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Pessoal, nesse circuito abaixo, a cada pulso no clock do 4017, muda a saída. Assim no 1º pulso, o pino 2 fica com vcc (menos as perdas, claro); no 2º pulso, aquele vcc vai para o pino 4 e assim por diante, na sequência, pinos 2, 4, 7, 10, 1, e 5. (O próximo pulso resseta tudo via pino 15). Achei mais seguro usar esse ULN2003 (cada saída pode "chupar" até 500mA) em vez de vários transistores e seus Rs de base...

 

AS9h6Vz.jpeg

 

 

Assim o 1º pulso vai, via ULN2003, acionar a bobina de um relé e um led; o 3º pulso aciona um outro relé e um outro led e o 5º pulso faz acionar um terceiro relé e um terceiro led.

 

No entanto o que seria necessário é que, ao acionar o RL1 acendesse apenas o D1 mas ao acionar RL2 (destivando assim RL1), os leds D1 e D2 fossem acesos; e ao acionar RL3, mesmo com RL1 e RL2 desacionados, os leds D1, D2 e D3 acendessem.

 

Fiz essa "cascata" de leds aí mas tenho a impressão de que, do jeito que está, depois do 1º pulso no 4017, realmente RL1 e D1 ficam ON, mas no 3º pulso, além de RL2, RL1 também ficaria acionado. E o pior, no 5º pulso, os 3 leds ficariam acesos, tá certo. Mas aí, além de RL3, RL1 e RL2 também ficam ON. Tentei mudar os leds para as saídas do 4017 mas não só não encontrei solução como também talvez seja carga demais para as saídas do 4017, "cutucar" 0 ULN2003 E, ainda por cima, fazer acender o led...

 

Será que alguém me ajuda com essa lógica?

 

---

 

Se alguém se interessar, a ideia é fazer um controle remoto, por infravermelho, para um ventilador. Assim o primeiro pulso no botão do CR põe o ventilador em velocidade baixa por tempo indefinido. O segundo pulso mantém o ventilador na velocidade baixa mas só até que o timer o desligue. O terceiro pulso põe o ventilador em velocidade média por tempo indefinido e o quarto pulso, velocidade média até o timer desligar. O 5º e 6º pulso, a mesma coisa: 5º, velocidade máxima e tempo indefinido; 6º, velocidade máxima até o timer desligar...

 

O que indica a velocidade é se há 1, 2 ou 3 leds acesos. E o que indica se o tempo é indefinido é um led-pisca: se estiver apagado, tempo indefinido; se estiver piscando, o timer vai desligar o ventilador. Poderia indicar a velocidade de rotação com um único led mas, no escuro... como saber se é o led 1, 2 ou 3 que está aceso?

 

Esse timer ou vai ser com um 555 ou com um 4060...

 

  • Obrigado 1
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7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Assim no 1º pulso, o pino 2 fica com vcc (menos as perdas, claro); no 2º pulso, aquele vcc vai para o pino 4 e assim por diante, na sequência, pinos 2, 4, 7, 10, 1, e 5. (O próximo pulso resseta tudo via pino 15).

Ia mencionar que esqueceu da primeira saída, o pino 3 mas no decorrer da explicação entendi que ele está fora pra desligar o circuito. 

E vou considerar que seu desenho é um rascunho e por isso não conectou 13, 14 e 15 a alguma coisa  

8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Achei mais seguro usar esse ULN2003 (cada saída pode "chupar" até 500mA) em vez de vários transistores e seus Rs de base

 

Legal, esse CI (e seus irmãos também) são amplamente usados nos equipamentos comerciais, porém pouco explorado nos circuitos didáticos em geral (publicação em revistas, cursos e sites dedicados à eletrônica). 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

No entanto o que seria necessário é que, ao acionar o RL1 acendesse apenas o D1 mas ao acionar RL2 (destivando assim RL1), os leds D1 e D2 fossem acesos; e ao acionar RL3, mesmo com RL1 e RL2 desacionados, os leds D1, D2 e D3 acendessem.

