Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! 

Meu pc está com o cabo da internet conectado, luz ligada, internet normal em outros dispositivos, porém no computador não funciona.

Já tirei o cabo e coloquei de novo, reiniciei o roteador e o pc, tentei trocar os lados do cabo, e segue foto dos comandos que testei.

Sou leiga no assunto, então se tiver uma sugestão explica como chegar nela por favor heheIMG_20250310_153339.thumb.jpg.09c4eb2b127a83ec9dc20f72abb232ef.jpgIMG_20250310_153522.jpg.696226624cc09e7cc518bd409ab29950.jpg

Postado

Clarinha,

Pelo IP que está aparecendo "Endereço de IPv4 de configuração automática" o Windows não recebeu um IP.

Sempre que aparecer ai um ip 169.254.x.x, é porque não recebeu.

O "DHCP Habilitado" está como "não". Deveria estar como "sim"

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Esse endereço como mencionou o @W46n3r aparece quando seu PC não encontrou nenhum servidor DHCP ou a comunicação com o servidor está falha.

O recomendo seria você trocar o cabo de rede se tiver um outro já em mãos e executar os seguintes comandos aí no Prompt do Windows 

ipconfig /release

ipconfig /renew

• Curtir 1
Postado
Em 11/03/2025 às 12:24, Tenkyuu disse:

@Linio Alan Tá bom, vou testar isso então, brigada

O dhcp ao invés de ativado esta não,..

acessa as propriedades da placa de rede e se esta desativado ou ip fixo(169…..)

so pesquisar no googleque você acha como fazer

Postado

@thiago.jj IMG_20250315_132533.thumb.jpg.38a31b2f6eb901fa016314458f0ef92b.jpg@thiago.jj oioi, pesquisei e realmente não tá ativado.

porém quando eu tento iniciar (mesmo estando com início automático) ele da erro ó

Eu também testei o netsh int ip reset, mas da falha (não sei se tá relacionado, mas achei importante)IMG_20250315_132736.thumb.jpg.e2f2d89e542b70dafa1f9aea536b5f78.jpg

Postado

image.png.e3dc9fb70c475ba6cea8432b8b73a4a3.png

Está claro que não vai ter endereço de rede sem o cliente DHCP e ele não inicia por falta de privilégio. 

Enquanto não resolve isso --- imagino que já tenha feito isso -- separe uns endereços do pool de seus servidor (servidores) DHCP para usar como fixos e atribua um para essa máquina. Leva minutos.

Como vê na tela acima, rodando services.msc pode ver a conta que o sistema está usando para tentar ativar esse serviço e tentar outras --- administrativas --- e ver o que acontece...

netsh int ip reset vai voltar toda configuração da pilha de protocolos IP para o padrão ao reiniciar o sistema, e se você não andou experimentando mexer em nada disso não vai fazer nada. Mas não vai fazer mal. Se mudou alguma configuração para fora do padrão apenas deve se lembrar de refazer

Postado

@arfneto perdão, não sei fazer isso do 1 parágrafo, sabe me explicar melhor ou o que eu devo pesquisar pra aprender?

mas obrigada pela explicação do netsh, realmente não sabia o que fazia hehe

• Solução
Postado

@Tenkyuu Se tem um roteador só então lá está o intervalo de endereços que o DHCP usa. 

É só um formulário. Usando o exemplo mais comum de todos o roteador fica no endereço --- que obviamente deve ser fixo --- 192.168.0.1 e uma tal mascara de rede 255.255.255.0  e roteador simplesmente usa todos os outros, de 192.168.0.2 até 192.168.0.254 para atribuir via DHCP para o que tiver na rede. E cada endereço tem um prazo de validade, nesse caso chamado de Lease Time, que pode ir de uns minutos até uns meses. Nem sempre esse padrão serve, e muitas vezes não serve mesmo. Por isso tanta gente em bares, lojas e padarias se acostuma a desligar e ligar o roteador wifi porque ele sempre para na hora de mais movimento 😄 

O que estou dizendo é para ir lá e separar alguns, tipo os 10 primeiros, deixando o DHCP usar entre .12 e .254. Assim poderá usar de .2 a 192.168.0.11 para o que quiser. E ai você usa um desses em seu PC até resolver isso. 

Viu em sua máquina o que mostrei acima? o que mostra em sua máquina? É mesmo essa conta local service que ele está tentado usar para ativar o serviço????? 

Se for isso pode tentar garantir que essa conta está mesmo com autorização para isso, rodando o comando 

net localgroup administrators "NT Authority\Local Service" /add

e reiniciando a máquina.

Outra coisa que pode mudar algo, se por acaso andou experimento com receitas mágicas e mudou chaves de registro, é usar 

netsh winsock reset

que redefine uma série de coisas que aquele comando que usou não toca.

