Ir ao conteúdo

Quais as vantagens e desvantagens de fontes modulares para desktops?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, quais as vantagens e desvantagens de fontes modulares em relação a fontes com o cabeamento padrão? De vantagens (e quem me interessa) eu vejo que pode melhorar a estética e circulação de ar usando só os cabos realmente necessários. 

• Moderador
  • Solução
Postado

@B1nh0  Basicamente é isso mesmo!

Fontes modulares fornecem mais espaço, facilidade em organizar os cabos, redução de peso e facilita a limpeza do PC. A única "desvantagem" é o preço, que, normalmente, são mais caras.

• Curtir 1
Postado

@guilherme_dr Eu pensei que as conexões modulares podiam criar algum problema como aquecimento por exemplo. Ainda não tive contato com uma então não sei se a conexão é firme como as conexões de alimentação da fonte à placa-mãe.

• Moderador
Postado
2 minutos atrás, B1nh0 disse:

@guilherme_dr Eu pensei que as conexões modulares podiam criar algum problema como aquecimento por exemplo. Ainda não tive contato com uma então não sei se a conexão é firme como as conexões de alimentação da fonte à placa-mãe.

Se você utilizar os cabos que acompanham a fonte modular, não haverá problemas, ou seja, não utilize uma fonte modular com os cabos de outra fonte modular (os cabos não originais).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@B1nh0 Fico feliz em ajudá-lo.

Esqueci de mencionar que uma fonte ser modular não é sinônimo de qualidade, existem fontes modulares boas e ruins, assim como as fontes não modulares.

A escolha de uma fonte deve ser baseada em sua qualidade de construção, qualidade dos componentes internos e sua potência adequada ao hardware.

Postado

@guilherme_dr Tranquilo, já namorei as RMX da Corsair e as Leadex da Superflower mas nada de comprar. Minha fonte (CX450) só precisa de uma melhorada porque troquei de um i5 7500 sem GPU para i5 12400F + RTX3060.

Postado

@B1nh0 do ponto de vista de potência a sua fonte lhe atende 

se eu fosse você e fosse trocar daria preferência a uma fonte mais eficiente gold ou platinum

eu tenho uma fonte full modular.... 

se você tem HD SSD sata ou coolers molex

não vai ter beneficio nenhum... 

eu só comprei fonte full porque ai eu só uso no pc

cabo do processador e cabo 24 pinos  da placa-mãe

ai pra mim fez sentido agora pra muitas maquinas é só pra dizer que tem fonte full porque se acaba utilizando todos kkkk

Postado

@Falatu Aumentar para uma fonte de 550~650 seria para dar uma folga (os outros componentes são 2 RAM de 16GB, 5 ventoinhas, 1HD de 1TB antigão + 1 SSD e air cooler original). Penso que uma fonte modular me ajudaria na organização dos cabos pois acho os originais bem grossos (lá ele) para ficar apertados na lateral do gabinete. Outro fator é, com essa nova fonte liberaria a atual para voltar a usar com o i5 7500 (mas isso não é prioridade)@Tiberio Acho que o cara do tópico só acha as modulares "modinha", apesar que tem lógica em boa parte do que ele fala.

• Curtir 1
Postado

@B1nh0 com esse aparato todo você talvez não use uns 2 cabos da fonte considerando que todos seus coolers sejam PWM (conectem na placa-mãe ou controladora) 

bom fora isso pode ir sem medo em uma de qualidade

eu uso uma zeus 550w a uns 4 meses atras me custou 280 reais 

• KairanD alterou o título para Quais as vantagens e desvantagens de fontes modulares para desktops?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...