Isso se resolve fácil com diodos na saída do 4017, formando portas lógicas. 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Tentei mudar os leds para as saídas do 4017 mas não só não encontrei solução como também talvez seja carga demais para as saídas do 4017, "cutucar" 0 ULN2003 E, ainda por cima, fazer acender o led...

Pra acender os leds, usa as outras portas do ULN2003 que estão a toa. 

3 portas para os relés e 3 pros leds e ainda sobra uma.

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que alguém me ajuda com essa lógica?

 Teorizando o que disse acima... 

Usando o ULN2003 pra não forçar o 4017, vá colocando diodos 1n4148 das saídas dele para a entrada do ULN2003 onde o led deve acender. 

Por exemplo, digamos que o led está no pino 16 do uln, então o pino 1 é a entrada. O mesmo para os relés que estão nos pinos 5,6 e 7.

 

Você quer ele acenda junto com os 3 relés, então são 3 diodos no pino 1, um em cada entrada do relé (5, 6 e 7).

E Se o led 2 está no pino 2, vão só dois diodos ligados aos pinos 6 e 7. Pra acionar somente com o 2º e 3º relé. 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se alguém se interessar, a ideia é fazer um controle remoto, por infravermelho, para um ventilador. Assim o primeiro pulso no botão do CR põe o ventilador em velocidade baixa por tempo indefinido. O segundo pulso mantém o ventilador na velocidade baixa mas só até que o timer o desligue. O terceiro pulso põe o ventilador em velocidade média por tempo indefinido e o quarto pulso, velocidade média até o timer desligar. O 5º e 6º pulso, a mesma coisa: 5º, velocidade máxima e tempo indefinido; 6º, velocidade máxima até o timer desligar...

Não é a nossa praia, mas logo vão falar que é facílimo de fazer com uCOM. :lol:

Porém aqui há uma necessidade deles, sendo um receptor infra vermelho com eles se faz um controle remoto exclusivo ao seu projeto. 

 

No entanto, seguindo a nossa praia de integrados CMOS e derivados, eu substituiria o 4017 por um contador binário. A disposição da contagem deles é mais próxima a lógica que procura. 

E ainda tem Os 40192/40193, esses tem opção de contagem up/down podendo voltar a opção sem dar a volta. 

8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

que indica a velocidade é se há 1, 2 ou 3 leds acesos. E o que indica se o tempo é indefinido é um led-pisca: se estiver apagado, tempo indefinido; se estiver piscando, o timer vai desligar o ventilador. Poderia indicar a velocidade de rotação com um único led mas, no escuro... como saber se é o led 1, 2 ou 3 que está aceso?

O led pisca! Tá aí a utilidade pra 7ª porta do ULN2003. 

8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Esse timer ou vai ser com um 555 ou com um 4060.

555 da meia hora no máximo. 

O 4060 é bem interessante e ainda da pra regular o tempo selecionando as saídas dele. 

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Bem... comecei a fazer a "cascata" de leds me baseado na sua ideia de

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Isso se resolve fácil com diodos na saída do 4017, formando portas lógicas.

 

E aí fui completando, completando (domingão, sacumé, rs...) e... cheguei a isso aqui

Pwa36pG.jpeg

 

(Aqui a imagem ficou pequena mas dá para baixar em tamanho melhor do próprio Imgur, nesse link aqui.)

 

Será que a matriz de diodos ficou certa?

 

Mas é muito diodo, hein? 15... Numa pcb ou mesmo aranha vai ficar meio grande. Pcb feita em casa, pior ainda...

 

Bem, umas observações:

 

Teoricamente dá para alimentar tudo com 5vcc. Aí teria que tirar aquele 7805 no sensor infravermelho e talvez usar diodos schotsky, tipo 1N5821, só para garantir. É que 5vcc já vai ter as perdas dentro do 4017... de repente, na prática, vai que cheguem, sei lá, uns 3vcc no ULN2003... Seguro morreu de velho, rs...

