Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, estava separando componentes de sucata de eletrônica e achei uma placa de fonte de PC que parece ser daquelas parrudas, na parte de entrada de energia dela tem capacitores e indutores e acho que tem chance de pegar esses componentes e fazer um filtro de linha para uma ou duas tomadas de baixa potência, acham que dá pra fazer?

Quais componentes eu pego da placa pra fazer o filtro?

Sem título.jpg

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Posso fazer um filtro de linha com placa de fonte de alimentação de PC?
  • GustavoH93 alterou o título para Posso fazer um filtro de linha com isso aqui?
  • Membro VIP
Postado

Sim... você tem a opção cortar a placa e manter os componentes ou desmontá-los e soldar como quiser - aranha ou outra placa - mas claro mantendo a estrutura elétrica de filtro de linha

• guilherme_dr alterou o título para Posso fazer filtro de linha com capacitores e indutores de placa de fonte?
Postado
15 minutos atrás, .if disse:

desmontá-los e soldar como quiser - aranha ou outra placa

estava pensando em desmontar e soldar em outra placa, mas quais componentes eu vou aproveitar? Os indutores e os capacitores amarelos e os varistores apenas? São só esses que preciso para o filtro?

Tenho um estabilizador de tensão aqui, vou tirar a parte interna dele e aproveitar a carcaça com as tomadas.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, GustavoH93 disse:

quais componentes eu vou aproveitar?

Boa pergunta. Uma resposta rápida é você clicar aqui esquema de filtro de linha. Conhecimentos básicos você deve possuir pra interpretar e construir (quase poético kk).

Sem título.jpg

Confirme que os capacitores são 250V ou +

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, .if disse:

Confirme que os capacitores são 250V ou +

são 275V X1 e X2

2 horas atrás, .if disse:

Boa pergunta. Uma resposta rápida é você clicar aqui esquema de filtro de linha. Conhecimentos básicos você deve possuir pra interpretar e construir

pior que eu pesquisei antes de perguntar, e tem vários aí me perdi, então resolvi tirar os componentes e olhar na placa. 

Já dessoldei tudo e coloquei na mesma posição que estava na placa, percebi que os 4 varistores menores são ligados ao terra, e infelizmente não tenho terra aqui na residencia então acho que nem adianta colocar eles.

Pelo que entendi é só ligar tudo em paralelo e acrescentar um fusível antes de tudo, mesmo sem os 4 varistores pequeninos acha que fica um filtro de linha bom @.if? Vão ser dois indutores, capacitores X1 e X2, um varistor e um capacitor 225K 450v no final.

Sem título.jpg

Sem título.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
18 horas atrás, GustavoH93 disse:

mesmo sem os 4 varistores pequeninos acha que fica um filtro de linha bom

Considerando que fez seu melhor, vai sim amigo. O terra iria ajudar + na questão de segurança, choquinho e tal.

Pra você fazer uma baita e boa soma cá pra gente, publique o resultado tipo este resumo: o que estava acontecendo sem este filtro e o que aconteceu com ele. 🙃

Postado
11 horas atrás, .if disse:

o que estava acontecendo sem este filtro e o que aconteceu com ele

pior que não estava acontecendo nada kkkkkk

estava separando as sucatas de eletronica, separando componentes e mandando as placas antigas para reciclagem ai vi essa fonte e quis fazer o filtro, mas vou publicar o resultado sim, com a caixinha de estabilizador e tudo rsrs

• Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, GustavoH93 disse:

pior que não estava acontecendo nada

Também vale amigo. O importante é que você criou algo e pôs a mão na massa e tal. Pode servir sim de inspiração pra amigos navegantes errantes do futuro duma era pós apocalíptica quando não se encontram filtros pra comprar mas o mundo tá cheio de sucata. 😁.. este filtro mesmo incompleto pode absorver alguma sujeirinha da rede que interfere p.ex. em rádio am

• Curtir 1
Postado
Em 24/03/2025 às 21:01, .if disse:

este filtro mesmo incompleto pode absorver alguma sujeirinha da rede que interfere

será que surtos picos de tensão ele protege também?

Já arrumei o estabilizador que vou usar a carcaça. mas ele é daqueles padrão que tem um led acedo quando ligado e acende uma luz caso esteja com tensão baixa e acende outra com a tensão mais alta. uma imagem boa dele aqui:

48304-principal.png

tem como fazer algum circuitinho para os leds manterem a mesma função? se cair a tensão acende um e se subir acende outro? 

