Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com uma dúvida e gostaria da opinião de vocês. Tenho visto muitos comentários dizendo que a Intel "morreu" e que a AMD está melhor, mas queria saber o que vocês acham especificamente do i5-14400F. Ele ainda é uma boa escolha? Tenho 2x16GB de RAM DDR4, bem novas, então penso em ficar na plataforma LGA1700, que ainda aceita DDR4. Se eu for para AM5, teria que trocar tudo e pegar memórias DDR5, o que encarece bastante.

As opções que estou considerando são:

• Intel: i5-14400F ou i5-14600K
  • AMD: Ryzen 5 8600

Vale a pena economizar e usar o que já tenho com o i5, ou é melhor investir no futuro com o AM5?

• Moderador
Postado

@Luis Gabriel Goes Olá, qual será o objetivo do PC? Informe o seu orçamento completo de todas as peças, por favor.

2 horas atrás, Luis Gabriel Goes disse:

Intel: i5-14400F ou i5-14600K

É uma plataforma morta, é bom pegar um processador potente que te atenda por anos a fio, então o 14600K seria a minha recomendação, porque entre ele e o 14400F a diferença de preço não é abismal.

Mas também tem a questão se você precisa de tudo isso, é um processador com 14 núcleos e 20 threads, talvez pra você nem faça diferença usar um 14400F ou até mesmo o 13400F, que é bem mais barato. Aí isso vai depender de outros fatores, por exemplo a aplicação do PC, a placa de vídeo que você pretende comprar, a resolução que quer jogar (se for PC gamer) etc.

2 horas atrás, Luis Gabriel Goes disse:

AMD: Ryzen 5 8600

Em se tratando de AM5 eu sempre recomendo tentar pegar o Ryzen 5 7600 (ou melhor) e evitar os Ryzen 8000. Quem sabe você não encontra uma promoção boa se ficar de olho um tempo.

• Curtir 4
Postado

@Luis Gabriel Goes Houve época que a Intel estava melhor que a AMD, da mesma forma que houve época que a AMD esteve melhor que a Intel e assim será enquanto elas existirem...

Na minha opinião, hoje, as duas são ótimas escolhas, mas a Intel tem uma melhor tecnologia mesmo estando meio que "parada" por enquanto... E de novo... Apenas a minha opinião!

Assim como foi citado pelo amigo @Batata Defumada a sua escolha pela Intel vai depender mesmo de qual será sua utilização.

Manter-se na plataforma LGA 1700 ainda é uma boa... Penso da mesma forma.

Qual será nosso ganho de performance mudando da DDR4 par DDR5? Eu acredito que não será perceptível no momento. Só será perceptível quanto a grana a mais que você irá gastar!

• Curtir 1
Postado

Montar Intel agora só faz sentido se não está pensando em fazer upgrade por vários, vários anos.

Quer ter opção de up de CPU daqui 3 anos, sem precisar trocar a maquina toda? AM5 com certeza.

7 minutos atrás, Fause disse:

a Intel tem uma melhor tecnologia mesmo estando meio que "parada" por enquanto... E de novo... Apenas a minha opinião!

Sim. Bom frisar que é uma opinião... não embasada em fatos, né. Todo mundo tem direito de ter suas preferências.

• Curtir 3
Postado

Eu ia indicar um kit AM4, mas os preços das placas-mãe B550 ter subido demais e das memórias DDR5 ter baixado, recomendo que mude para DDR5 mesmo.

• Curtir 2
  • J.Augusto F alterou o título para Core i5-14400F, i5-14600K ou Ryzen 5 8600? Vale ir de AM5 agora?
Postado

@Batata Defumada @Fause @W46n3r @Rodrigo J Polette

Agradeço demais as respostas e a ajuda de todos. Li tudo com atenção e depois de pensar bastante, decidi seguir com a plataforma LGA-1700. Estou vindo de um i5-10400F, e o principal motivo da troca é que estou tendo gargalo de CPU com a minha RTX 4060 Ti. Meu uso é bem focado em multitarefa, desenvolvimento de software, e uso de IA local. Jogo às vezes, mas não é o foco principal.

Escolhi o LGA-1700 por uma série de razões práticas:

1. Troquei minhas memórias DDR4 — saí de 2x8GB e fui pra 2x16GB. Elas são novas, ainda nem têm um ano de uso, e funcionam muito bem. Ir para o AM5 significaria trocar por DDR5, e apesar dos preços estarem caindo, ainda achei caro para kits com boas especificações.
  2. Meu watercooler é novo também, e ele é compatível com LGA-1700 e AM4, mas não com AM5. Teria que trocar ou adaptar, e seria mais custo que não quero ter agora.

Eu entendo totalmente quem aponta que o LGA-1700 é uma plataforma “morta”, mas pra mim isso não é um problema porque eu não pretendo fazer upgrade de processador nos próximos anos. Minha ideia é usar esse novo setup por uns sete anos tranquilamente. Quando chegar a hora de trocar tudo, aí sim penso numa plataforma mais moderna com DDR5, nova placa-mãe e etc. Com tempo e mais orçamento disponível, a troca faz mais sentido.

Entre o i5-14400F e o i5-14600K, optei pelo 14600K porque ele vai me dar mais fôlego a longo prazo. A diferença de preço não é absurda, e como vou ficar bastante tempo com o mesmo processador, preferi já pegar algo mais robusto.

Queria agradecer de novo a todos que comentaram. As dicas sobre AM5, DDR5, e os Ryzen foram muito úteis e ajudaram bastante na minha decisão. No fim das contas, levei em conta o que já tenho, o que realmente preciso agora e o quanto posso gastar sem desperdiçar os investimentos que já fiz.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...