 

O seletor de tempo no timer seria uma chavinha HH de 4 terminais e 3 posições. Pelo que tentei fazer, na posição 1 o timer levaria mais ou menos 1 hora ligado, na 2 levaria meia hora e na 3, 15 minutos.

 

 

 

Agora, o que você disse, Xará

9 horas atrás, Renato.88 disse:

logo vão falar que é facílimo de fazer com uCOM. :lol:

 

É meio OFF TOPIC aqui mas, só para ver se alguém se entusiasma, fiquei pensando: a matriz de diodos é mesmo uma forma analógica de encadear IFs "digitais"... Quem sabe um Arduino nano dê conta disso e com muito menos componentes, digamos, esse arduininho, o ULN2003, os leds, os relés... que mais?

 

Só tem um problema: no modo analógico é só colocar uma chavinha de 3 posições que o usuário pode ajustar o tempo no timer. Mas e aqui? Será que só reescrevendo (e compilando e link-editando, ufa...) o programa? Botei um fixo de mais ou menos 15 minutos mas... será que tem um jeito de fazer uma interface analógica, uma chavinha como aquela de 3 posições, direto no MC, sem ter que usar um 4060 ou algo parecido?

 

Bem, puxei pela memória e escrevi algo numa linguagem inventada, frangalhos da memória do Clipper xBase, rs... só para ver a lógica, olha lá:

 

define
RL1, RL2, RL3, LED1, LED2, LED3, LED4, FLAG, SENSOR como variáveis lógicas
RL1, RL2, RL3, LED1, LED2, LED3, LED4, FLAG, SENSOR = 0
CONT, TEMPO, AJTEMPO como variáveis numéricas
CONT = 1
TEMPO = 0
AJTEMPO = 1800 // 15m x 60 x 2

atribui
RL1 = pino 1 do arduino // saída para pino 1 do ULN2003
RL2 = pino 2 do arduino // saída para pino 2 do ULN2003
RL3 = pino 3 do arduino // saída para pino 3 do ULN2003
LED1 = pino 4 do arduino // saída para pino 4 do ULN2003
LED2 = pino 5 do arduino // saída para pino 5 do ULN2003
LED3 = pino 6 do arduino // saída para pino 6 do ULN2003
LED4 = pino 7 do arduino // saída para pino 7 do ULN2003
SENSOR = pino 8 do arduino // entrada do sensor infravermelho

while .t.
	aguarda 100ms
	le SENSOR
	if SENSOR = 1
		desliga RL1, RL2, RL3, LED1, LED2, LED3, LED4
		FLAG = 0
		if CONT = 1 or CONT = 2
			liga RL1, LED1
			if CONT = 2
				FLAG = 1
			endif
		elseif CONT = 3 or CONT = 4
			liga RL2, LED1, LED2
			if CONT = 4
				FLAG = 1
			endif
		elseif CONT = 5 or CONT = 6
			liga RL3, LED1, LED2, LED3
			if CONT = 6
				FLAG = 1
			endif
		endif
		CONT = CONT + 1
		if FLAG1 = 1
			liga LED4
			while TEMPO < AJTEMPO
				aguarda 500ms
				le SENSOR
				if SENSOR = 1
					TEMPO = AJTEMPO
				else
					TEMPO = TEMPO + 1
				endif
			endwhile
			desliga RL1, RL2, RL3, LED1, LED2, LED3, LED4
			CONT = 1
			FLAG = 0
		endif
	endif
endwhile

 

Vamos ver... qq coisa, crio um tópico só para isso na área certa, dos MCs.

  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

logo vão falar que é facílimo de fazer com uCOM. :lol:

Eu nem ia mas agora vou só de raiva 😡

 

54 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

uma chavinha de 3 posições que o usuário pode ajustar o tempo no timer. Mas e aqui?

Aqui se faz.. aqui se paga... paga eu que faço pra você  😁 brinc...