Postado
7 horas atrás, GustavoH93 disse:

será que surtos picos de tensão ele protege também?

Esse é o serviço do varistor.

Agora que já retirou os componentes da placa, ficou fácil cortar pra aproveitar. O filtro está sozinho nela.

7 horas atrás, GustavoH93 disse:

tem como fazer algum circuitinho para os leds manterem a mesma função? se cair a tensão acende um e se subir acende outro? 

Até dá, isso se faz com os comparadores de tensão. Que outro dia eu mencionei num outro tópico seu.

Mas também dá pra usar o circuito original. Vai eliminar o autotrafo e talvez o circuito dos leds deixe de funcionar. Só que aí da pra colocar um trafo ou fonte menor pra manter o funcionamento. Os relés seria bom retirar também, vocÊ os usa pra outra coisa e evita ouvir o barulho deles a toa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, GustavoH93 disse:

se cair a tensão acende um e se subir acende outro

Na mesma linha do minimalismo, você pode colocar 3 lâmpadas neon e uma jogadinha de divisor de tensão com resistores (>100K) de modo que V baixa acende 1, média ou normal acendem 2, alta...3. Aproveita e faça este dever de casa: considere que cada neon só acende se aplicado 50V, crie um divisor de tensão com tensões fixas de modo que... ahhh num to conseguindo formular a questão.. Fica aí só a semente mesmo...😜.. pra fertilizar, olha isso...

Capturadetelade2025-03-2708-38-08.png.b97734b0b25c012dde3a90e9f27d78bc.png

Plantada e colhida do..

💰..?  😠....

..😁

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
Em 27/03/2025 às 08:42, .if disse:

3 lâmpadas neon

o duro é conseguir as lâmpadas neon, queria fazer com led mesmo rsrs

acabei me rendendo a preguiça e cortei a placa original para não precisar fazer outra, mas olha só ganhei outro estabilizador e esse ai é beem maior do que eu ia usar, o peso é quase o dobro, o branco é o que usaria e o preto é que ganhei e vou usar, alguma sugestão do que fazer com o transformador dele  além de carregador de baterias? porque já tenho um rsrs

image.png.c25cd4c1d5f1275c46a6f0be9d4205ec.png

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, GustavoH93 disse:

sugestão do que fazer com o transformador dele 

Vejo um variac 1/2 boca com V fixas. O goggle te fala melhor pra que serve um variac...

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, GustavoH93 disse:

O duro é conseguir as lâmpadas neon, queria fazer com led mesmo rsrs

Aqui quando eu quero led em 110V, eu ponho um diodo 1N4007 e uma resistência de 100 à 330k em série com ele, se for aqueles leds de alto brilho. 

A resistência varia o valor de acordo com o tipo e cor do led, pois uns acendem fortes e outros fracos. 

Se for led opaco, é diferente. Aí vai o 1N4007 em anti paralelo com o led (catodo com anodo e vice-versa). 

E um capacitor de 100nF/250V em série. 

Se sua rede é de 220V, dobra o resistor (220k a 680k), ou ponha o capacitor na metade (47nF/400V).

• Curtir 1
Postado

Boa noite pessoal, este fim de semana consegui colocar as coisas em ordem e vou montar o circuito dentro do estabilizador antigo, como a caixa é de metal e estava enferrujada dei uma mão de tinta antes, agora vou esperar secar pra montar.

Em 31/03/2025 às 07:31, .if disse:

Vejo um variac 1/2 boca com V fixas. O goggle te fala melhor pra que serve um variac...

O variac é uma boa ideia, vou criar um tópico quando terminar o filtro de linha e a gente se entende por lá 😁

Em 27/03/2025 às 03:38, Renato.88 disse:

Agora que já retirou os componentes da placa, ficou fácil cortar pra aproveitar. O filtro está sozinho nela.

cortei ela mesmo e soldei de volta os componentes, logo vou mandar foto, ficou melhor do que fazer uma placa nova tava tudo pronto ali, mas qual corrente será que este filtro aguenta?

Em 27/03/2025 às 03:38, Renato.88 disse:

Até dá, isso se faz com os comparadores de tensão. Que outro dia eu mencionei num outro tópico seu.

