Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Irmãos me ajudem preciso colocar um projeto para funcionar
Não sei muito de eletrônica e me inspirei em um projeto medidor de nível de água.
Quero fazer a bomba desligar quando o nível está cheio, e manter ela desligada ainda que o nivel abaixe.
Mas algo não está funcionando direito, hora funciona, hora não... Veja o esquema:
iq.thumb.jpg.431ddb1e5fb9b1c8296b472412bd2ff3.jpg

• Amei 1
Postado
3 horas atrás, MarcosSteel disse:

Mas algo não está funcionando direito, hora funciona, hora não...

É por causa da resistência da água que é muito alta e varia conforme se mexe. 

Já tentei fazer isso, mas acabei desistindo. Da muito problema e mesmo que conseguir fazer funcionar, com o tempo os fios se oxidam e aí que não funciona mesmo. 

Um sistema de boias é a melhor solução. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, MarcosSteel disse:

bomba desligar quando o nível está cheio, e manter ela desligada ainda que o nivel abaixe

É por isso que colocaste um SCR? De fato quando ele dispara não para mais. Coloque um R duns 220K...1M entre G e K pra não disparar de bobeira. No seu caso G &K estão em paralelo com B & E do bc. A VBC pode estar atrapalhando o disparo. Remova o bc pra teste, depois pra acender o led verde a gente vê

1 hora atrás, MarcosSteel disse:

Aumentando a tensão da fonte será que melhora? Obrigado

como a R da água é alta, sim maior V maior corrente.

• Amei 1
Postado

Tem um erro no seu projeto, uma pequena distração. A tensão nominal entre a base do transistor e seu emissor para condução é de 0,7V. Na verdade começa a conduzir com pouco menos de 0,6V. à medida em que a tensão sobre a base aumenta também aumenta a corrente de base e a corrente que vem do tanque é baixa devido a alta resistência da água. O valor de disparo do seu SCR nominal é de 0,7V. Note o quão próximo está o disparo do SCR do limite de tensão imposto pela base dos transistores. 

Solução: 3 resistores de 10k e 1 resistor de 1k. Coloque os resistores de 10k entre a base do transistor (1 para cada transistor) e seu respectivo fio de sonda e o resistor de 1k entre o gate e o fio da sonda. Isso permitirá que a tensão chegue mais alta no gate do SCR sem prejudicar o desempenho dos transistores.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...