Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, estou pensando em fazer um upgrade no meu pc, ir de i5 9400f para um Core i5-14600KF porém pesquisando vejo que está "barato" por que as pessoas tem medo de ter problema de oxidação e outros problemas ai sobre a geração 13 e 14 da intel, a pergunta é, devo comprar ele pelo bom preço 1300 - 1470 reais ou alguma sugestão que "substitua" o desempenho dele por um AMD? Minha placa de Vídeo é RTX 3060 12GB GALAX e jogo somente em 1080p. 

Na minha opinião de uma pessoa que pesquisou muito para montar o primeiro PC gamer, o Core i5-14600KF embora tenha os problemas está um bom custo beneficio e um bom preço para o que entrega, porém tenho o receio dos relatos dos problemas, então venho pedir dicas e sugestões de pessoas mais experientes. 

Meu orçamento é de até uns 3200 até uns 3600 contando com Cooler para processador, placa-mãe e processador. Quero somente DDR4 porque se eu for de DDR5 tenho que comprar 2 memória ram de 16, ai ja vai pra 4 mil reais kkkk ai F

• Moderador
Postado

@Ailton Braga A meu ver, por esse preço vale a pena sim, é um excelente processador, tem muito desempenho e eu como usuário de um Intel 13º geração (Core i5-13600KF), só tenho boas coisas a comentar sobre ele.

Sobre os problemas mencionados, não tenho visto relatos atuais, a Intel aparentemente resolveu os problemas, inclusive foram lançadas atualizações de BIOS para corrigir algumas falhas (lembro de ter atualizado na época), particularmente, estou tranquilo quanto a isso e diria para que não se preocupe também.

Os i5-13600 e 14600 são ótimos processadores, na verdade, é um Core i5 como a um bom tempo não víamos, preço relativamente bom e ótimo desempenho, acho sim que vale a pena.

@Edvaldo J. Frederico também utiliza um 13ª geração e pode opinar por aqui.

Algo que pode pesar na escolha é a longevidade, pensando em upgrades, já que o LGA 1700 pode estar com os dias contados e nesse caso, adquirir um AM5 possa ser a melhor opção.

• Curtir 4
  • Amei 1
Postado

@Ailton Braga Eu também não vejo relatos de oxidação (nunca vi na verdade)... O que eu li sobre possíveis problemas nas gerações 13 e 14 era um problema com um tal de Micro Code, mas como o amigo @guilherme_dr disse, já foram lançadas a tempos atualizações de BIOS que corrigiram esse problema e a Intel também retirou lotes do mercado que estavam com problemas irreversíveis.

Na minha opinião pode ir tranquilo que não terá arrependimentos!

Mas também tem a questão da linha AMD (Tipo AM5) que terá um futuro mais promissor... Só que ai é do gosto da pessoa.

• Curtir 3
Postado

Verifique o preço total do kit do i5-14600KF + placa-mãe + memória - DDR5 da boa diferença para Intel;  e compare com o preço de um kit com Ryzen 7600, se for similar compre o Ryzen 7600, porque fica com possibilidade de usar CPU melhores (9700X, 9800X3D...) na mesma placa-mãe (desde que não seja uma A620 muito básica). LGA1700 é comprar, usar e "descartar".

Exemplo AM5:

Ryzen 7600 - R$ 1.351,71 (Gigantec)

Air cooler DeepCool AG400 - R$ 99,90

MSI B650M Gaming WiFi - R$ 1. 099,90 (Kabum)

G.Skill Ripjaws S5 Series 32GB (2x16GB), DDR5, 6000MHz, CL 36-48-48-96 - R$ 780,00 (Kabum)

Total R$ 3.331,51

• Curtir 3
Postado

@Ailton Braga só engrossando o coro do pessoal, é um excelente processador, pelo menos em termos de custo/benefício para uso imediato. Considerando um possível upgrade futuro nem tanto, mas a possibilidade de você segurar ele até sair outro soquete para ambas as big players não é pequena, e os problemas com tensão ( que inclusive chegaram a afetar também alguns dos de topo processadores de 12th, não só 13 e 14 ) foram sanados, como já dito, com atualização de BIOS, que você só tem que verificar se a placa-mãe que você comprar as tem ( a maioria tem, incluindo a baratissima Battle-Ax B760mk DDR5, que é simples mas consegue segurar esse processador do que já pude olhar ). Se quiser uma garantia de um conjunto placa-mãe e processador cujo soquete vá durar mais, segue a call do Lokos no entanto.

