Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera. Estou com uma duvida aqui e peço por favor a ajuda de vcs. Pesquisei no forum mas não encontrei nada.

Recentemente fiz o upgrade do meu pc, no qual estou usando uma placa-mãe ASRock b450m steel legends, 5700x3d e uma placa de Vídeo 7800XT XFX.

A minha fonte chegou ontem, uma XPG Core Reactor 850w, ela veio com todos os cabos inclusos.

Ai eu percebi que veio com 4 cabos diferentes PCI-e. 

2 cabos PCI-e com 6+2 pino e uma "saida" extra do cabo com 6+2 pinos, totalizando 16 pinos.

2 cabos PCI-e com 6+2 pinos.

Eu devo ligar apenas um cabo com o "extensor" ou devo ligar os 2 cabos PCI-e de 8 pinos?

Vou deixar uma foto so pra ficar mais fácil de entender.

Valeu

image.thumb.png.0708f0eda4a42b5528e5935f4dd3bae3.png

Postado
6 minutos atrás, Allucards disse:

2 cabos PCI-e com 6+2 pino e uma "saida" extra do cabo com 6+2 pinos, totalizando 16 pinos.

pode conectar assim

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para É melhor conectar a RX 7800 XT à fonte com um cabo PCI-e 6+2 bifurcado ou dois?
Postado
4 horas atrás, Allucards disse:

Eu devo ligar apenas um cabo com o "extensor" ou devo ligar os 2 cabos PCI-e de 8 pinos?

Você deve ligar um cabo por conector, é bom sempre evitar usar o cabo split. 

3 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Tanto faz. Ambas opções irão funcionar perfeitamente, é uma decisão completamente estética.

Eletricamente falando, sempre será melhor usar dois cabos de um conector cada do que usar apenas um cabo com dois conectores (split).

• Moderador
Postado

@Tiberio, o conector possui limitação de 150W, não é difícil um conjunto de cabos suprir o dobro dessa potência. Em termos práticos a resistência reduziria pela metade se ambos cabos fossem iguais ao bifurcado, a XPG utiliza 16 AWG na Core Reactor 850W, que dependendo do local indica que é suficiente para ao menos 13 amperes a 17 amperes por fio. No caso, isso somaria mais de 460W fazendo a conta com 13A, aproximadamente, em um único cabo, fica bem abaixo do pior limite os 300W de dois conectores 6+2, a essa potência fica 8,3A por fio, e 16AWG é mais espesso que o cabo de 1mm² utilizado em extensão de tomada 10A. A resistência e queda de tensão é irrisória, então dividi-la pela metade usando dois cabos não terá efeito significativo.
Melhor em teoria? Pode ser, mas para esse caso específico não faz diferença. A fonte que vem com esses cabos é feito para suprir os 300W pelo cabo, e o conector do lado da fonte geralmente tem um rating maior, o conector EPS 12V, por exemplo tem rating de 300W, que supre os 300W para dois conectores PCIe 6+2.

• Amei 1
Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Pelo jeito você anda meio desatualizado nessa questão, o próprio Ronaldo do teclab quando testa as fontes sempre recomenda pro pessoal evitar fontes de >=650w que tenham apenas 1 cabo com dois conectores, ele sempre diz que quando a fonte tem dois cabos o cidadão deve usar conectores de cabos separados, e deve sempre evitar usar dois conectores do mesmo cabo.

• Coordenador
Postado

Conforme muito bem explicado pelos cálculos do colega @Mikhail Kosevich Volkov, diante dos requisitos de potência reais aos quais os conectores e cabos estarão submetidos, não faz diferença. É uma decisão simplesmente estética (eu uso dois conectores de um mesmo cabo, fica bem mais organizado).

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...