Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Galera. Preciso de uma ajuda...

já fiz um no-break com baterias 18650. Preteendo fazer outro mas dessa vez, é bem fraquinho... 12V 1,25A.

minha dúvida é... posso usar uma fonte 12V ligada direto no BMS 3S e após, um STEP UP/STEP DOWN? Pergunto isso porque no outro eu usei um step up na entrada pra aumentar pra 12,6V, depois foi pro BMS e do BMS liguei outro Buck/Boost dos roteadores.

Essa, como é pra Alexa, eu quero simplificar! 

Então ficaria assim:    FONTE (12 V, 2A) >>>> BMS (3S) >>>>>> STEP UP/DOWN >>> ALEXA

OBS: Irei usar 6 baterias 18650

Desde já, agradeço pela ajuda!!

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Fernando.Paes disse:

é pra Alexa, eu quero simplificar! 

Vou focar só nisso. Por acaso esta tal alexa pode funcionar com as baterias? Quantos V é sua fonte?

Mas sim... sua teoria...

2 horas atrás, Fernando.Paes disse:

FONTE (12 V, 2A) >>>> BMS (3S) >>>>>> STEP UP/DOWN >>> ALEXA

OBS: Irei usar 6 baterias 18650

... tem algo pra dar certo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@.if Sim. Funcionaria quando acabasse a energia! 

Tenho várias fontes, nesse projeto iria usar uma 12v 2A.

acho que minha dúvida maior seria a de poder carregar as baterias 18650 "apenas" com 12 V, ao invés dos 12,6V que é normalmente necessário!!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
47 minutos atrás, Fernando.Paes disse:

carregar as baterias 18650 "apenas" com 12 V, ao invés dos 12,6V

Entendi... Bem... a bateria usa precisar de 4.2V. Bem como o bms apropriado (tem mais de 1 tipo) vai manter esta V mas teria que alimentar com V maior mesmo. Já pra equilibrar 4V em cada (em série) não sei se tem bms pra isso. Mas a princípio apenas não carrega a contento mas carrega e não pifa não.

Uma ideota minimalista é você dar uma olhadela no circuito da fonte pra aumentar pra 12.6V ... não é impossível e nem muito difícil... usa apenas ter resistores de ajuste.. mas claro, cada caso é 1 caso.

E sim, um stepup pode até dar certo sim pros 12.6V.. neste caso pode até mesmo ser um carregador de celular 5V 1A.. já que a corrente de carga pode ser baixa.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • BCP alterou o título para No-break com bateria 18650
Postado

De fato alimentar o BMS3S com apenas 12v não funciona, não carrega direito as baterias. Talvez até faça a vida útil delas diminuir...

Como as baterias ficarão sendo carregadas o tempo todo - ou quase isso, só serão descarregadas quando faltar a luz - a fonte precisaria fornecer cargas lentas, pouca corrente.

Não sei se o amigo é adepto de sucata mas é fácil encontrar carregadores de ferramentas como parafusadeiras/furadeiras descartadas e que fornecem mais do que 13v/500mA. Tenho visto, também, nas sucatas da vida, algumas fontes de impressora que entregam algo como 15v/1A na saída... questão de dar uma xeretada.

Agora, essa ideia da @.if

Em 02/03/2025 às 20:33, .if disse:

dar uma olhadela no circuito da fonte pra aumentar pra 12.6V

parece a melhor de todas, mudando um zener (mais difícil um pouquinho) ou até um resistor - ou adaptar um trimpot -  de TL431, se tiver um desses no circuito.

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...