• Curtir 1
  • Rio McCloud alterou o título para Processador Intel Core i5-14600KF vale a pena? É seguro?
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, guilherme_dr disse:

@Ailton Braga A meu ver, por esse preço vale a pena sim, é um excelente processador, tem muito desempenho e eu como usuário de um Intel 13º geração (Core i5-13600KF), só tenho boas coisas a comentar sobre ele.

Sobre os problemas mencionados, não tenho visto relatos atuais, a Intel aparentemente resolveu os problemas, inclusive foram lançadas atualizações de BIOS para corrigir algumas falhas (lembro de ter atualizado na época), particularmente, estou tranquilo quanto a isso e diria para que não se preocupe também.

Os i5-13600 e 14600 são ótimos processadores, na verdade, é um Core i5 como a um bom tempo não víamos, preço relativamente bom e ótimo desempenho, acho sim que vale a pena.

@Edvaldo J. Frederico também utiliza um 13ª geração e pode opinar por aqui.

Algo que pode pesar na escolha é a longevidade, pensando em upgrades, já que o LGA 1700 pode estar com os dias contados e nesse caso, adquirir um AM5 possa ser a melhor opção.

Bom dia @Ailton Braga

i5 13600K possui desempenho de sobra, no mínimo uns 5 anos ele consegui empurrar qualquer placa de vídeo.

• Curtir 1
Postado

@guilherme_dr Eu sempre tive do Intel, me acostumei com o jeito que escrevem que parece mais fácil a nomenclatura, o AM5 da pra ir trocando o processador sem trocar a placa-mãe? Sendo da mesma "familia" tipo serie 5000, 6000 e etc? E qual processador recomendaria da AMD  atualmente, uma recomendação pra AM5 ou AM4? Seria bom um de 8/16 thread ou de 6/12?

@Fause Qual processador AM5 recomendaria para uma RTX 3060 12GB mas no futuro pegar uma 5060 mas pra jogar em 1080p?

@NStão Entendido, obrigado.

@Edvaldo J. Frederico Obrigado!

@1lokosUm processador da AMD AM5 com  8 thread pelo menos não seria melhor para o futuro do jogos??

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, Ailton Braga disse:

@1lokosUm processador da AMD AM5 com  8 thread pelo menos não seria melhor para o futuro do jogos??

Para jogos numero de núcleos e thread não é necessariamente melhor, o Ryzen 7 9800X3D 8/16 é melhor que o Ryzen 9 9950X 12/24, o diferencial é o cache "3D" de 96 MB do 9800X3D contra os 64 MB do 9950X.

Então pode começar no AM5 com o 7600 -  a nova revisão 9600 ainda é mais cara uns R$ 200,00; de forma a manter o orçamento mais baixo e deixar um octacore ou acima para "o futuro".

Veja que mesmo o Ryzen 9 9950X3D (12/24) Cache L3 128MB faz pouca diferença do Ryzen 7 9800X3D - 8/16 - Cache L3 96 MB, porque tendo mais núcleos tem dois CCD e por isso mais latência, em alguns jogos até entrega menos FPS (KCD2, Ghost of Tsushima), além do que os jogos em geral não estão otimizados nem para utilizar 8 núcleos.

É para quem precisa de um CPU com multithread melhor para software profissional e ao mesmo tempo para jogar.

https://youtu.be/5v1tGHLGpc4

• Curtir 4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...