De volta a usar um endereço fixo para o micro

netsh interface ip set address "AdapterName" static 192.168.0.2 255.255.255.0 192.168.0.1

No seu caso o AdapterName parece ser simplesmente Ethernet mas verifique com ipconfig ou rodando netsh interface show interface

veja um exemplo aqui, da maquina que estou usando agora --- essa máquina tem vários adaptadores de rede, o que importa é você ver onde arruma o nome do seu na sua máquina

PS C:\Users\ForumCDH> netsh interface show interface

Admin State    State          Type             Interface Name
-------------------------------------------------------------------------
Enabled        Connected      Dedicated        VirtualBox Host-Only Network
Enabled        Disconnected   Dedicated        Conexão Local
Enabled        Disconnected   Dedicated        OpenVPN Connect DCO Adapter
Enabled        Disconnected   Dedicated        Conexão Local 2
Enabled        Connected      Dedicated        Ethernet 2
Enabled        Connected      Dedicated        Ethernet 3

E essa linha acima passaria a usar esse endereço fixo para seu micro, 192.168.0.2. O ultimo endereço é o do roteador 192.168.0.1, numa instalação doméstica, e segue meu exemplo do mais comum. Seu caso pode não ser esse.

43 minutos atrás, Tenkyuu disse:

mas obrigada pela explicação do netsh, realmente não sabia o que fazia hehe

netsh tem dezenas e dezenas de comandos. Raramente é usado ou necessário em redes domésticas

Postado

@arfneto o DHCP client foi resolvido brigada 

agora fui olhar meu roteador e não sei se achei o que você disse, o único ip q aparece é 192.168.1.1 (só tem isso de informação no aparelho)

IMG_20250315_173307.thumb.jpg.84ca9f411ff112badfe7b844f6be2216.jpg

já na interface tem a ethernet mesmo (q é a única rede q tenho aqui)

IMG_20250315_173741.thumb.jpg.b3aacc7df5f76a5f864eda67a3775202.jpg

acho que entendi a explicação sobre o 192.168 e o 255.255, mas não a parte do que colocar no comando e o que faria

Postado

@Tenkyuu se resolveu de algum modo tal problema poderia dizer aqui para ajudar outros. É a razão do forum existir.

Está certa sobre o gaeway. Aquele é o endereço, se não mudou. E agora pode saber facilmente já que um ipconfig vai te dar a configuração de IP e acaba de dizer que o DHCP está funcionando

10 minutos atrás, Tenkyuu disse:

acho que entendi a explicação sobre o 192.168 e o 255.255, mas não a parte do que colocar no comando e o que faria

o comando simplesmente faria seu computador usar sempre aquele endereço --- static --- e não usar DHCP para essa placa de rede. Assim poderia usar a rede nesse micro enquanto não resolvia o que acontecia com o DHCP...

Postado

@arfneto aaah entendi, mas então não resolveu tudo ksksks o dhcp client foi ativado mas ainda não tem internet, eu testo o ipconfig /release e /renew novamente ou procuro outra forma?

Postado

O que fez para ativar o cliente DHCP?

Sua conexão é com a rede e não com a internet. Seu roteador faz a conexão com a internet e é outro caso.

Seu computador está ou não está conectado? O que diz o IPCONFIG?

Se não tem um endereço de nada adianta um release e renew porque o servidor é o mesmo...

Se não está conectado ligue outro micro com o mesmo cabo e ligue o mesmo micro com outro cabo que funcione com outra máquina...

Postado

@arfneto o DHCP usei o comando q você mandou pra adicionar o local service, reiniciei e estava disponível pra ser ativado 

Os únicos não ativados são o proxy wins e o roteamento de IP, eu acho

IMG_20250315_192850.thumb.jpg.576a38213e408b9ff0ba7cb5e8ae9f82.jpg

eu não tenho outro dispositivo que use este cabo, apenas os celulares q usam o mesmo roteador que o pc (e tão funcionando normal)

Postado

Seu problema agora é outro. Não é o que foi alvo desse tópico, acesso negado pelo sistema na carga do serviço cliente DHCP.

Precisa identificar agora se o problema é no tráfego da rede ou da internet a partir de seu PC...

Veja se consegue rodar um ping contra esse gateway em 192.168.1.1 e depois tente com algum celular ou TV que tenha na rede...
Depois troque os servidores DNS. Qualquer um desde que seja diferente... 1.1.1.1, 200.204.0.10, 8.8.4.4. 

Se eu provedor tem servidores DNS prefira sempre esses.

Postado

Todos servidores DNS retornam o mesmo resultado, é o básico para a internet. Para contentar os teóricos seria mais correto dizer: todos os servidores DNS convergem para um mesmo resultado, já que cada alteração tem um tempo de propagação e os servidores são de propósito distribuídos por toda parte.

A diferença é de latência e de que alguns podem ter algum comportamento especial, como algum tipo de censura.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!