Sim faz um tempinho era sobre a limitação de rotação do motor se não me engano, por falar em comparador de tensão na placa tem os CIs LM324N e LM339N será que um deles serve pra monitorar a tensão e acender o led que indica baixa tensão e acender o que indica excesso? 

Postado
2 horas atrás, GustavoH93 disse:

O variac é uma boa ideia

Sim. Estou em mente com um, porém totalmente linear usando transistor de potência e amplificadores operacionais. 

Vai me servir pra testes e calibração de umas placas e projetos que tenho aqui. 

Se o circuito ficar bom vou compartilhar, pois na Internet não vi nada igual. 

Sim faz um tempinho era sobre a limitação de rotação do motor se não me engano

Foi dentro desse assunto, mas os compradores eram pra outra coisa. 

na placa tem os CIs LM324N e LM339N será que um deles serve pra monitorar a tensão e acender o led que indica baixa tensão e acender o que indica excesso? 

Qualquer um dos dois servem, mas eu acho o LM339 mais apropriado. 

Na Internet tem muitos circuitos que fazem isso, com os mais diversos CIs desse tipo. Porém é fácil adaptar para os que você tem, em maioria o funcionamento é o mesmo mas muda a pinagem. 

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:
10 horas atrás, GustavoH93 disse:

O variac é uma boa ideia

Sim. Estou em mente com um, porém

Nosso sumido amigo @albert_emule certa feita propôs um controlado a magnetismo dc. Algo como um pequeno campo magnético dc de baixa potência aplicado à um campo ac, pode fazer um controle da vrms. Projeto trilegal que ficou nos meus favoritos por um tempão mas desapareceu por si. Preguiça de reprocurar mas se ainda ativo e achar que deve, o amigo França poderá nos linkar de novo..

Postado
11 horas atrás, Renato.88 disse:

mas eu acho o LM339 mais apropriado. 

Por curiosidade pedi ao chatgpt para criar um circuito com o 339 com 3 leds um pra tensão normal outro para sobretensão e outro para tensão baixa.

Ele fez um esquema mas tá todo errado, de qualquer forma ele indicou usar um transformador e retificar a saída, usar um 7805 pra alimentação do CI e a saída retificada sem estabilização serve de análise para o 339, se a tensão da rede cair ou subir essa saída do transformador vai variar também e o 339 acende os leds correspondentes.

Para mim faz sentido mas tem outra forma sem usar o transformador? Usar  Transformador pra abaixar a tensão da rede só pra acender três leds parece "muita coisa pra fazer pouca coisa"

Postado
7 horas atrás, .if disse:

Nosso sumido amigo @albert_emule certa feita propôs um controlado a magnetismo dc. Algo como um pequeno campo magnético dc de baixa potência aplicado à um campo ac, pode fazer um controle da vrms. Projeto trilegal que ficou nos meus favoritos por um tempão mas desapareceu por si.

Se colocar a palavra Variac na pesquisa do fórum, aparece. Aproveitei umas ideias do projeto dele pro meu. 

4 horas atrás, GustavoH93 disse:

Para mim faz sentido mas tem outra forma sem usar o transformador? Usar Transformador pra abaixar a tensão da rede só pra acender três leds parece "muita coisa pra fazer pouca coisa"

Tem a fonte sem transformador. 

De qualquer forma, é necessário uma fonte por causa dos CIs. E também uma tensão fixa para referência. 

Até existe maneiras de fazer sem eles como por exemplo usando transistor e diodos, mas são meio ruins de regular (nessa situação, o tal do Variac seria útil). 

Porém, no seu caso pra evitar de montar fontes. Eu pegaria alguma que já estivesse pronta, como algum carregador de celular velho ou algo do tipo. 

Já tem a tensão estabilizada, então a tensão para medir virá direto da rede usando um divisor resistivo. 

Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Porém, no seu caso pra evitar de montar fontes. Eu pegaria alguma que já estivesse pronta, como algum carregador de celular velho ou algo do tipo. 

Já tem a tensão estabilizada, então a tensão para medir virá direto da rede usando um divisor resistivo. 

tenho várias fontes de celular aqui, é interessante porque sendo chaveada tem menos perda de energia do que no transformador né? 

