Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente venho tendo problemas com o PC desligando e religando as vezes fica em looping sem querer ligar, minha fonte entrou em curto troquei por outra e mesmo assim o problema persiste, mas venho notando algo estranho no meu SSD, a temperatura dele que antes era 35-40 agora está indo pra 45, 46 etc mesmo sem eu estar usando pesado( só usando internet e etc) o que me fez começar a desconfiar que é ele que esquenta e começa a dar alguma pane na placa-mãe pra ela do nada religar, um tecnico testou hoje o pc todo até tirou o processador e nada, o pc ligou normal, a noite estava usando faz umas 2 horas, do nada ele religou, como posso ver se é o SSD com defeito? (obs tenho um HD de 2tb e desconectei ele pra fazer o teste deixando só o SSD).

• Moderador
  • Solução
Postado

Baixe e instale o Seatools e siga os procedimentos do tutorial abaixo (faça a parte onde está descrito sobre o Seatools, ignore a parte do CHKDSK):

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado

Na parte de testar o SSD eu sigo uma linha própria de testes, baseada na marca e modelo dele;

-Uso o utilitário do fabricante para o diagnóstico, geralmente quando o SSD não é listado é porque se trata de uma falsificação. Tem outro detalhe que se o utilitário disponibilizar uma firmware, significa que detectaram algum problema geral e que a nova firmware vai corrigir.

-Uso a tela do CrystalDiskInfo para conferir se o número de série exibido é o mesmo número de série da etiqueta, também vejo se outros dados gerais são exibidos ou não para saber se existem ou não indícios de corrupção de firmware.

-Por fim uso o Diskgenius para fazer um exame de superfície e ver sem já tem setores danificados ou não, bem como a situação do desgaste das nands. Também pode usar outros programas ou linhas de comando para fazer o exame de superfície. A desvantagem do exame de superfície é que ele come a vida útil da unidade, se ele for de um tera, vai consumir um tera no exame.

Com todos estes resultados eu consigo ter uma linha geral do real estado do SSD.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Pincipi Esse SSD eu tenho a uns 2 anos por ai estou apenas realizando teste por está desconfiado dele, mas também desconfio do HD, mas desconectei o HD ontem e estou testando só com o SSD caso o problema ocorra ( vou testar por 5 dias) e se ocorrer sem o HD, religarei ele pois sei que não, trocarei  lugar do SSD no gabinete e os cabos, não sei se é normal o SSD bater 42C só usando o pc na internet etc, aqui é bem quente.

@Pincipi @GabrielLV Fiz esse teste de primeiro, como devo interpretar isso, tem algo errado?

Sem título.png

Semm título.png

• Membro VIP
Postado

Deixando o HDD de lado porque não me dedico mais e este assunto, vamos interpretar a tela do Crystal pelo ponto de vista normal das pessoas; o SSD está saudável (85%) e isso basta para dizer que ele não tem nenhum problema, ou seja, a investigação deve seguir para outro lado, placa-mãe, fonte, ventilação, temperatura externa etc.

Ainda no SSD e agora entrando numa seara mais minuciosa e detalhada, no campo dos entusiastas, fora da vida normal, com muita especulação, compare o que está escrito na etiqueta do SSD com o que aparece na tela do Crystal; número de série, firmware e marca/modelo/capacidade. Se tudo for igual, não tem com o que se preocupar.

Outro detalhe seria verificar se algum dado está inconsistente no sentido de indicar se a firmware tem indícios de estar corrompida, pelo que vi está tudo certo.

O próximo passo seria comparar o total nand writes com a tabela do fabricante e assim tentar ver a expectativa de vida útil do SSD.

Depois baixar e executar o utilitário WD Utilites do fabricante para fazer um diagnóstico:

https://support-pt.wd.com/app/products/downloads/softwaredownloads

E ver se o SSD é listado normalmente, caso não seja listado, é um indício de ser falso.

É quase certeza que o seu SSD vai passar tranquilamente pelo teste.

A última análise seria o exame de superfície, para ver se tem ou não setores danificados. Eu gosto de usar o DiskGênius mas, pode usar qualquer outro programa como Victoria etc.

Via de regra, quando o SSD está começando a apresentar setores danificados, o tempo de leitura fica mais lento porque ele fica testando mais lentamente os setores e desta forma, costuma esquentar mais e ficar em utilização constante mesmo sem nenhum programa ativo.

Uma consequência disto é ligeira elevação da temperatura e veja bem, não necessariamente isto mas, uma série de outros fatores podem influenciar na temperatura.

Eu já testei puxando o cabo do SSD para fora do gabinete com e sem ventilador, pela lógica se o SSD estiver fora do gabinete e não esquentar mais, significa que a circulação dentro do gabinete não está a contento, outra suposição seria no caso do SSD fora do gabinete com um ventilador ligado direto nele, permanecer em alta temperatura, ai neste caso, não é algo no gabinete e sim no SSD.

Outro teste especulativo seria usar outro SSD e caso ocorra o mesmo problema, tudo leva à crer que é algo na máquina e se não der mais problemas, a lógica diz que é algo no SSD.

Em resumo é que sei para fazer um diagnóstico só na parte do SSD.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!