5800x3d

Ryzen 7 5700X3D é a melhor opção do AM4.

9 horas atrás, cgsantos disse:

Se for jogar em 4k a situação ja muda. Nesse caso a carga irá praticamente toda para a GPU, então independente do CPU que você tiver a 4090 será utilizada em 100% na grande maioria dos casos.

Mesmo em 4k, vários jogos ainda usam muito CPU, então um PUBG em 4k provavelmente não vai usar todo potencial da placa de vídeo.

Postado
48 minutos atrás, Pedroou disse:

Ele é fraco.

Não tem nada incompatível, ele só é fraco.

Ryzen 7 5700X3D é a melhor opção do AM4.

Mesmo em 4k, vários jogos ainda usam muito CPU, então um PUBG em 4k provavelmente não vai usar todo potencial da placa de vídeo.

Dúvida de iniciante, entre pegar um r7 5700x3D n seria vantajoso um am5 de entrada ?

• Membro VIP
Postado
agora, CH87 disse:

Dúvida de iniciante, entre pegar um r7 5700x3D n seria vantajoso um am5 de entrada ?

Depende, se já tem uma boa placa-mãe AM4, não. Se for montar do zero, provavelmente sim.

• Curtir 2
Postado
8 horas atrás, Pedroou disse:

Ah sim. Mas no caso do PUBG e outros jogos competitivos acredito que mesmo com um 9800x3d a RTX 4090 não vai chegar a 100% do uso. São jogos mais leves e geralmente ainda são configurados para se jogar em qualidade baixa porque o foco nesse caso é a quantidade de FPS e não gráficos bonitos. 

Não acho que exista um cenário realista que um jogo desse exija 100% de uso de uma 4090.

No caso do criador do tópico ele mencionou que pretende jogar com tudo no talo, então presumi que o foco dele fosse os jogos mais focados na qualidade dos gráficos.

• Membro VIP
Postado

Não se sabe o que ele vai jogar, mas enfim. A RTX 4090 é para entusiastas e uso profissional. Talvez para quem não tenha onde gastar dinheiro e queira ter uma RTX 4090, nesse caso pegaria logo a RTX 5090.

• guilherme_dr alterou o título para PC: B550M Aorus, Ryzen 7 5700 e 32GB vai segurar uma GeForce RTX 4090?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...