Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então guys, tô enfrentando esse problema a mais ou menos 1 semana, toda vez que ligo o PC, passa algum tempo (segundos ou minutos), a tela congela, dá tela preta (o teclado apaga) e em seguida o cooler da placa de vídeo dispara, mesmo que eu tentei reiniciar, volta sem vídeo e o cooler da placa continua em 100% até eu desligar a máquina completamente, quando o problema ocorreu eu estava no meio de um game, nunca havia ocorrido algo do tipo, minha placa é uma RX 5600 XT Windforce OC da Gigabyte que comprei usada faz 1 ano, a pessoa que me vendeu usava ela há cerca de 3 anos.

Bom, coisas que eu tentei para identificar e resolver o problema na placa de vídeo

• Troca de Drivers (fiz a limpeza via DDU e instalei versões antigas)

• Troca do conector PCi-e da fonte

(verifiquei inclusive se a placa e o conector PCi-e estavam bem encaixados)

• Limpeza e troca de pasta térmica da placa

• Formatei o sistema

• Removi e resetei a BIOS da placa-mãe

• Testei c/ o vídeo integrado do meu processador (funcionou numa boa)

• Enquanto ligada, fiz Undervolt nela pelo Adrenalin e desativei o AMD Crash Defender (alguns usuários relatam problemas envolvendo drivers e tela preta devido ao programa)

• Fiz monitoramentos de temperaturas da placa através do GPU-Z e sempre antes do problema ocorrer ela está fria, entre 55 a 60°, portanto, normal

A única coisa que eu não fiz foi testar outra placa na minha fonte ou testar a placa em outro PC (por não conhecer ninguém próximo que tenha PC ou me empreste uma outra placa de vídeo)

Se alguém tiver alguma sugestão de teste ou do possível problema, vou ler e considerar todas as respostas, no momento não tô podendo comprar outra 🙁 o concerto dela fica em 600 reais e pelo fato de ser usada também não compensa...

• KairanD alterou o título para Tela preta e cooler da placa de vídeo disparando: Radeon RX 5600 XT Windforce
  • Coordenador
Postado

Caro usuário,

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo.

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware.

Postado
Em 11/04/2025 às 22:40, Lucas Luiz7 disse:

Então guys, tô enfrentando esse problema a mais ou menos 1 semana, toda vez que ligo o PC, passa algum tempo (segundos ou minutos), a tela congela, dá tela preta (o teclado apaga) e em seguida o cooler da placa de vídeo dispara, mesmo que eu tentei reiniciar, volta sem vídeo e o cooler da placa continua em 100% até eu desligar a máquina completamente, quando o problema ocorreu eu estava no meio de um game, nunca havia ocorrido algo do tipo, minha placa é uma RX 5600 XT Windforce OC da Gigabyte que comprei usada faz 1 ano, a pessoa que me vendeu usava ela há cerca de 3 anos.

Bom, coisas que eu tentei para identificar e resolver o problema na placa de vídeo

• Troca de Drivers (fiz a limpeza via DDU e instalei versões antigas)

• Troca do conector PCi-e da fonte

(verifiquei inclusive se a placa e o conector PCi-e estavam bem encaixados)

• Limpeza e troca de pasta térmica da placa

• Formatei o sistema

• Removi e resetei a BIOS da placa-mãe

• Testei c/ o vídeo integrado do meu processador (funcionou numa boa)

• Enquanto ligada, fiz Undervolt nela pelo Adrenalin e desativei o AMD Crash Defender (alguns usuários relatam problemas envolvendo drivers e tela preta devido ao programa)

• Fiz monitoramentos de temperaturas da placa através do GPU-Z e sempre antes do problema ocorrer ela está fria, entre 55 a 60°, portanto, normal

A única coisa que eu não fiz foi testar outra placa na minha fonte ou testar a placa em outro PC (por não conhecer ninguém próximo que tenha PC ou me empreste uma outra placa de vídeo)

Se alguém tiver alguma sugestão de teste ou do possível problema, vou ler e considerar todas as respostas, no momento não tô podendo comprar outra 🙁 o concerto dela fica em 600 reais e pelo fato de ser usada também não compensa...

Tô com o mesmo problema, com essa mesma placa de vídeo, desde que montei o Pc enfrentando esse problema nunca consegui nem mexer nele. Testei a placa de vídeo em outro Pc e funcionou normal, mas no meu assim que eu atualizo os drivers para de dar vídeo 🙁🙁

Postado
2 horas atrás, Diego Ian disse:

Tô com o mesmo problema, com essa mesma placa de vídeo, desde que montei o Pc enfrentando esse problema nunca consegui nem mexer nele. Testei a placa de vídeo em outro Pc e funcionou normal, mas no meu assim que eu atualizo os drivers para de dar vídeo 🙁🙁

Mano consegui resolveeeer, velho não acredito, o meu era pelo simples fato do monitor ser da marca AOC, todas as vezes que testei foi em outros monitores. Por um acaso minha tv e monitor são da AOC por isso em nenhum tava dando imagem, e quando testava no Pc dos meus colegas funcionava normal 

Postado

@Diego Ian no seu caso, não dava vídeo de jeito nenhum ou durante uso apresentava tela preta? que bom que resolveu mano, eu tive que levar a minha numa assistência especializada, desisti de tentar arrumar por conta própria, nem testando em outros cabos ou monitor resolveu o problema

Postado
Em 15/04/2025 às 18:21, Lucas Luiz7 disse:

@Diego Ian no seu caso, não dava vídeo de jeito nenhum ou durante uso apresentava tela preta? que bom que resolveu mano, eu tive que levar a minha numa assistência especializada, desisti de tentar arrumar por conta própria, nem testando em outros cabos ou monitor resolveu o problema

Aparecia American megantreds e dps parava de dar vídeo, quando eu colocava a RTX dava vídeo normal aí rodava o ddu colocava a RX dava vídeo até na hora de vaixar os drivers, quando começava a instalar parava de dar vídeo, mas o problema era só a marca da tv e do monitor mesmo, e ambas tv e monitor funcionam normal.

Espero que você consiga resolver seu problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...