Encotrei este circuito na internet, seria ele que vamos montar mas com algumas adaptações?

4-LED-comparator-using-IC-LM339.jpg

Postado
6 horas atrás, GustavoH93 disse:

tenho várias fontes de celular aqui, é interessante porque sendo chaveada tem menos perda de energia do que no transformador né?

Nesse caso, que se trata de corrente baixa as perdas/consumo são praticamente a mesma coisa.

O negócio muda quando a corrente de saída deve ser alta, aí é coisa pra se pensar. Mas também é outra história. 

6 horas atrás, GustavoH93 disse:

Encotrei este circuito na internet, seria ele que vamos montar mas com algumas adaptações?

Sim. Para o que você precisa, ele pode ser simplificado. 

Porém tem uma coisa, esse circuito funciona tipo um VU/bargraph. Pra transformar em "ponto móvel" precisa de uns diodos na saída pra deixar só o led do meio aceso e apagar ele quando os outros precisarem acender. 

A outra coisa que precisa, é uma amostra da rede elétrica. No caso, um diodo retificador (1N4007 serve), um capacitor de baixo valor e dois resistores para derrubar a tensão proporcionalmente. 

Por exemplo, se entra 220V. O led do meio acende. Se cai a 200V outro led acende e se passa de 240V, um terceiro led deve acender. 

Fica fácil fazer um divisor de tensão por 100, então teremos as tensões de 2V, 2V2 e 2V4 para serem ajustadas nos comparadores. 

Os resistores devem terem valores altos para não aquecerem, eu colocaria o primeiro como 470k no mínimo. E o segundo será o que encontrar na fórmula. 

Ainda há muitas coisas pra falar sobre esse circuito, mas acho que você vai perceber a maioria delas. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

transformar em "ponto móvel" precisa de uns diodos na saída pra deixar só o led do meio aceso e apagar ele quando os outros precisarem acender. 

Nem precisa de diodo.. basta ligar o catodo de um no anodo de outro na saída do ampop.. algo como...

art0366_06.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/projetos/2404-art366.html

(faltam resistores pros leds e a entrada é a + em comum)

Fiz isso há literalmente décadas numa era sem net e sem revistas. ideota 100% de minha mente doentia, era pra substituir por leds um medidor de nível de combustível de ponteiro que pifou de uma brasilia 77

• Haha 2
Postado
8 horas atrás, .if disse:

Nem precisa de diodo.. basta ligar o catodo de um no anodo de outro na saída do ampop.. algo como...

Pra mim Não me fez muito sentido. 

Se colocar V no + do comparador que tem o resistor de 1,2k o primeiro led acende. 

Se colocar tensão maior no de cima, o segundo led acende, o primeiro também e assim por diante. 

Considerando que seja comparador de coletor aberto. 

Se usar o amplificador operacional comum, aí creio só acenda o primeiro led mesmo. 

8 horas atrás, .if disse:

faltam resistores pros leds

Entendi que o foco é a fonte de corrente constante, que se ajusta conforme a quantidade de leds que se acende ou não, eliminando os resistores individuais. 

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Renato.88 disse:

usar o amplificador operacional comum

sim, é a proposta do circuito acima.

Não me fez muito sentido. 

sim.. aquele circuito está perturbador mesmo com a teoria da f.c.c. e k entre nós, nem quis forçar o tico e teco pra ele. A ideia é mostrar que os leds se deslocam individualmente a medida que a V sobe. E sim, de fato tem que ser ampop comum operando como comparador (o que fiz foi com 2xlm324) e não ampop comparador (p.ex. lm339 não dá muito certo pra esta aplicação). A ideia é fazer com que apenas o led com ddp entre uma saída e outra acenda. Creia-me: naquele tempo com hormônios à flor da pele na versão 0.0 cheguei a colocar uma porta ou-exclusivo 74ls86 entre saídas: de modo que apenas dava 1 na saída se entradas diferentes. Foi um singelo e belo treinamento pro tico e teco.

Considerando que seja comparador de coletor aberto. 

Portanto (no meu (meu) caso) não fora

Postado
6 horas atrás, .if disse:

E sim, de fato tem que ser ampop comum operando como comparador (o que fiz foi com 2xlm324)

Sim, agora entendi. Pra funcionar, precisa inverter os leds. 

• Confuso 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...