 

Você pode usar entradas analógicas e um potenciômetro pra ajuste do tempo. Ou nem: coloque + leds p.ex. 5 leds cada um indicando o tempo e faça ajustes com o botão. Como o mc deixa a coisa bem flexível (moleza) dá pra fazer com 1 botão só. Com multifunçoes p.ex. clica e segura, duplo clique e etc.

  • Haha 2
Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Será que a matriz de diodos ficou certa?

Parece que sim. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Mas é muito diodo, hein? 15... Numa pcb ou mesmo aranha vai ficar meio grande. Pcb feita em casa, pior ainda...

Poderia fazer algo mais simples.... 

4 leds apenas, dá forma que está só que com cores diferentes. 

Um para cada velocidade e o quarto avisa se está temporizado. 

Se insiste no sistema, é como eu disse com contador binário vai menos diodos. 

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Teoricamente dá para alimentar tudo com 5vcc. Aí teria que tirar aquele 7805 no sensor infravermelho e talvez usar diodos schotsky, tipo 1N5821, só para garantir. É que 5vcc já vai ter as perdas dentro do 4017... de repente, na prática, vai que cheguem, sei lá, uns 3vcc no ULN2003... Seguro morreu de velho, rs...

O 4017 não tem perdas de tensão, desde que não ultrapasse a corrente de saída dele. 

Pode alimentar tudo com 5V que é tranquilo. 

E os ULN2003 saturam com 2V. 

 

O circuito no geral, tem várias coisas erradas... 

O 13 do 4017 vai no negativo. Se ligar no 16 a contagem trava. 

Faltou diodos entre a conexão do 4060 com o 4017. 

Um diodo sai da chave e vai para o pino 15 e outro diodo do pino 6 (4017) também para o 15. Além disso, um resistor de 10k entre o 15 e o 8 para manter o reset em zero. 

É opcional, mas pode colocar um capacitor de 10uF para garantir que o contador parta do zero e não liga o ventilador assim que enfiar na tomada.

 

O tempo do 4060 fica melhor com dois resistores de 100k e um eletrolitico de 2,2uf. É a mesma coisa, mas deixa a corrente mais alta em uma região mais confortável pro CI. 

 

Não vi a ligação que aciona o 4060 através do 4017. Uma alternativa é usar o reset do 4060, pois garante a contagem do começo. 

 

Aliás, vi depois. Foi cortado o negativo do 4060 através do ULN2003, isso não se faz de forma nenhuma e além disso não funciona. 

Se cortar o negativo, ele fica positivo e reseta o 4017 travando tudo. 

  • Curtir 1
Postado

Aí, boa!

 

Por enquanto, 3 leds e um que pisca parece de bom tamanho.

 

Quanto aos acertos, amanhã redesenho e ponho aqui, vai que alguém queira montar... ou até modificar.

 

Como você disse,

3 horas atrás, Renato.88 disse:

4 leds apenas, dá forma que está só que com cores diferentes. 

Um para cada velocidade e o quarto avisa se está temporizado.

 

Imagine o seguinte: 1 único led RGB de anodo comum . Azul, velocidade máxima; verde, média e vermelho, baixa. Esse led aceso: tempo indefinido; esse led piscando, timer.

 

O que muda é se o + chega ao anodo desse led direto ou se passa antes por um led piscante. (Claro que esse led piscante está com seu brilho devidamente bloqueado, envolto em um tubo de borracha termo retrátil.) Se vai ser direto ou via led piscante, depende da saída do ULN2003...

 

 

Postado

Pronto, creio que agora o circuito tanto da cascata de leds quanto para a implementação de controle remoto infravermelho em ventilador de 3 velocidades está completo.

 

Foram implementadas as correções feitas pelo mestre @Renato.88, umas ajeitadas no esquema etc.

 

GJmybtB.jpeg

 

De novo, se estiver difícil de enxergar nesse tamanho de imagem, a original pode ser baixada daqui.

  • Solução
Postado

A ideia está certa, mas tem alguns detalhes... 

 

Faltou o R de 10k no pino 15 do 4017,

Ele serve pra manter o Reset em zero quando o timer não está sendo usado. 

Lembre-se que os pinos dos CMOS não podem ficar flutuantes. 

 

Lembra que no post acima, eu falei sobre a alimentação dos integrados. Eles tem que permanecer alimentados, senão os circuitos internos ficam bobos e não funciona direito dependendo da situação pode até estragar o CI. 

É o caso do 4060. Aquele transistor pnp pode ser eliminado, e o que tem a fazer é usar o pino 12 ele não está ali a toa. 

O pino 12 deve ser ligado à saída 13 do ULN2003 com um resistor de 10k para o positivo, esse resistor mantém o contador 4060 travado enquanto ele não é usado. 

Quando for usado, o 4017 satura o transistor do ULN2003 e a entrada vai a zero liberando a contagem. 

 

Achei que ia mesmo optar pelos leds coloridos pra evitar os 15 diodos .

Que aliás, pode ser 14. Aquele que está no pino 7 do ULN2003 não precisa, ele está sozinho. 

Essa entrada pode ser ligada direto no 4017.

 

  • Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, Renato.88 disse:

Achei que ia mesmo optar pelos leds coloridos pra evitar os 15 diodos .

Vamos ver... vou tentar fazer usando um MC, Arduino Nano.

 

De toda forma, se alguém quiser tentar o analógico, acho que agora está certo... Qq. coisa, é só falar que corrijo para não ficar no fórum uma fake news, rs... ou pior, um fake circuit.

 

Taí (acho):

fQ6ddQ4.jpeg

 

E mais uma vez, para fazer download em tamanho mais razoável, clique aqui.

Postado

Agora está certo. 

Talvez tenha que fazer apenas ajustes. 

Acho que já sabe, mas se deixar esse ventilador próximo de uma TV, ao mudar de canal ele vai ligar e desligar. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

E mais uma vez, para fazer download em tamanho mais razoável, clique aqui.

Não precisa, é só dar zoom na imagem do post. 

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  • Membro VIP
Postado

Da hora irmão. Só não tenho certeza que o ci receptor i.r. vai reconhecer apenas o led i.r. aceso. Acho que o ci reconhece trem de pulso a 38Khz ou similar. Nada que um 555 na freq dele não dê conta.

 

Descreve de novo o funcionamento dele aí.. talvez eu sinta vontade te humilhar e fazer uma terapia ocupacional/passa tempo com mc😁. Se achar que deve, fale qual mc e você tem aí que você consegue programar . De repente dar-te-ei o .hex pra você testar na real...😜 ou a quem interessar possa

  • Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, .if disse:

Da hora irmão. Só não tenho certeza que o ci receptor i.r. vai reconhecer apenas o led i.r. aceso. Acho que o ci reconhece trem de pulso a 38Khz ou similar. Nada que um 555 na freq dele não dê conta.

Nem precisa fazer um controle. 

O controle de qualquer eletrodoméstico já vai ligar e desligar o ventilador. 

Por isso, não recomendo que ele fique perto de uma televisão. :lol:

  • Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
36 minutos atrás, Renato.88 disse:

Nem precisa fazer um controle. 

Né .. kk  mas vai perder a oportunidade de dar mais trabalho 😁.

 

De fato pode treinar 1 pouco a teoria dos cálculos com 555. Achar R & C que dê 38Khz e confirmar na prática... ok.. de valor quase zero a+ de conhecimento mas... tentei né ... 

41 minutos atrás, Renato.88 disse:

Nem precisa fazer um controle. 

E agradeço 1 pouco+! Colocar isso num mc pic10f200 é mó xatice mesmo kk

  • Curtir 1
Postado
54 minutos atrás, .if disse:

E agradeço 1 pouco+! Colocar isso num mc pic10f200 é mó xatice mesmo kk

Eu já linkei aqui no fórum o site onde mostra como fazer, agora estou sem tempo.... Kkkk 

Aqui eu uso os controles infra vermelho já existentes, e os receptores é que são feitos com os sensores reaproveitados do aparelhos são ligados a um pic12f629 que só aceita um botão de um determinado controle. 

Pra esse modelo de PIC, podemos programar 5 botões. 

  • Curtir 1
Postado
5 horas atrás, .if disse:

fale qual mc e você tem aí

 

Arduino Uno na linguagem dele mesmo. E para deixar lá dentro, vai ser um Nano.

 

Agora, quanto ao receptor de IR, vou de VS1838 retirado não-lembro-de-onde... Uma vez fiz umas luminárias, aqui, de madeira e usei desse receptor e, de fato, ele capta tudo que é CR, TV, aparelho de som... a gente acaba pegando o jeito... (a dona da luminária botou um tubinho no sensor, ficou unidirecional e até a última vez que vi, deu para ajeitar).

 

Para o CR tô pensando em fazer algo assim:

 

3qWs4de.jpeg

 

Também dá para fazer uns tubinhos de plástico opaco, tanto no CR quanto no receptor. Tô pensando em recortar uns tecos de lata e embrulhar tudo com uma tiras de couro, de um sapato velho que ia para o lixo... Tirando o suporte para a CR2032, o resto todo do CR vai no improviso.

 

Aí faria um ganchinho na coluna do ventilador e deixar ele ali, dependurado... ainda mais porque a chave original vai ficar inativa: só sobra o CR. Não dá para perder.

(Pensei agora numa chave de pulso, atrás da coluna, só para o caso de não lembrar onde o CR foi deixado...)

 

Mas é um projeto singelo, humilde... não precisa tanto refinamento. O sensor não precisa distinguir o que o CR está "falando", basta que "ouça a voz" dele.

 

Vamos ver...

Postado
7 horas atrás, .if disse:

Descreve de novo o funcionamento dele aí

 

Pois é, tinha esquecido disso. Imagine um ventilador desses caseiros, que tenha no sua coluna, um sensor infravermelho, 3 leds e uma chave de 3 posições. Além disso, um CRzinho...

 

Pois bem: na chave de 3 posições você escolhe o temporizador: 60min, 30min ou 15min. E com o CR você alterna o funcionamento:

 

posição inicial: desligado

"clique" (no CR) -> ligado velocidade mínima, até ser desligado manualmente. Aceso LED1

"clique" -> vel. min., pelo tempo escolhido na chave de 3 posições. Aceso LED1 e piscando LED4

"clique" -> velocidade média até desligar manualmente. Acesos LED1 2 LED2

"clique" -> vel. média pelo tempo escolhido na chave. Acesos LED1, LED2 e LED4 picando

"clique" -> vel. alta até ser desligado manualmente. LED1, LED2 e LED3 acesos.

"clique" -> vel. alta pelo tempo escolhido na chave. LED1, 2 e 3 acesos e LED4 piscando

"clique" -> desliga (volta ao ínício desse loop)

 

Uma ideia para caso o CR não esteja à mão é um botão sem trava atrás da coluna para fazer as vezes do clique pelo CR.

 

Outra ideia, dada pelo Xará, é usar 3 LEDs cada um com uma cor. Aí, em vez de ter que ligar mais de um LED para a velocidade média e a alta, bastaria 1 LED por velocidade.

 

Outra ideia é um único LED RGB de anodo comum.  A cor indicaria a velocidade e, se o led estivesse piscando, o ventilador estaria temporizado. E se o led estivesse aceso fixo, só será desligado manualmente.

 

Isso no analógico, né?

 

Com um MC é possível um CR mais elaborado, com 3 botões: ON/OFF, velocidade (min, média ou alta) e temporizador, que não precisaria ter apenas 3 opções. As opções de velocidade são 3 mas só porque esses ventiladores já vem com terminais para 3 velocidades. Mas nada impede de ser, aqui também, um potenciômetro. Mas aí teria que ter mais um circuito escondido na base do ventilador, um dimmer controlado pelo MC...

 

Com MC, o céu é o limite...

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